No dia 17 de outubro de 2024, o Rio de Janeiro inaugurou um novo ícone do turismo brasileiro: o Roxy Dinner Show. O icônico cinema art-déco de Copacabana, restaurado e transformado, tornou-se um espaço grandioso de entretenimento, palco para um espetáculo imersivo que celebrou a riqueza cultural das cinco regiões do Brasil. A Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro esteve presente através do Presidente Guilherme Abreu e Tatiana D’Angello, Gestora de Marketing e Inovação da FC&VB-RJ.
Inspirado em casas de espetáculos renomadas como o Moulin Rouge, em Paris, Señor Tango, em Buenos Aires, e Estravaganza, em Las Vegas, o Roxy Dinner Show oferecerá uma experiência única, inédita no Brasil, com uma infraestrutura e qualidade que posicionam o Rio de Janeiro no mesmo patamar dos principais destinos turísticos do mundo.
Um novo destino turístico no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro, uma das cidades mais desejadas do mundo, recebe anualmente cerca de 13,5 milhões de turistas nacionais e 1,5 milhão de visitantes internacionais. Reconhecida por sua beleza natural e pontos turísticos mundialmente famosos como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a praia de Copacabana — a “princesinha do mar” —, a cidade agora se prepara para enriquecer sua oferta cultural com a chegada do Roxy Dinner Show.
Com uma infraestrutura moderna e sofisticada, o Roxy Dinner Show atenderá à crescente demanda por entretenimento noturno de alto padrão, inexistente no Rio de Janeiro. Oferecerá um espetáculo vibrante e sofisticado para toda a família, com classificação etária livre. O espaço surge como uma nova opção de entretenimento noturno para os cariocas e ideal para turistas estrangeiros e brasileiros de todas as cidades do país amantes da arte, da música e gastronomia brasileira.
Um monumento restaurado e reimaginado
Inaugurado em 1938, o cinema Roxy foi, por décadas, um monumento do estilo Art Déco e a maior sala de exibições do Brasil, com capacidade para até 1.700 pessoas. Com projeto dos renomados Sérgio Moreira Dias e Ana Lúcia Jucá, o Roxy receberá uma releitura arquitetônica com detalhes contemporâneos, mantendo, no entanto, os principais elementos que distinguiram aquele importante espaço cultural, presentes na memória afetiva das pessoas e na história da cidade.
O glamour começa já na entrada, com uma nova calçada de pedras portuguesas que fazem referência ao famoso calçadão de Copacabana. Sua fachada revitalizada apresenta as clássicas colunas cilíndricas destacadas dos panos de esquadria, valorizando suas formas, agora com nova coloração dourada, representativa da época de ouro do cinema. A renovação da esquadria externa manteve a transparência e visualização do espaço interior.
Ao ingressar no consagrado foyer, o público poderá perceber o equilíbrio entre a modernidade dos elementos atuais e os detalhes construtivos preservados desde a inauguração, com destaque para a escada principal, cujo piso em lioz rosa foi restaurado, além dos guarda-corpos dourados em suas formas originais, as colunas internas em granito preto e o antigo painel artístico localizado no alto do espaço central, preservado e recomposto, representando a dança, a música e a arte cênica, preconizando a transformação do cinema em casa de espetáculos com diversidade cultural.
Novos elementos foram aplicados ao foyer, tornando-o mais atual e sofisticado. O piso recebeu granito preto absoluto, também presente nas antigas colunas quadradas do espaço. As colunas cilíndricas receberam nova cor dourada. As paredes foram revestidas com mosaicos de espelhos, além de painéis funcionais como luminárias decorativas, com detalhes em latão dourado, complementados por marcenaria de madeira nobre. Arandelas e lustres pendentes em estilo déco foram instalados no foyer, completando a ambientação e remetendo ao estilo da época original.
A plateia recebeu tratamento em marcenaria com iluminação indireta, com funções acústica e decorativa. O tapete em cor laranja e a bela cortina de veludo dourado são elementos de destaque na composição do espaço, traduzindo elegância e conforto. Os guarda-corpos da escada principal do foyer serão elementos de referência e integração entre os ambientes do Roxy, combinando história e sofisticação.
A cúpula luminária no teto da plateia foi redescoberta e apresentada conforme o projeto original, com 280 metros quadrados e mais de duas toneladas de peso, tornando-se o elemento arquitetônico mais emblemático do Roxy, revitalizado para resgatar seu apogeu e, ao mesmo tempo, oferecer uma estrutura contemporânea para o entretenimento.
A estrutura em abóbada original, projetada pelo engenheiro Emílio Henrique Baumgart, foi restaurada, e toda a casa recebeu tratamento de isolamento e conforto acústico.
Uma viagem cinematográfica e sensorial pelo Brasil
No palco de aproximadamente 200 metros, o público encontrará um painel de LED côncavo de 210 m², com tecnologia 4D, que proporcionará uma experiência cinematográfica imersiva em 180°. Esse recurso permitirá uma viagem pelas belezas e ícones do Brasil, desde o Pelourinho, em Salvador, até as profundezas da Amazônia.
Com capacidade para 680 pessoas, o Roxy Dinner Show foi concebido para oferecer uma verdadeira experiência multissensorial. Um inovador projeto de light design, que envolve a famosa cúpula luminária, interage diretamente com a apresentação, criando um espetáculo imersivo que conecta os espectadores ao melhor da cultura brasileira. Cada detalhe foi pensado para proporcionar uma experiência inesquecível, unindo elementos visuais e sonoros.
Aquele Abraço: o grande espetáculo
Com direção geral de Abel Gomes, responsável pelas cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas Rio 2016, o espetáculo “Aquele Abraço” celebra a diversidade e a alegria do Brasil em uma megaprodução voltada para toda a família. companhados pela Banda Roxy, dezenas de cantores, atores, bailarinos e músicos apresentam um show que viaja pelos ritmos e expressões culturais do Brasil, do samba ao funk, do frevo à bossa nova, passando pela poesia, pela street art e pelos costumes de diferentes regiões.
Com direção cênica e coreografias de Priscilla Mota e Rodrigo Negri, vencedores do Carnaval pela Unidos do Viradouro, e roteiro de Leonardo Bruno, o espetáculo é um verdadeiro mosaico da brasilidade, destinado a encantar tanto turistas nacionais e internacionais quanto os próprios cariocas. A direção musical é de Pretinho da Serrinha, com um repertório que passeia por mais de 50 canções de diferentes ritmos nacionais. Com figurinos assinados por Leonardo Bora e Gabriel Haddad, carnavalescos da escola de samba Grande Rio, o espetáculo traz 350 fantasias exclusivas e um elenco de 60 artistas em cena. É uma experiência imersiva e sensorial, enriquecida ainda pelo desenho de luz de Maneco Quinderé.
Experiência gastronômica e musical completa
O Roxy Dinner Show funcionará de quartas a domingos, das 19h30 às 23h30. Das 19h30 às 21h30, será servido um jantar exclusivo, incluído no pacote Copacabana (pacote básico: com duas entradas, três pratos principais e duas sobremesas, à escolha), enquanto o público aprecia música ao vivo com o trio da Banda Roxy, tocando sucessos da época da Bossa Nova e música popular brasileira. Às 21h30, tem início o espetáculo “Aquele Abraço”, com duração de 1h40, criando uma noite completa de entretenimento.
A experiência gastronômica é assinada pelo chef Danilo Parah, um dos mais premiados chefs brasileiros. A cada estação do ano, renomados chefs do país serão convidados a criar cardápios exclusivos, executados com maestria pelo chef executivo da casa, Caio Silva. A cozinha do Roxy Dinner Show, projetada para atender aos mais altos padrões gastronômicos, ocupa um espaço de 800 m² e oferece uma experiência culinária de excelência, equiparada às dos melhores hotéis do mundo.
