GUAPIMIRIM: UM CIRCUITO DE BELEZAS NATURAIS A CÉU ABERTO

CONFIRA OPÇÕES PARA APROVEITAR O FERIADÃO PROLONGADO NO INTERIOR DO RIO
16 de junho de 2022
TERESÓPOLIS É DESTAQUE PARA O INVERNO EM RANKING FEITO POR PLATAFORMA DE VIAGEM
19 de junho de 2022
Compartilhe

Vítor Mattos – Redação


Chamada carinhosamente de Guapi pelos moradores, a cidade de Guapimirim reúne variadas belezas da mata Atlântica, cercada por belíssimas cachoeiras, rios e trilhas. Com o clima perfeito para a prática de atividades como mountain bike, ciclismo, rapel, escalada e trekking, Guapimirim tem ainda uma das portas de entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e uma bela vista do tradicional Dedo de Deus, um dos principais cartões-postais.

A sede localizada no município tem entrada gratuita e a lotação está restrita a 400 pessoas por dia. Por enquanto, camping e pernoite seguem fechados, mas dá para aproveitar as maravilhosas paisagens e cenários que o local oferece. Um dos destaques é o Casarão que abriga o Museu Von Martius e pertenceu a antiga fazenda Barreira do Soberbo. O casarão pertenceu à antiga Fazenda Barreira do Soberbo, sendo seu proprietário durante o Império o médico Henrique José Dias, que se dedicou ao plantio das quineiras. No local estão as obras do botânico que dá nome a instituição, além de uma exposição permanente sobre o Parnaso. Nos arredores, vale visitar a Capela Nossa Senhora da Conceição, datada de 1713 e ainda, dar um mergulho no Poço Verde, localizado a 20 minutos do Museu.

Há também vários circuitos para trekking: Trilhas Imperial, do Ouro, da Concórdia e da Taquarinha. Para quem gosta de admirar a natureza, o Escalavrado: um paredãode 1.406 metros de altura, em formato de aresta, pode ser contemplado de diferentes pontos de Guapi. É uma das poucas montanhas , na qual a caminhada é feita pela crista da rocha. Há quem se arrisque ao escalar este gigante sem equipamentos de segurança, o que não é recomendado – apesar de muitas partes do percurso serem realmente tranquilas, há um trecho de aproximadamente 25 metros que requer mais cuidado e técnica (grau 2 em dificuldade).


No bairro Cotia, a Pista de Aeromodelismo de Guapimirim é o ponto de encontro dos apaixonados pela prática. Na pesca, os rios Guapi-Macacu e Guaraí são reconhecidos pela qualidade de suas espécies, sendo a principal, o robalo. E a agricultura familiar também é destaque no município: A Feira Orgânica e Agroecológica é realizada todos os sábados na Praça da Emancipação, das 8h às 14h, desde 2015, com o que há de melhor em suas plantações que respeitam o meio ambiente. Vale destacar também a Cervejaria Rota Imperial primeira microcervejaria nascida e criada em Guapimirim, que oferece uma experiência pelas dependências da fábrica, onde você pode conhecer o processo de produção e degustar a bebida.


Guapimirim tem ainda lembranças da Estrada de Ferro Therezopolis. A Estação Ferroviária é a última lembrança viva dos trilhos que subiam a serra. A cidade também serve como ponto final do ramal Sacaracuruna da Supervia. A Área de Preservação Ambiental de Guapi, também abrange parte do recôncavo da Baía de Guanabara, que ainda abriga currais de pesca e os botos-cinza. A APA de Guapimirim é a responsável pela manutenção do único manguezal preservado do entorno da Baía – que, na década de 80, chegou a ter mais de 500 golfinhos em suas águas (hoje são menos de 30).

Os comentários estão encerrados.

Translate