PRAIAS PARA CURTIR NO ESTADO DO RJ

Publicado por Tatiana Mesquita em 30 de dezembro de 2022

 

A melhor estação do ano já está ai! E nada melhor que aproveitar os dias de sol, se refrescando com as belas opções de praia que o nosso Estado do Rio oferece, não é mesmo? Da capital ao interior, são diversos atrativos que ganham o coração de moradores locais e de turistas que se deslocam de variadas regiões do Brasil e do Mundo, para conhecer o que o Rio tem de melhor espalhado pelo seu território.

Para deixar você antenado sobre quais são os melhores destinos, a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio, preparou um guia com nove praias para curtir ao redor do RJ. Por isso se o seu estilo é aquele que pega a prancha e sai em busca de uma onda para surfar, ou se prefere passar um tempinho no sol, para garantir a marquinha desejada, fique atento e já prepare o bloco de notas para colocar o pé na estrada.

Em Ilha Grande, na Costa Verde, fica uma das praias mais bonitas de todo o litoral brasileiro, de frente para o Sul, com cerca de 3 km de areia branca, muito fina e firme. A praia de Lopes Mendes é a mais famosa da região e costuma ser utilizada para a prática de surf, já que seu mar é sempre agitado. Um dos destaques é a transparência da água e a variação de cores, que surpreendem o visitante.

Já a Praia de Dois Rios, também no Sul do Estado, tem fascinantes areias amarelas, uma água que resplandece em tons azul esverdeados e as ondas do mar aberto, sendo utilizada para a prática de surf e pescaria, já que a região é servida com pescados de qualidade. Reconhecido como um dos locais mais belos da Ilha Grande, esta deslumbrante localidade foi o pivô da fama de “Ilha Presídio”. Essa situação foi, talvez, a maior responsável pela preservação da Ilha Grande porque inibiu até 1993 a atividade turística, já que o local abrigou o extinto presídio Cândido Mendes.

Em Niterói, a Praia de Itacoatiara, localizada em meio a Mata Atlântica, é um local badalado entre surfistas, com águas claras e areia branquinha. Surfistas dividem a areia com uma turma jovem e solar, principalmente entre o Costão, uma grande pedra que delimita a praia pelo lado esquerdo e a pedra do Pampo – uma formação rochosa que começa na areia e invade o mar. A direita do Pampo, um pedaço de praia protegido das ondas e apelidado “prainha” costuma receber bem quem busca por um banho de mar mais sossegado e menos badalado, além de famílias com crianças de todas as idades.

Já em Búzios, na Costa do Sol, as Praias da Azeda e da Azedinha, estão entre as paisagens mais bonitas da cidade. Ambas são cercadas por rochas que formam lindas piscinas naturais, ideais para o banho. São conhecidas por suas faixas de areia dourada e pelas águas claras e tranquilas, fazendo com que seja bastante aconselhada para crianças. É possível chegar lá, pelo mar, através de aquatáxis, aproveitando uma bela vista, ou por uma trilha que começa na Praia dos Ossos.

Em Cabo Frio, o destaque fica para a praia do Forte, com 7,5 km de extensão e que se destaca como a principal praia da cidade. Em seu extremo esquerdo está localizado o Forte São Matheus, construção do século XVII. Na orla há uma grande praça de alimentação com modernos quiosques que oferecem grande variedade de petiscos. De mar aberto, a praia é excelente para a prática de esportes náuticos. É considerada um verdadeiro cartão-postal e ponto de encontro de moradores e turistas.

Em Arraial do Cabo, as Prainhas do Pontal do Atalaia, são um verdadeiro charme e foram eleitas pelo Prêmio Travellers Choice da Tripadvisor como a 3ª praia mais bonita do Brasil, atrás da Praia do Farol (2ª), também em Arraial; e o primeiríssimo lugar foi para a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha. Ao todo são duas praias juntas que quando a maré sobe se tornam uma só.

Já a Praia do Farol, também em Arraial, tem mar azul, areia branquinha, vegetação nativa e área bem preservada. Localizada na Ilha do Farol, que recebe esse nome por conta de dois faróis de sinalização marítima instalados por lá, o pedaço de terra é considerado uma ilha graças a uma passagem formada na parte sul das praias do pontal do Atalaia.

No Rio, a prainha, localizada no final da Praia do Recreio, na Barra da Tijuca, está cercada e protegida por morros e pedras que possuem vegetação típica de Mata Atlântica nativa. Essa praia é de uma beleza sem igual, com areia clara, água cristalina, além de um manancial de água doce e ondas fantásticas. É considerada a melhor praia para o surf no Rio de Janeiro. Inclusive, com torneios nacionais e internacionais.

A Praia de Grumari, também na capital, é considerada um dos tesouros do Rio de Janeiro. É localizada dentro de uma reserva ambiental e a natureza é exuberante e preservada, ideal para quem quer estar em contato com a belíssima paisagem do lugar e curtir um dia de sossego.

Ipanema, na Zona Sul, é considerada uma das orlas mais famosas no Brasil. Com mar paradisíaco, muitas belezas naturais e gente bonita, a praia é segura e possui uma infraestrutura muito moderna e aconchegante. Com mais de 2 km de extensão, areia fina e mar de águas cristalinas, não faltam bons passeios para curtir na Praia de Ipanema.

A praia do Arpoador, que fica entre Copacabana e Ipanema, recebe pessoas do mundo todo com uma surpreendente paisagem rochosa, ocupando uma faixa de 500 metros de comprimento, em um reduto de boêmios, poetas, artistas e pessoas da velha guarda carioca com muita história para contar. O nome Arpoador tem origem na antiga atividade de caça a baleias, feita por povos nativos e portugueses perto da costa brasileira.

Fechando nossa lista, a Praia da Lula, em Paraty, é uma pequena praia de águas calmas e transparentes, localizada a 10 km do centro da cidade. Apesar de sua curta extensão, com cerca de 120 metros de faixa de areia, sobra charme pra essa pequena praia, o que a torna bastante visitada por barcos e escunas!

Vítor Mattos – Redação