VALE DO CAFÉ CVB DIVULGA RESUMO DAS AÇÕES DE 2021

Publicado por Tatiana Mesquita em 12 de dezembro de 2021

Fim de ano é tempo de se rever tudo o que foi feito durante 2021. E foi o que o o Vale do Café CVB fez: compartilhou com associados e amigos um resumo das ações do convention, que começou o ano com o lançamento de um site institucional de enorme potencial.  Vem conferir tudo!

Árvore da Vida, Mendes - Eixo ativação de centros históricos - primeiro projeto promovido e executado pela entidade reuniu atores do poder público, privado e entidades da região. A inauguração foi no início de Outubro de 2021. Consiste em painel artístico realizado pelo artista plástico Rafael Maia que utilizou uma técnica inédita denominada “Mosaico aéreo 3D”. Contou com a doação de mais de 800 peças de cerâmicas e com a instalação de 450m de ferro. A obra pode ser acompanhada pelo Instagram @arvodedavida.mendes e pelo Instagram da instituição @valedocaferj. Fizemos alguns postais para distribuir.

Captação de eventos de 2021: Showroom de calçados da produtora Done (realizando 2x ao ano na cidade de Vassouras a partir de Julho de 2021) e Evento de Bem-estar Per Vivere Bene (aconteceu em 6 locais durante dois fins de semana, Setembro 2021). https://tribunadointerioronline.com.br/vale-do-cafe-sedia-primeiro-showroom-de-calcados-e-acessorios-do-interior/ / https://globoplay.globo.com/v/9864287/ 

Manuais de segmentação turística - Eixo promoção turística: divididos em 7 segmentos (pela demanda).  Esse é um material bacana para compartilhar sempre com os clientes B2B: agências, operadoras, organizadores de eventos e mercado corporativo.

Manuais disponíveis gratuitamente pelo: 

https://valedocafeturismo.com.br/capacitacao/nosso-material-impresso-e-panfletos/
  • Cultura & História, representa 37% do turismo mundial (UNESCO, 2018).
  • Negócios/MICE, responsável por 4% do PIB nacional, agrega valor ao destino. Ticket 4x superior ao turismo tradicional. 
  • Movimentos na Natureza, o Brasil é considerado um dos destinos mais promissores para o segmento de turismo de aventura (Fórum Econômico de Davos, 2019).
  • Romântico e Destination Wedding, o mercado de casamento é superior a 13 bilhões de reais (Abrafestas, 2018).
  • Sabores do Vale, a gastronomia representa 50% dos empregos gerados no turismo, além de representar 30% do PIB nacional (Abrasel, 2020).
  • Saúde e Bem-estar, segmento que crescia 25% ao ano pré-COVID (Medical Travel Association, 2019)
  • Família & grupos, 25% dos brasileiros pretendem viajar em família nos próximos meses (IPESPE, 2020)

Manuais institucionais - Código de ética e Vale do Café Seguro. Agradecemos que todos os associados se apropriem desses manuais e compartilhem com os seus colaboradores.

https://valedocafeturismo.com.br/quem-somos/estatuto-e-codigo-de-etica/

Podcasts Vale do Café - Eixo promoção turística: 37 podcasts sobre a História das cidades e principais atrativos da região. Disponível gratuitamente no Spotify. Ideal para compartilhar com os visitantes da região, ou aquele grupo que confirmou a hospedagem no seu estabelecimento. As agências e operadoras também adoram compartilhar com seus clientes. https://open.spotify.com/show/6jobFPVu96wfheX2vJbKxB

Canal Sympla - capacitações gratuitas online para profissionais do setor. Bom para compartilhar com os guias de turismo: https://www.sympla.com.br/vale-do-cafe---movimentos-na-natureza__1177996

Criação de um portfólio de programas baseado em 7 eixos estruturantes

  • Programa de ativação de Centros Históricos;
  • Programa Viver Artesanato;
  • Rota dos Sabores do Vale do Café (Comunidade Slow Food);
  • Promoção Turística contínua;
  • Capacitação;
  • Captação de Eventos;
  • Promoção de vocações econômicas e atração de investimento.

