RELATÓRIO APONTA O RIO DE JANEIRO COMO A 5ª CIDADE DE MAIOR CRESCIMENTO DO MUNDO

Publicado por Tatiana Mesquita em 7 de dezembro de 2022

 

Dados de um recente estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo em parceria com a empresa de pagamentos Visa, revelaram que o Rio de Janeiro é a quinta cidade de maior crescimento em PIB turístico do mundo e a maior da América do Sul neste ano na comparação com o ano pré-pandemia.

A capital do Estado registrou aumento de 9% no segmento durante este ano, em relação a 2019, ficando atrás apenas de Doha no Catar, Varsóvia na Polônia, Sanya na China e Orlando nos Estados Unidos. De acordo com as informações do levantamento, a cidade se manteve resiliente e em destaque como destino turístico, principalmente para viagens em família.

O presidente da FC&VB-RJ, Guilherme Abreu, comemora a conquista e diz que tem grande expectativa no crescimento do potencial do Rio, com a retomada de grandes eventos e maior abertura para ações que visam fomentar o turismo. “A nossa cidade maravilhosa sempre será um grande cartão de visitas do nosso Estado. Sem dúvidas ter o Rio presente nesse grande estudo internacional é reflexo de tudo o que temos estimulado enquanto força-tarefa do trade turístico, para promover uma recuperação da economia, geração de novos empregos e manter a nossa capital em destaque, como a joia rara que ela representa”, pontua.

Com redução dos índices de Covid-19, o município deve terminar o ano com saldo maior de estrangeiros. No entanto, para alguns especialistas, a guinada na economia turística da capital foi provocada pelos próprios brasileiros que viajaram ao redor do país.

O estudo leva em consideração 82 das maiores cidades globais. Mesmo com a pandemia que devastou viagens aos centros urbanos, após a queda de muitas restrições, os turistas estão voltando, trazendo uma recuperação real de viagens urbanas. De acordo com o estudo, em 2019 as viagens às 82 cidades avaliadas contribuíram com US$ 734 bilhões ao PIB Global, enquanto neste ano esta cifra será de US$ 582 bilhões.