SANTA MARIA MADALENA COMEMORA EXPANSÃO DO DESTINO APÓS TÍTULO DE CIDADES DAS ESTRELAS

Publicado por Tatiana Mesquita em 11 de julho de 2022

Vítor Mattos - Redação

É em meio a mata preservada do Norte do Estado, que fica a charmosa cidade de Santa Maria Madalena. Conhecida ao redor do país por uma de suas principais embaixadoras, a atriz Dercy Gonçalves, Madalena, como também é carinhosamente chamada, vem colhendo os frutos do mais novo título conquistado. O reconhecimento da área onde o município está localizado, no Parque Nacional do Desengano, como 1º Dark Sky Parque do Brasil e da América Latina, conquistado em dezembro de 2021, tem incentivado programas de observação do céu escuro e astroturismo, despertando a curiosidade de amantes das estrelas de todo o mundo.


O local é uma unidade de conservação local gerida pelo INEA e possui uma qualidade excepcional para a observação de noites estreladas, justamente devido a sua preservação, localização geográfica, céu límpido e nenhuma poluição luminosa. Com isso, se torna o local perfeito para ver as estrelas, sem nenhum equipamento.


Na avaliação do Madalena Convention e Visitors Bureau, o título tem trazido melhorias tanto na visibilidade do destino no Estado, além do descobrimento da mais uma vocação da cidade. Com este objetivo, já estão sendo traçadas ações para destacar a temática e novos produtos turísticos de observação de estrelas e trilhas noturas. O Desfile Cívico de 160 anos realizado no mês de junho, contou com o tema Cidade das Estrelas. E um Festival já está programado entre os dias 23 e 25 de setembro. A iniciativa tem o objetivo de promover a educação, ciência, cultura e o turismo sustentável a partir da Astronomia. Serão ministradas palestras, sessões de observação com telescópios, oficinas, presença de escolas da região e apresentações culturais.

Fotos: Samir Mansur


Recentemente, o Instituto Estadual do Ambiente, o INEA, fez o lançamento do programa "Vem observar o Céu", considerado o 1º programa do gênero no Brasil. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os visitantes quanto à poluição luminosa, subsidiar pesquisas científicas, estimular a astrofotografia e promover a educação ambiental da comunidade. A cerimônia marcou ainda o reconhecimento da 104ª Reserva Particular do Patrimônio Natural no município.


“Hoje o Norte Fluminense dá grandes passos em direção ao desenvolvimento sustentável. Tanto a certificação de mais uma Reserva Particular do Patrimônio Ambiental, quanto o lançamento do programa, contribuem para o alcance do nosso objetivo principal: a conservação dos patrimônios ambientais fluminenses”, celebrou o presidente do Inea, Philipe Campello.


O título também já foi concedido na esfera Estadual. A lei de número 9.543 com autoria da deputada Adriana Baltazhar, foi sancionada pelo governador do Rio, Cláudio Castro, em janeiro deste ano.


“Para a Federação e para o turismo do Estado essas marcas são importantes, pois consolidam o turismo, a cidade e o destino de toda essa região. Agora toda vez que pensar em estrelas, Santa Maria Madalena será lembrada.É um importante momento para o turismo da região. Parabéns a todos os envolvidos, e em especial ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo convention local”, afirma Guilherme Abreu, Presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro.