RIO CVB PARTICIPA DO WEB SUMMIT, MAIOR EVENTOS DE TECNOLOGIA DO MUNDO

Publicado por Tatiana Mesquita em 11 de novembro de 2022

 

O projeto de ampliar a imagem do Rio de Janeiro para além de um destino de praia e carnaval e inserir a cidade na rota de eventos de tecnologia e inovação ganhou, este ano, uma contribuição de peso com a escolha da cidade para sede do Web Summit. A edição 2022 do maior evento de tecnologia no mundo começou na terça-feira (1º) em Lisboa. O Rio Convention & Bureau (Rio CVB) está participando da conferência junto à prefeitura do Rio de Janeiro e a Invest.Rio para promover informações sobre a edição do ano que vem, que será a primeira fora da Europa.

 

“Estamos promovendo o destino para captar participantes, apresentando um pouco da nossa cultura e todo potencial de inovação existente no Rio", declarou Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB.

 

O Web Summit Rio será realizado entre os dias 1º e 4 de maio de 2023, no Riocentro, e promete ter um impacto significativo na economia e no setor de turismo da cidade durante a conferência. A expectativa é que o evento atraia 40 mil pessoas de diversas partes do mundo. E será a primeira de seis edições já confirmadas na cidade.

 

O Rio CVB participou, junto à prefeitura do Rio de Janeiro, do processo de captação para trazer o evento para a cidade e trabalhou, ao longo de 2022, em uma agenda que visa ampliar a cidade como sede de eventos da área de tecnologia, contribuindo, assim, para inserir o Rio na vanguarda tecnológica. Outra iniciativa da entidade foi o 4º encontro focado em negócios, realizado em julho deste ano, que teve o assunto como pauta prioritária.

 

Para Roberta, o objetivo é concretizar o Rio como o polo de tecnologia do continente. “O Brasil alcançou a marca de 21 empresas com o status de unicórnios. Há um grande crescimento das startups e precisamos estar envolvidos nesse ambiente”, afirmou.

 

Em 2022, o Rio contou com 12 eventos de inovação e tecnologia. Para o próximo ano, além do Web Summit, já são sete eventos do setor confirmados. Um deles é o Rio2C, que este ano reuniu 38 mil pessoas e mais de mil empresas brasileiras e de 75 países em seis dias de evento.

 

"Receber o Web Summit é ser a capital da inovação e do maior evento de tecnologia do mundo. Somos uma cidade com expertise para grandes eventos e a Prefeitura do Rio vem trabalhando incessantemente para incrementar o nosso calendário. Além disso, o impacto econômico pode chegar a casa do bilhão de reais, o que mostra seu valor quando geramos emprego e renda para o carioca", pontuou o secretário municipal de turismo, Antônio Mariano.