Objetivo é se aproximar do mercado europeu
O Rio de Janeiro está sendo representado pelo Rio Convention & Bureau (Rio CVB) na World Travel Market (WTM), principal feira de turismo da Europa, que começou nesta segunda (7), em Londres, Reino Unido. A participação no evento, com 3 mil expositores de mais de 100 países, pretende fomentar os atrativos da cidade e estreitar laços com companhias aéreas para aumentar a malha europeia com destino ao Rio. Em 2019, a Cidade Maravilhosa recebeu 360 mil turistas do Velho Continente. Só o Reino Unido enviou 49 mil viajantes, sendo o segundo maior emissor do mercado europeu, atrás apenas da França.
Para o presidente-executivo do Rio CVB, Carlos Werneck, a oportunidade é excelente para atrair o turista e criar oportunidades comerciais para os parceiros. “A WTM é um encontro global de extrema relevância para o setor. Nosso objetivo é que o número de europeus visitando nossa cidade em 2023 seja maior que em 2019, ano anterior à pandemia. O Rio já é bem visto na Europa, mas é preciso reforçar a imagem para ampliar o alcance. A feira também nos permite contato direto com maiores nomes da indústria do turismo, facilitando a captação de negócios e eventos. Um dos focos é fomentar a malha de voos das companhias aéreas, algo que consideramos estratégico”, disse.
Além da participação na feira, o Rio CVB tem feito uma série de ações para se aproximar do mercado europeu. Este ano, a entidade fechou uma parceria com a Bossa Brasil para atuar como representante comercial junto ao escritório em Londres. A empresa vai passar a auxiliar o Rio CVB em feiras e eventos, fortalecendo atividades relacionadas a operadoras e agentes de turismo.