Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio e Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Foto: Patrick Lazic
O Visit Rio desembarcou em Paris para os Jogos Olímpicos com a missão de reforçar o título do Rio de Janeiro como Cidade Olímpica e fortalecer a imagem da Cidade Maravilhosa como um destino para eventos esportivos. Para alcançar esse objetivo a Fundação promoveu um jantar na última quarta-feira (24), no restaurante Oka, do renomado chef carioca Raphael Rego.
O evento reuniu a elite do esporte mundial, incluindo Jon Ridgeon, CEO da World Athletics; Guido Betti, diretor de Negócios da Volleyball World; João Frigério, diretor-executivo da FIFA Master Alumni; Gustavo Harada, diretor de Relações Internacionais da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC) e Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Também estiveram presentes os embaixadores do Brasil em Paris, Ricardo Neiva Tavares e Cecilia Neiva Tavares, além de Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor e representante do turismo religioso no Conselho Curador do Visit Rio.
"Este networking é estratégico para posicionar o Rio como um destino competitivo. Ficamos felizes pelo reconhecimento da CBF em relação ao trabalho do Visit Rio no apoio à candidatura para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. Nosso objetivo é ampliar ainda mais este portfólio. Já estamos na disputa para sediar o Mundial de Tiro Esportivo em 2025, a segunda edição do Mundial de Corrida de Rua em 2026 e o Torneio de Tênis de Mesa em 2027", disse Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.
Na ocasião foi apresentado um estudo do ano passado, encomendado pela Visit Rio e pela Prefeitura do Rio a uma consultoria suíça, que concluiu que o Rio de Janeiro está, atualmente, apto a receber 73 torneios de prestígio mundial.
Representantes de diversas federações esportivas internacionais, como World Triathlon, World Squash, World Skate, World Poker Federation e World Combat/Urban/Mind Games, além de instituições como a UNESCO, Embratur, International School Sport Federation (ISF) e a Divisão de Esportes do Council of Europe, também marcaram presença no jantar.
Liderando essa iniciativa, o time Visit Rio foi representado por Roberta Werner, diretora-executiva; Manoela Penna, ex-diretora do COB e assessora para questões esportivas; Daniel Condesso, Departamento MICE; e Pedro Trengrouse, advogado da Fundação.
Participação na Casa Brasil
Em outra frente estratégica, o Visit Rio marca presença na Casa Brasil, uma ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com patrocínio da Embratur e do Sebrae, que tem como proposta ser um espaço de divulgação do destino ao longo dos dias de competição. Para esses dias, o Visit Rio preparou uma série de atividades para ampliar a visibilidade internacional do Rio, oferecendo experiências tanto para o público final quanto para os atletas brasileiros.
Torcedores do mundo inteiro que visitarem o espaço terão a oportunidade de aprender mais sobre a cidade por meio de um quiz com perguntas e respostas sobre o Rio de Janeiro, além de poderem vivenciar experiências genuinamente carioca, como uma roda de samba. Além disso, um cubo com imagens digitais vai apresentar filmes das atrações turísticas da cidade. Já para os atletas medalhistas cariocas, a Fundação irá oferecer um jantar em homenagem.
"Os Jogos Olímpicos são uma oportunidade excelente para aumentar a visibilidade do destino, aproveitando o sucesso dos nossos atletas que levam o nome do Brasil para o mundo. É um momento em que todos os olhos estão voltados para o evento, oferecendo uma chance ideal para convidar o público a explorar o que nossa cidade tem a oferecer", afirmou Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio.
Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio; Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor e o chef Raphael Rego.
Foto: Patrick Lazic