I SEMINÁRIO ESTADUAL DE TURISMO RURAL E DE AVENTURA É REALIZADO EM MARICÁ PELA FC&VB-RJ

I SEMINÁRIO ESTADUAL DE TURISMO RURAL DE AVENTURA, EM MARICÁ
17 de julho de 2021
UFF LANÇA MBA EM GESTÃO DE SERVIÇOS PARA O TURISMO, HOTELARIA E EVENTOS
30 de julho de 2021
Compartilhe

A Fazenda Pública Joaquín Piñero, na região do Espraiado, em Maricá, foi o local que recebeu o I Seminário Estadual de Turismo Rural e de Aventura. O evento reuniu nomes importantes de entidades do estado e do universo do turismo estadual como Gustavo Tutuca, Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro; Phillipe Campello, Presidente do INEA e o presidente da FC&VB-RJ (Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro), Marco Navega, que também foi o mediador da palestra “Turismo Rural no Estado do Rio de Janeiro: potencialidades e perspectivas. O mercado de turismo de natureza e as estratégias de comunicação no pós-pandemia”.

O Seminário é a continuidade dos Encontros de Turismo acontecidos em Quissamã por solicitação do Vice Presidente Público do CONDETUR da Costa do Sol Arnaldo Mattoso em novembro de 2020 e em seguida Rio Bonito em dezembro do mesmo ano, trazendo para discussão dos interessados, o retorno de propostas de desenvolvimento, capacitação, levantamento de circuitos, melhorias em estradas vicinais, sinal de internet eficiente dentre diversas outras demandas de todo interior do Estado do RJ. ” É necessário uma interação maior entre os pequenos produtores rurais, artesãos, empresários de pousadas e diversos atores do Turismo de experiência de todo interior com os Governos Municipais, o Governo Estadual e o Federal, que devem construir politicas públicas efetivas de incentivo as atividades turísticas envolvidas. Sem apoio governamental neste momento de paralisia do Turismo em função da Pandemia, talvez percamos o momento de retorno seguro com os produtores e empresários dos diversos negócios aproveitando a crescente procura de turistas de proximidade, da Capital e Região Metropolitana”, comentou Navega.

O Seminário aconteceu de forna híbrida, presencial e transmitido pelo Canal do YouTube da FC&VB-RJ, seguindo todos os protocolos de segurança por conta da Covid-19, palestraram nomes como: Olavo Noleto – Presidente da CODEMAR (Cia. de desenvolvimento de Maricá),Valéria Lima, Diretora de Gestão e Desenvolvimento da SETUR/RJ, Anna Mostovick, Presidente do Madalena C&VB, Luciana Delamare, Diretora Executiva do Vale do Cafe C&VB, Fábio Nascimento, Presidente da ACTA e membro do Conselho Estadual de Turismo e do Conselho Empresarial de Turismo da FECOMERCIO, Lincoln Pontual, Coordenador Executivo do CIETH e Embaixador de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Wangles Silva, Professor e Mestre em Patrimônio Cultural pela Fiocruz, Danielle Faya, Turismologa da Prefeitura de Quissamã, Akira Taguti diretor do Sitio Jonosake e futuro presidente do Caminhos dos Jesuitas C&VB, Juliana Rocha da agência de receptivo Eco Play e associada diretora do Teresópolis C&VB, Paulo Santos – Presidente do Maricá C&VB, Márcia Freitas-Gestora das unidades de Conservação da secretaria de Cidade Sustentável de Maricá, Júlio Carolino- Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, além dos mediadores de cada painel.

No início do evento o prefeito de Maricá Fabiano Horta falou sobre a diversidade turística da cidade, enfatizando a importância de se reconectar com a terra, através das áreas rurais. Já José Alexandre Almeida, Secretário de Promoção e Projetos Especiais de Maricá e Diretor do CONDETUR Costa do Sol, afirmou: “O evento ajudou a promover a cidade e o seus roteiros turísticos para ser comercializado de forma profissional, e assim gerar resultados na ponta para os empresários e para a cidade de Maricá – que passa por uma reformulação na sua base do turismo. Sediar o evento foi importante porque a gente conseguiu trabalhar a marca Maricá e ainda apresentar o projeto de turismo rural, com o “Vem Viver em Maricá”, explicou José Alexandre. “O evento, integra o Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável Maricá 2030 – PMDTS iniciado em 2018 elaborado e conduzido pela FC&VB-RJ.

Ainda estiveram presente no evento Robson Dutra, Secretário de Turismo de Maricá; Thiago Medina, Subsecretário de Turismo de Maricá; Paulo Santos, Presidente do Maricá C&VB; Márcia Freitas, Gestora das Unidades de Conservação da Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá; Júlio Carolino, Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá; Olavo Noleto, Presidente da CODEMAR; Dr. Hamilton Vasconcellos Presidente da Comissão de Turismo da OAB – RJ, Savio Neves Vice Presidente do Conselho Estadual de Turismo e Presidente do Trem do Corcovado, Leandro Peixe, Prefeito de Rio Bonito; Rafael Castro Secretário municipal de esporte, lazer e turismo de Saquarema; Arnaldo Mattoso, secretário de desenvolvimento econômico, trabalho e turismo de Quissamã; Andréa Tinoco, Secretária de turismo de São Pedro da Aldeia; Pablo Kling, Diretor de Marketing da TurisRio; Carla Valle, Secretária municipal de Turismo, esporte e lazer de Iguaba Grande; Edson Almeida, Presidente de Nova Friburgo C&VB; Adriana Grillo, Secretária de turismo de Cassimiro de Abreu; Marquinho da Juventude, Vereador de Maricá; entre outros.

Na terça-feira, dia 20, os palestrantes convidados fizeram um famtour pela Região rural do Espraiado e conheceram pontos turísticos, gastronomia local, artesanato e estabelecimentos participantes do projeto de turismo rural, VEM VIVER ESPRAIADO. O almoço ficou por conta do Sítio do Riacho no Espraiado de propriedade da Regina vice presidente do Maricá C&VB e o jantar com música ao vivo e fogueira ficou por conta do Alto Espraiado de propriedade do Alessandro diretor do Maricá C&VB.

Os comentários estão encerrados.

Translate