O turismo de negócios se prepara para a retomada segura dos eventos no Rio de Janeiro. O setor foi fortemente impactado pela pandemia, mas já prevê o reaquecimento das atividades com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Somente em 2020, o número de congressos e feiras realizados no Rio caiu mais de 80%. Ao todo, foram 54 eventos realizados de forma presencial, enquanto em 2019, a quantidade foi de 334. Para impulsionar o movimento de recuperação do turismo, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) tem adotado uma série de medidas para viabilizar a realização de eventos na cidade no pós-pandemia.
"Temos investido em parcerias que vão permitir o retorno de grandes eventos nos próximos anos, além de atrair visitantes para o Rio de Janeiro. Essa é mais uma etapa importante para a retomada do turismo de negócios na cidade. Esses acordos podem beneficiar e muito o setor a médio e longo prazo com a captação de eventos a serem realizados nos próximos anos. Estamos empenhando todos os esforços possíveis para alcançar rapidamente o patamar anterior à pandemia", afirma Carlos Werneck, presidente-executivo do Rio CVB.
Ao todo, os mais de 300 eventos realizados no Rio de Janeiro em 2019 trouxeram mais de um milhão de visitantes à cidade e resultaram em uma receita de R$ 1 bilhão. Para o ano que vem, os congressos e as feiras já confirmados devem gerar um faturamento de R$ 300 milhões. "É urgente buscar essa retomada, a economia do Rio precisa da receita gerada pelo turismo de negócio", destaca Werneck.
Várias parcerias foram firmadas com esse objetivo. Entre elas, está o acordo de cooperação com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Os grupos de trabalho vão selecionar as principais competições esportivas nacionais e internacionais para submeter a candidatura da cidade. A ideia é aproveitar a experiência do Rio CVB em processos de captação de eventos e na divulgação da infraestrutura e dos principais atrativos da cidade. Ao mesmo tempo, os comitês vão auxiliar na interlocução com associações e outras entidades esportivas.
Além disso, o Rio Convention Bureau firmou uma parceria com a agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio (Invest.Rio). O contrato prevê a adoção de medidas que viabilizem a realização de eventos nacionais e internacionais e tragam novos visitantes para a cidade. O Rio CVB se comprometeu a identificar congressos e feiras que possam ser sediados no Rio de Janeiro, além de apresentar a candidatura da cidade, auxiliar nas inspeções e produzir material promocional. Já a Invest.Rio está responsável pela interlocução com a Prefeitura e pela busca de patrocinadores que permitam a realização dos eventos.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Sindrio) também se tornaram parceiras com o objetivo de mapear os eventos que podem ser captados para a cidade, além de articular o diálogo entre o setor de gastronomia e a indústria do turismo.
O Rio de Janeiro conta com uma série de espaços com a infraestrutura necessária para realizar congressos e feiras de grande porte. Agora, o Jardim Botânico, um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade, se juntou ao Rio Convention & Visitors Bureau a fim de ampliar a utilização do espaço. Com uma área de 540 mil m2, o parque possui diversas estruturas prontas para diferentes tipos de atividades. Com o novo acordo, a expectativa é de recuperação, após dois anos de queda no número de eventos.
AÇÃO DO RIO CONVENTION BUREAU MOSTRA QUE RETOMADA DO TURISMO NO RIO É REALIDADE
A retomada do turismo, setor fortemente impactado pela pandemia, já é uma realidade no Rio de Janeiro, com o compromisso de hotéis, restaurantes e atrações turísticas na adoção de normas de segurança sanitária a fim de receber todos visitantes de maneira responsável. Para divulgar experiências turísticas disponíveis aos viajantes e incentivar a vinda de novos turistas para a cidade, o Rio Convention & Visitors Bureau, em parceria com a RIOgaleão, promoveu uma ação para mostrar a dez dos principais influenciadores digitais do Brasil especializados em viagens os pontos turísticos e o melhor da gastronomia e hotelaria da cidade do Rio.
