PETRÓPOLIS TEM BOA EXPECTATIVA PARA O TURISMO APÓS RECEBER TÍTULO DE CAPITAL ESTADUAL DOS CASAMENTOS

Publicado por Tatiana Mesquita em 14 de julho de 2022

Vítor Mattos - Redação

Em meio a Região Serrana do Rio, a Cidade Imperial conquista visitantes e admiradores por todo o mundo, com seu clima agradável cercado de montanhas e em meio à mata atlântica. Já reconhecida como Capital Estadual do Canto Coral, dos Produtos Orgânicos e da Cerveja, Petrópolis acumula mais uma nomenclatura para chamar de sua.

Aprovado em abril pela Alerj, o projeto de n. 5841/2022 lei de autoria do Deputado Estadual Gustavo Tutuca, trouxe ao município o título de capital estadual do Rio de Janeiro para cerimônias de casamentos. O setor já tem comemorado os frutos da conquista. Com mais de 700 casamentos por ano, além de mais de 100 estabelecimentos para celebrações, hotéis e pousadas, gerando mais de 5 mil empregos diretos e indiretos e se consolidando cada vez mais como destino para os casais apaixonados chancelarem seu amor.

"Nós enquanto associação buscávamos facilitar o entendimento de que Petrópolis realmente é uma cidade é um destino de casamento para noivos de todo Brasil. Sempre recebemos pessoas de outros municípios e com isso, somado a História e as belezas que temos, acabou se consolidando também como local para eventos. Temos excelentes fornecedores do ramo e agora esperamos um aumento expressivo nos eventos. Podemos dizer que em média 20% de crescimento, o que colabora diante do momento que a cidade enfrenta pós chuvas e pandemia", explica Marco Weinem , empresário do ramo e Diretor Administrativo da Associeventos.

A Prefeitura tem através da Turispetro, a Secretaria de Turismo, traçado ações para impulsionar o segmento. E para isso tem articulado parcerias público-privadas no sentido de estimular o segmento. O alinhamento segue com as redes de Convention locais e regionais para impulsionar a cidade. Um dos projetos iniciais é criar uma aba no site com informações necessárias, referências sobre empresas, além de reuniões quinzenais que tem sido realizadas no objetivo de planejar a curto, médio e longo prazo, as estratégias necessárias.