SEMANA NACIONAL DE LIMPEZA DOS MARES CHEGA A CABO FRIO

ESTADO DO RIO GANHA NOVO OBSERVATÓRIO DE TURISMO
27 de abril de 2021
ILHA GRANDE: DESTINO PARA O MERGULHO
4 de maio de 2021
Compartilhe

Cabo Frio receberá amanhã as ações da Semana Nacional de Limpeza dos Mares. O projeto, coordenado pela ONG Mar Sem Lixo, em parceria com as Ong´s Sea Shepherd e Ecosurf, chega na Praia das Conchas e promete reunir voluntários, seguindo os protocolos de segurança de prevenção contra à Covid-19, na Barraca do Pescador, a partir das 9 horas.

A Semana, que conta com o apoio da FC&VB-RJ, é inspirada na campanha “Mares Limpos”, criada pela ONU Meio Ambiente em 2017, com o objetivo de sensibilizar pessoas, governos e empresas, além de conter o avanço da poluição nos oceanos, especialmente do lixo plástico.

“Eu só acredito em turismo se ele for sustentável, feito em um ambiente saudável. Então, vejo de forma muito positiva essa ação, que vai limpar a praia e esclarecer à população sobre a importância de não se jogar lixo fora do lugar apropriado.” afirma Marco Navega, Presidente da FC&VB-RJ.

Conscientização ambiental

O Brasil tem em torno de sete mil quilômetros de litoral, sendo o plástico o principal tipo de resíduo encontrado nas praias, desde embalagens até descartáveis. Conscientizar a população é a ferramenta que a ONG Mar Sem Lixo tem para mudar essa realidade. Nas suas ações, a organização busca não só limpar as praias, mas orientar os frequentadores da importância de recolher os seus resíduos.

No Dia Mundial da Terra, comemorado no último dia 22, a ONG realizou uma pequena ação no Canto do Forte São Mateus, em Cabo Frio. Em uma hora e meia de ação, foi recolhido 380 kg de lixo entre tampinhas, lacres de alumínio, isopor, cacos de vidro, canudos, restos de copos descartáveis e de guaraná, entre outros detritos plásticos trazidos pela maré.

Criada há três anos em Cabo Frio, a ONG Mar Sem Lixo surgiu inspirada no lema “conhecer para preservar” e atua em causas ambientais desde 1996.

Os comentários estão encerrados.

Translate