"Estamos realizando um trabalho intenso com os associados do setor para garantir uma retomada segura para todos. Combinado a esse esforço, precisamos investir na comunicação B2C, a fim de mostrar aos futuros visitantes que a cidade está preparada para receber os turistas. Nesse contexto, o Rio Convention Bureau considera que os influenciadores que trabalham focados nesse mercado podem ser grandes aliados", afirma a diretora-executiva do Rio CVB, Roberta Werner.
O passeio foi dividido em dois grupos dos segmentos midscale e upscale. Os influenciadores focados no turismo midscale visitaram um dos principais monumentos da cidade, o Cristo Redentor, que completa 90 anos em 2021. Além disso, o roteiro incluiu visitas ao Bioparque do Rio e à roda gigante Rio Star, além de um Jeep Tour pela Floresta da Tijuca. A programação teve ainda um almoço na Casa da Feijoada e um happy hour no Meza Bar.
Já o grupo que fala sobre o mercado de luxo participou de uma programação durante dois dias. O roteiro incluiu um tour pelas praias do Rio, um passeio de barco Planasurf, uma ida ao Campo Olímpico de Golfe e uma visita ao Bondinho Pão de Açúcar. Os influenciadores ficaram hospedados no Grand Hyatt Rio de Janeiro, onde puderam aproveitar a estrutura do hotel cinco estrelas, que conta com piscina, spa e fitness, além de jantar no premiado restaurante japonês Shiso. O roteiro contou ainda com experiências gastronômicas em casas renomadas do Rio de Janeiro, como jantar no Corrientes 348, almoço no Bahl e happy hour no Embaixada Carioca.
Os donos de canais como o "You Must Go", "Onde ir no Rio" e "Rio para 2" vão participar dos passeios. Como contrapartida, os influenciadores compartilharam em suas redes sociais fotos, vídeos e avaliações sobre a experiência.
RIO ABRE OS BRAÇOS PARA TURISMO
Bares e restaurantes comemorando a volta dos clientes, hotéis com reservas e eventos sendo planejados para os próximos meses. Depois de um ano e meio de restrições e uma queda brusca na receita, o turismo começa a ver luz no fim do túnel com o retorno gradual dos viajantes. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, o setor já enxerga um novo panorama para o fim de 2021 e início de 2022.
Em um momento em que as viagens começam a ser retomadas, destinos turísticos de todo o mundo já trabalham para divulgar os seus atrativos a fim de aumentar o número de visitantes e recuperar as perdas. No Rio de Janeiro, não é diferente. O Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), fundação voltada para estimular o turismo e os eventos na cidade, tem atuado cada vez mais para mostrar que o Rio está de portas abertas para receber todos os tipos de público, sempre pensando no conforto e na segurança dos visitantes.
No mês passado, Carlos Werneck, que comanda empreendimentos turísticos como o Janeiro Hotel, na orla do Leblon, assumiu a presidência-executiva da entidade, com o objetivo de fazer uma gestão participativa, sempre aberta ao diálogo com os associados, que são os principais interessados na retomada das atividades turísticas na cidade. O empresário, que já foi vice-presidente da Riotur e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), tem como missão trabalhar com o poder público e com o mercado: "queremos incluir os pilares da iniciativa privada e do próprio governo para que as políticas públicas estejam em sintonia com as atividades do setor e da cadeia produtiva".
O ritmo de trabalho tem sido intenso. Em três meses, o Rio de Janeiro deve receber uma de suas maiores festas, o Réveillon, que chegou a reunir, em anos anteriores, três milhões de pessoas somente nas areias de Copacabana. Algumas semanas depois, a cidade se prepara para "o maior show da Terra", como os próprios foliões cantam na avenida e nas ruas da cidade. Tanto a virada de ano quanto o Carnaval dependem da manutenção de boas condições sanitárias. O número de casos, o avanço na vacinação e a avaliação de especialistas são acompanhados de perto tanto pelo Rio Convention Bureau e outras entidades privadas quanto pela esfera pública. A adesão à imunização contra o coronavírus aumenta as esperanças de que as festas ocorram de forma segura, beneficiando cariocas, visitantes e o trade turístico.
