Curso de Extensão em Gestão de CVBx

Em 3 de março de 2013

CONCEITO

Curso de Extensão traz a solidificação do Planejamento e Organização Estratégica do Turismo do Estado do Rio de Janeiro a ser estruturado/executado através dos CVBx sob a supervisão da Federação.

OBJETIVOS PRINCIPAIS • Fortalecimento turístico dos municípios com presença de CVBx – Modelo SIMTUR Jurídico – BASE LEGAL• Fortalecimento da FCVBx como instituição executora e de liderança de política estadual/municipal de turismo – Modelo SIMTUR Gestão de Resultados – BASE OPERACIONAL e FINANCEIRA

• Capacitar os CVBx como instituições profissionais de Gestão Turística. – Execução de Eventos e Captação de Recursos – contrapartidas/convênios.OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - desdobramentos• Fundamentar a presença do empresariado nas decisões da Política Turística Municipal através do entendimento do funcionamento da administração pública e da cadeia de valor do Turismo.

• Melhorar o intercambio dos gargalos e necessidades dos CVBx

• Aperfeiçoar o dinamismo da relação entre CVBx-FCVBx e a respectiva representação política na esfera estadual• Melhorar qualitativamente as informações acerca do Turismo fluminense sob o olhar empresarial.

• Reestruturação de COMTURs via SIMTUR.

PÚBLICO ALVO 1. Gerentes Executivos, Corpo Diretivo e Mantenedores dos CVBx-RJ. 2. Secretários e Subsecretários de Turismo Municipais do Estado do RJ. 3. Profissionais com interesse em Planejamento Turístico Municipal.

METODOLOGIA DO CURSO O Curso de Extensão será realizado Workshops Modulares de forma presencial. São ao todo dezoito Módulos em formato de Reuniões de Trabalho (RT) com duração de 08 horas cada. Um módulo por mês. Cada Módulo é realizado em dois momentos de trabalho.  Além das RTs os alunos deverão se reunir com a sua respectiva Diretoria e Mantenedores, a fim de: A. Compartilhar e Democratizar os Conhecimentos adquiridos para uso do seu CVB e trazer experiências de outros para melhoria dos processos de gestão. B. Executar tarefas solicitadas ao longo dos Módulos - RTs.

A metodologia de aula e geração de conhecimentos é ministrada de forma 100% participativa e dinâmica com cases e situações práticas da Gestão Turística Municipal no contexto do mercado brasileiro. O curso está estruturado em 04 partes: Parte I – NIVELAMENTO – Módulos 1 a 3 Parte II - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO – Módulos 4 a 8 Parte III - COOPERAÇÃO TÉCNICA– Módulos 9 a 12 Parte IV – MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO– Módulos 13 a 18

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO 1 – CVB NO MUNDO, BRASIL E NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O Planejamento da FCVB-RJ 2014/15.SIMTUR – Sistemas Municipais de Turismo O papel do Terceiro Setor, Poder Público e Iniciativa Privada no SIMTUR

MODULO 2 - DIAGNÓSTICO COMPARADO – CVB-RJ - Turístico DIAGNÓSTICO COMPARADO – CVB-RJ – Cooperação DEPP- Diagnóstico Estruturado Ponderado e Participativo Conselhos Municipais de Turismo – COMTUR e CVBx. Relações Institucionais Estratégicas com: A) Sistema “S”. B) Poder legislativo Municipal.

MODULO 3 - DIAGNÓSTICOS APRESENTADOS (Mód-2)ESTRUTURANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO – PET. Cases e casos – Ideias e fatos. SIMTUR - PET 1. MARCO LEGAL/INSTITUCIONAL. 2. OPERACIONAL E MERCADOLÓGICO. 3. PROJETOS DE PEQUENA MONTA. 4. PROJETOS DE GRANDE MONTA.

MÓDULO 4 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO IENGRENAGEM DE FINANCIAMENTO DAS AÇÕESDiretrizes do SIMTUR e Metas SIMTUROSCIPs -Captação e Convênios com Ministérios e Fundações.Relação com COMTUR e SECTUR

MÓDULO 5- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO II- ENGRENAGEM DO MARCO LEGAL Lei do COMTUR Lei do FUMTUR Diretriz de aplicação do ROOMTAX e TABLETAX – Estatutos e Regimentos Internos dos CVBx

MÓDULO 6 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO III PERFIL DE OFERTA E DEMANDA MUNICIPAL Plano de Ação e Cronograma – Físico e Financeiro Estruturação, Organização e do Calendário Temático/EventosFCVB-RJ + CVB Município – Processos colaborativos: compra e venda coletiva. MÓDULO 7–PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO IV - ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO TURÍSTICO RESPONSÁVEL GESTÃO DO TURISMO RECEPTIVO.Promoção e Comercialização de Produtos Turísticos:Empresa>Roteiros>Cidade

MÓDULO 8 - ELABORANDO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO IIISIMTURA relação e oportunidade com o Sindicato PatronalELABORANDO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO IIIA relação e oportunidade com o Sindicato Patronal

MÓDULO 9 - APRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO ICVB A, B e CAPRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO

MÓDULO 10 - APRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO IIAPRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO IICVB D, E e F

MÓDULO 11 - APRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO IIIAPRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO IIICVB G, H e I

MÓDULO 12 - APRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO IIIAPRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TURÍSTICO IIICVB J, K e L...

MÓDULOS 13 a 18 – MONITORAMENTO DE RESULTADOSRTs presenciais de Acompanhamento da Fundamentação do PET a partir de Indicadores e Critérios próprios.

CERTIFICADO O curso será certificado pela UERJ. OBS: Freqüência mínima exigida: 75%DIVULGAÇÃO A FCVB-RJ realizará a partir de setembro de 2014 uma série de palestras promocionais do curso, de acordo com o Calendário abaixo. Esta palestra deverá ser organizada em parceria com o CVBx local. O tema das palestras será: Sistema Municipal de Turismo – A eficiência da gestão turística municipal: O papel do CVBx. 17 DE SETEMBRO – CVBx MACAÉ, RIO DAS OSTRAS e CAMPOS17 DE SETEMBRO – CVBx ARMAÇÃO DOS BÚZIOS, CABO FRIO E ARRAIAL DO CABO30 DE SETEMBRO - ITATIAIA e REGIÃOÀ COMBINAR - CVBx NOVA FRIBURGO, PETRÓPOLIS E TERESÓPOLISÀ COMBINAR – CVBx RIO DE JANEIRO, NITERÓI E REGIÃOÀ COMBINAR – CVBx ANGRA DOS REIS, PARATY e REGIÃO

Data: 13/09/2014 Fonte: ASCOM FCVB-RJ