O portfólio é a materialização de um plano de ação com base em 20 anos. Esses são programas contínuos da entidade para que possamos garantir a sustentabilidade da entidade e promover programas de grande alcance e impacto.

Vale do Café Negócios - evento realizado online em Março de 2021 contou com a presença de 340 participantes e com mais de 8 horas de conteúdo gratuito. https://www.youtube.com/watch?v=iGWmBw2Sjuw

Exposição Fotográfica - Com o tema “Memórias da Terra” a exposição reuniu 08 fotógrafos da região e do Estado. Exposição realizada no Hotel Santa Teresa MGallery no Rio de Janeiro, pode ser conferida no Instagram da instituição: @valedocaferj. 

Cartilha de artesanato regional - Manual completo para artesãos contextualizarem as regras do Programa do Artesanato Brasileiro e gerar mais valor para o ambiente turístico/cultura. Ele está finalizado e o escritório está trabalhando na captação de recursos para reprodução e lançamento.

Instagram @valedocaferj - Conta com mais de 9 mil seguidores.

Sabores do Vale - Rota Slow Food do Vale do Café, primeira comunidade com o selo italiano da região, foi criada este ano. Por falta de recursos, humanos e financeiros, ainda não foi lançado oficialmente.

Quartas Sustentáveis - Ação realizada de Maio a Setembro de 2021, no âmbito da cooperação técnica com o ITPA - Instituto Terra de Proteção Ambiental com diversos convidados e temas, de reflorestamento a proteção de povos nativos: Ronaldo Cézar Coelho (Instituto Vassouras Cultural), Flávia Quaresma (Chef de cozinha), Nilson Dias (Instituto Pindorama), Isabela Abreu (Natureza de criança), Thiniá-Fulniô, Bobby Betenson (Matueté), Celso Merola (Ministério da Agricultura), Patrícia Barbosa (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), Denise Thomé (Vale Verdejante), Cristina Braga (Uaná-Etê), entre outros. O objetivo das Quartas Sustentáveis foi promover os cases de sucesso para uma região que precisa de mais ações que priorizem os pilares da sustentabilidade e que estejam em alinhamento com a Agenda 2030 da ONU e os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Rio Coffee Nation 2021 - Online e presencial, em ambos eventos foram ministradas palestras sobre o reposicionamento da região e a importância da cultura cafeeira para a cadeia produtiva do turismo. Passaram pelo stand da entidade mais de 2000 pessoas. Participaram da ação: Café, Chá, Chocolate e Cia, o Uaná-Etê, a Fazenda das Palmas, o Café Mata Atlântica!

Registro de marca de uso coletivo pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial - Publicação 2614 de Fevereiro de 2021. 

Criação de uma linha exclusiva de Merchandising turístico da região - bottons, sacolas, ecobags, canecas, mapa ilustrado, camisetas, entre outros. As lindas sacolas estão disponíveis para venda a preço de custo. Aproveitem para presentear no Natal!

Participação em eventos: 

  • Rio Coffee Nation (Outubro 2021)
  • Congresso Estadual da Federação dos Conventions & Visitors Bureau (Búzios, Dezembro 2020);
  • Congresso de Turismo Rural (Maricá, Junho 2021);
  • Semana Estadual do Artesanato organizada pela Secretaria de Estado do Rio de Janeiro no âmbito do Programa do Artesanato Brasileiro, Março 2021;
  • Latibus e Transpúblico - maior evento de mobilidade urbana da América Latina. Online, Setembro de 2021.
  • Fórum de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Junho 2021. 

Implementação de Visitor"s tax - de forma a viabilizar ações de promoção da entidade, o visitor´s tax está sendo implementado junto aos associados da entidade, no Vale do Café, seguindo exemplo de diversos destinos: Gramado, Canela, Búzios, Teresópolis, Petrópolis, Lisboa, Roma, Paris, entre outros. Esta é uma contribuição que só pode ser realizada por associados de Conventions & Visitors Bureaux que devem ter impressa uma plaquinha informando ao visitante sobre esta cobrança. Lembramos que a contribuição é uma opção do visitante, que deve ser informado pelo estabelecimento sobre sua importância para a região. O Uaná-Etê está coletando visitor´s tax desde o dia 01/11/2021.