Sobre o Roxy Dinner Show
“O Rio é único do ponto de vista do turismo, com altas taxas de ocupação hoteleira, mas carecia de uma opção de entretenimento noturno de qualidade para os cariocas e turistas que visitam a cidade, por isso resolvi criar o Roxy Dinner Show, que promete ser o maior espetáculo desse tipo no mundo e uma nova referência em entretenimento no Brasil”, afirma Alexandre Accioly, empreendedor à frente do empreendimento.
“Investir no Rio de Janeiro em um projeto tão magnífico como o Roxy Dinner Show é um privilégio. Recuperar um espaço tradicional e histórico e dar à cidade uma casa de nível internacional, unindo o passado com a sofisticação tecnológica do entretenimento, me faz acreditar que estar na Cidade Maravilhosa, mais do que um investimento, é um orgulho”, revela o empresário Dody Sirena.
Infraestrutura e inovação para uma experiência completa: espaço para eventos corporativos e acadêmicos
O Roxy Dinner Show também poderá ser utilizado para congressos, palestras, formaturas e eventos corporativos. O anfiteatro estará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, contando com todos os equipamentos de som e luz necessários para realizar eventos de alto padrão. Além disso, poderão ser oferecidos serviços de café da manhã, coffee breaks ou almoço, proporcionando uma experiência completa e confortável de alto padrão para empresas.
O projeto do Roxy Dinner Show é uma realização da Accioly Participações e do DC Set Group, que representou um investimento de R$ 65 milhões e foi planejado para ser uma das maiores e mais versáteis casas de entretenimento do mundo.
Sobre Accioly Participações
A Accioly Participações, holding de investimentos liderada por Alexandre Accioly, destacase por sua diversificada atuação. No setor de fitness, fundou a Accioly Fitness Participações, acionista controladora da rede de academias Bodytech, Fórmula e do aplicativo BTFIT. Em 1984, fundou a Quatro/A Telemarketing & Centrais de Atendimento, líder no segmento de Call Center no Brasil, que foi adquirida pela Atento, do Grupo Telefônica, no ano 2.000. Já no setor de entretenimento, foi acionista da icônica casa de espetáculos OBA OBA Sargentelli. Além disso, realizou inúmeros eventos, dentre eles, o Noites Cariocas, no Morro da Urca, e shows internacionais como U2 e Robbie Willians, em 2005, no Brasil. É responsável pela inovadora Casa de Espetáculos Roxy Dinner Show. Na gastronomia, expandiu horizontes ao trazer para o Rio os restaurantes do Grupo Fasano. Foi acionista fundador da ArtRio e das rádios MIX FM RJ e Paradiso FM RJ. Os mais recentes empreendimentos no Rio incluem os restaurantes Casa Tua e a casa de espetáculos QualiStage, na Barra da Tijuca.
Sobre o DC Set Group
Criado em 1979, o DC Set Group, liderado pelo empresário Dody Sirena, é hoje o mais diverso player de inovação e entretenimento, formado por diferentes verticais de negócios que reúnem empresas e iniciativas que transformam paixões em plataformas de entretenimento e esporte ao vivo e digital. Fundada em 1979, a empresa foi pioneira na produção de grandes turnês internacionais no país e contribuiu para a inserção do Brasil na rota mundial dos megashows. É hoje um dos maiores e mais completos grupos de entretenimento nacional, formado por sete verticais de negócio (Festivals, Contents, Concerts, Venues, Sports, Tourism, Family). O grupo reúne empresas e iniciativas ligadas à cultura e ao esporte, com produção e idealização de festivais de música, como o Tomorrowland Brasil, grandes shows nacionais, como Roberto Carlos e Pavarotti, e internacionais, como U2, Coldplay, Rolling Stones, Michael Jackson, além de produção de conteúdo, gestão de arenas, casas de shows e outros espaços de entretenimento, organização de ligas de games e esportes, eventos culturais, exposições e espetáculos artísticos.