Mas o Rio de Janeiro não pode pensar somente em dois grandes eventos por ano. Por isso, o Rio Convention & Visitors Bureau tem focado na captação de eventos e no incentivo ao turismo de negócios. "O Carnaval e o Réveillon geram uma receita muito importante para a cidade, mas por si só não conseguem sustentar um ano inteiro. Então, precisamos estar no páreo com outros destinos, não só do Brasil, mas da América Latina, para que o Rio de Janeiro se sobressaia e possa ser percebido como um destino mais convidativo", acrescenta Werneck.
Neste momento voltado para os desafios a serem enfrentados no pós-pandemia, o Rio CVB estabeleceu um plano de ação com prioridades. Enquanto outros países emissores, como Estados Unidos e as nações da Europa, não flexibilizam as normas para viagens ao Brasil, o investimento está focado no turismo interno e em países como Argentina, Colômbia, Peru, Bolívia e Paraguai. Além da manutenção dos protocolos de segurança e do trabalho para a captação de eventos, a fundação vem atuando em conjunto com outras cidades para fortalecer o turismo interno e promover o Brasil como destino turístico, com o Rio de Janeiro servindo de porta de entrada.
RIO CONVENTION BUREAU E INESQUECÍVEL CASAMENTO FECHAM PARCERIA PARA INCENTIRVAR MERCADO NO RIO
Nos últimos anos, os chamados destination weddings se popularizaram mundo afora. Muitos casais escolhem levar a cerimônia e a festa de casamento para outra cidade ou até outro país, criando uma experiência única tanto para os noivos quanto para os convidados. Destinos como o Caribe, Grécia ou a Itália, por exemplo, já caíram no gosto de quem opta por esse tipo de casamento. O Brasil também não fica de fora com as belas praias em todo o litoral e as paisagens de serras que criam o clima de romance e proporcionam belos cenários.
Unindo o visual da praia com o encantamento da serra, o Rio de Janeiro quer se consolidar como um dos destination weddings tanto para casais brasileiros quanto os estrangeiros. Para isso, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) e a Inesquecível Casamento firmaram nesta terça-feira (31) um acordo de cooperação para incentivar a realização de celebrações na cidade.
"Nós precisamos trazer a nossa cidade para o patamar que ela merece. O Rio de Janeiro é um destino de casamentos, mas ele precisa ser comunicado e vivenciado. Dentro dessa proposta, nós fizemos um grande estudo e montamos uma série de ações nesta parceria. É um momento de unir forças e acreditamos que, estando juntos, vamos conseguir chegar muito mais longe", afirmou a diretora-executiva do Rio CVB, Roberta Werner.
Cada vez mais populares, os destination weddings são eventos mais intimistas, geralmente incluem apenas os convidados mais próximos dos noivos e valorizam a experiência como um todo, que pode durar dias e não só as horas da cerimônia.
Com a pandemia, um tipo parecido de celebração ganhou força: o elopement wedding. Nele, a ideia é realizar uma celebração mais íntima, com a troca de votos entre os noivos, em um cenário deslumbrante, seguida de ensaio fotográfico.
Nos dois casos, o Rio Convention Bureau e a Inesquecível Casamento acreditam que o Rio de Janeiro pode se encaixar como o destino perfeito. "Temos destinos de casamento muito famosos, como México, mas hoje o Rio de Janeiro não fica atrás em nada: belezas naturais, hotelaria, profissionais especializados. Se passarmos a receber mais casais para fazer a cerimônia aqui, isso fomenta o mercado e traz retorno para o setor", afirmou o CEO da Inesquecível Casamento, Fabiano Niederauer.
O acordo de cooperação, assinado durante um evento da Inesquecível Casamento no Arena Ipanema Hotel, prevê a realização de ações que viabilizem a consolidação do Rio de Janeiro como destination wedding. O contrato prevê a formação de um grupo de trabalho para determinar as ações nos próximos dois anos. Além disso, a fundação e a empresa vão realizar famtrips com representantes do setor de casamentos e participação em eventos do ramo.