Foto: Alexandre Macieira
O Conselho Curador do Visit Rio Convention Bureau se reuniu nesta quarta-feira (15) para aprovar as contas de 2023 e apresentar os resultados das ações em prol do turismo carioca no primeiro trimestre de 2024. Entre os destaques estão o reposicionamento da marca Visit Rio no mercado, as parcerias estratégicas com órgãos governamentais e o aumento na captação de mantenedores e grandes eventos internacionais. O encontro contou com a presença de convidados, que apresentaram novidades sobre iniciativas para o setor e avanços na malha aérea.
"Mais do que resultados, o que apresentamos são sinais de que estamos no caminho certo para aumentar a visibilidade do nosso destino. A nova marca, sem dúvida, é o nosso grande destaque e tem contribuído significativamente para os resultados positivos alcançados até agora", afirmou Luiz Strauss, presidente do Conselho Curador do Visit Rio.
O Visit Rio apresentou um aumento de 75% na captação de mantenedores no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, destacam-se iniciativas realizadas em colaboração com órgãos públicos, como o desenvolvimento de press trips em parceria com a Embratur e o treinamento oferecido a profissionais do turismo em conjunto com a Riotur. A captação de grandes eventos foi outro destaque apresentado. No primeiro trimestre, a Fundação contabilizou resultados significativos, como o Salão Nacional de Turismo 2024 e World Customs Organization Technology Conference & Exhibition (WCO 2024), maior evento da Organização Mundial das Aduanas.
A mobilização de esforços com atores do setor para prorrogar a isenção do visto para americanos, australianos e canadenses também foi ponto da pauta do encontro.
Os resultados dos investimentos em marketing B2C foram apresentados por Ronaldo Porto, que comemora um crescimento de 30% no número de visitantes do site em comparação a janeiro deste ano. O Instagram, rede priorizada neste primeiro momento, apresentou crescimento de 250% em número de seguidores e em mais de 3.500% em tráfego orgânico. Especialista responsável pela área, Porto ainda exibiu os os resultados da ação em inédita realizada em fevereiro deste ano com a Rio Carnaval. A iniciativa, com objetivo de promover a festividade carioca levou 250 influenciadores para a Sapucaí ao longo dos cinco dias de desfile, e alcançou 45 milhões de pessoas. Apenas durante esse período, o perfil do Instagram do Visit Rio apresentou um crescimento de 30% na base de seguidores.
Boas novas para o setor
O encontro também contou com a presença de Patrick Fehring, diretor de negócios aéreos do RIOgaleão e conselheiro do Visit Rio, que apresentou os impactos na malha aérea após a medida que restringiu os voos no Santos Dumont, com o objetivo de equilibrar a demanda entre os dois terminais aéreos cariocas. Atualmente, o RIOgaleão opera com 26 destinos domésticos e 24 destinos internacionais, com crescimento de 152% e 35% em assentos domésticos e internacionais, respectivamente, comparando com o primeiro trimestre de 2023. O especialista também destacou a importância das companhias aéreas low cost regionais, como a Jet Smart, representando a segunda maior companhia em relação ao número de passageiros internacionais em operação no terminal. Por fim, ele apresentou as prospecções em curso e as janelas de oportunidade para ampliação de negócios no terminal.
Outro convidado foi Otavio Leite, consultor da presidência da Fecomércio RJ. Ele comentou sobre o compromisso da Fecomércio com o fomento do turismo carioca e explicou sobre o termo assinado em parceria com o Visit Rio em março deste ano. A iniciativa consiste em ampliar a captação de eventos nas áreas de inovação e tecnologia, técnico-científicos, esportivos e corporativos por meio da expansão do time MICE do Visit Rio.