Prefeitura lança domínio .rio para reforçar a marca da cidade

Publicado por Marco Navega em 22 de setembro de 2015

Extensão de endereço de internet já pode ser adquirida a partir de quinta. Custo será em torno de R$ 130 por ano; 4.500 já fizeram pré-reserva.

A partir das 17h da quinta-feira (17), cariocas da gema ou do coração poderão ter seu lugar na internet. Basta acessar www.meudominio.rio para ter a marca do Rio em seu site. A prefeitura lançou nesta quarta-feira (16) o domínio .rio, a extensão de endereço de internet que vai reforçar a imagem da cidade. Segundo o prefeito Eduardo Paes, o Rio é a primeira cidade da América Latina a ter um domínio com seu nome. O presidente da Divisão de Domínios Globais da Internet Corporation for Assigned Names and Number (Icann), presente no lançamento do .rio, disse que espera que a iniciativa sirva de exemplo para outras cidades. Outras grandes cidades do mundo que possuem domínios próprios são Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Barcelona, Roma, Berlim e Viena. Inicialmente, apenas as operadoras HostNet e Mexcorp.net comercializarão o domínio. O preço anual deve ficar em torno de R$ 130, segundo a prefeitura. O secretário municipal de Administração, Marcelo Queiroz, explicou que existem 4.500 pedidos feitos na pré-reserva acontecida em 2014. Esses interessados têm até 60 dias para concretizar o pedido, fazendo o pagamento. Se não fizerem, o domínio pedido volta a ficar disponível. O secretário explicou que a iniciativa não visa a fortalecer o caixa da prefeitura, mas sim, reformar a imagem da cidade no cenário econômico. “Dessa forma o Rio começa a ter uma  identidade virtual. A marca .rio significa o jeito de ser carioca, a cidade com capacidade de transformação. Isso vai gerar mais economia para a cidade. O domínio .rio amplia a identificação de fornecedores de produtos e serviços com a marca da cidade e o espírito carioca, agregando valor aos sites de internet ”, disse. "Cidade-sonho" Para o prefeito Eduardo Paes, o usuário do domínio .rio, em vez de receber uma nota fiscal ou um recibo ao adquiri-lo, deveria ganhar uma certidão de nascimento. “Passaremos a carregar o nome desse lugar fantástico que é o Rio”, brincou Paes. Segundo ele, o Rio tem uma marca forte: “O Rio é a cidade-sonho. Com todos os problemas e o marketing contrário que acontece, principalmente quando se fala de violência, o Rio tem um nome que enfeitiça. Lá fora, o Rio gera uma atração quase fatal em todas as pessoas. A marca do Rio é forte sob o ponto de vista econômico. Não vencemos a corrida para sediar as Olimpíadas porque tínhamos melhor infra-estrutura. Vencemos pelos problemas que enfrentávamos e as Olimpíadas poderiam significar possibilidade de transformação”, disse. O prefeito afirmou ainda que sempre que puder colocar o nome Rio, a prefeitura vai colocar. Ele disse que gostaria muito de mudar o nome da Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, identificado nos meios da aviação como GIG, para Rio. “Mas isso depende da Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos)”, lamentou. eduardopaesdominiorio_