PETRÓPOLIS PREPARA DOCUMENTÁRIO SOBRE A CHEGADA DS PRIMEIROS COLONOS GERMÂNICOS

Publicado por Tatiana Mesquita em 17 de setembro de 2021

Depois de quase três meses de viagem em navios em condições precárias para vencer mais de nove mil quilômetros, os primeiros colonos alemães que chegaram a Petrópolis em 1845, depois de subirem a pé a serra se depararam com um cenário pouco acolhedor: o erro em uma correspondência dobrou o número de pessoas previstas para chegar à cidade. Ao invés de 600 pessoas, chegaram 600 famílias, mais de 2.300 pessoas.  Sem acomodação para todo mundo o improviso e a dificuldade foram marcantes. Nos anos que se seguiram, os braços fortes de homens de várias profissões formaram o que hoje é a cidade, joia incrustada no alto da Serra da Estrela.  Relatos preciosos de quem descende dos primeiros colonos e que perpertua a história passada de pai para filho, herança de costumes e tradições e que chegam até os desafios dos dias atuais estão no filme "Legado Germânico em Petrópolis", o primeiro documentário sobre o tema realizado na cidade, às vésperas das comemorações pelos 200 anos de colonização alemã no país.

Previsto para ser lançado em dezembro, o documentário iniciou gravações esta semana depois de 60 entrevistas em quase três meses de pré-produção. O filme, que é uma iniciativa do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, ganhou aporte de empresas da cidade. Esse pool de recursos garantiram a execução do projeto, uma forma indireta de publicidade voltada para o turismo que, ao mesmo tempo, homenageia e preserva a história da cidade.

"Encantamento define as histórias que temos colhido. São faces que mostram a emoção em lembrar do que foram os antepassados e transformar esse legado em experiência de vida. São detalhes ricos, minuciosos, histórias de vida impressionantes", afirma o cineasta Bruno Saglia da SG! Company Filmes que assina a direção e produção.  Considerado um dos grandes nomes da atualidade, ele assina o roteiro com Jane Saglia, produtora executiva do filme.

A Igreja Luterana, primeiro templo de confissão evangélica construído na cidade, a Casa da Princesa Isabel e até mesmo o Cemitério Municipal, são locais das gravações que, é claro, iniciaram pela Casa do Colono, a última remanescente da época, construída e habitada pelos trabalhadores, hoje um Museu visitado por turistas internacionais.  O cineasta Bruno Saglia também gravou com personagens contemporâneos importantes como Neyse de Lioy, que durante muitos anos foi diretora cultural do Clube 29 de Junho, entidade que iniciou em 1985 as celebrações da cultura germânica e que acabaram transformando o evento na segunda maior festa do gênero no país, a Bauernfest.

Neyse, que possui mapas originais do traçado da cidade, tem uma vasta coleção de objetos que remetem à época e, no documentário, faz um relato sobre a 2ª Guerra Mundial, momento doloroso que afetou seus pais e memória viva nas histórias que guardou.  

Com 86 anos, Neyse, acredita que o filme possa dar início a uma nova fase da preservação cultural da cidade. "Ao contrário do Sul onde os colonos se estabeleceram em áreas rurais, Petrópolis recebeu os colonos em uma área urbana, da Corte Imperial. Isso influenciou no viver desta cultura germânica que ficou mais, digamos, branda. Com a Bauernfest, que mesmo com 32 anos podemos dizer que é recente, iniciou-se esse resgate e acredito que agora podemos avançar mais e que a cultura germânica seja mais pujante e que atraia mais visitantes", considera.

A Familia Scharder, também no filme, descendente dos primeiros germânicos que chegaram à cidade, é apaixonada pela gastronomia alemã, e divide as receitas especiais e tradicionais e as mais contemporâneas em um menu especial no restaurante que funciona no centro da cidade, tudo, claro, regado aos chopes artesanais e cervejas especiais.

Ana Mayworm, do alto dos seus 87 anos, participa de forma lúcida e espirituosa do documentário e faz um relato sobre o bisavô, que veio na primeira leva de colonizadores que chegaram a Petrópolis e com quem conviveu e ouviu, diretamente, muitas histórias. Resguardando costumes e tradições, Ana conta que, mais à frente, já moça, trouxe para a cidade a primeira máquina industrial para tecer lã, da Inglaterra. Na época, foi um investimento e tanto em Petrópolis que só tinha às mãos tecidos de flanela que não combatiam o frio de inverno.  Ana, pode-se dizer, foi a dona da primeira malharia da cidade, um nicho de mercado que impulsionou a economia de Petrópolis décadas depois, por volta dos anos 80.

"São histórias ricas não apenas do ponto de vista histórico, mas histórias de vida", afirma Saglia, ele próprio um descendente de alemães, natural do Rio Grande do Sul. O cineasta já se considera um petropolitano pelas afinidades com a cidade onde já gravou produções como "O Garoto" e "De repente, eu te amo". "Me sinto em casa realmente e esta identificação aguça ainda mais a curiosidade, o querer conhecer os detalhes desta gente que teve a coragem de cruzar um oceano em uma época de poucos recursos para viver uma vida nova e criar uma nova cidade".

O PC&VB comemora o início das filmagens como uma vitória para Petrópolis.  "O objetivo principal que é eternizar esta história esta sendo cumprido de forma encantadora, um resultado final que vai surpreender. E por outro lado queremos, com o filme lançado em plataformas de streaming, mostrar ao mundo Petrópolis como destino turístico", afirma o presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bueau, Fabiano Barros.

Entidades como a Câmara de Diretores Lojistas, Serratec, Parque Tecnológico da Região Serrana e o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio) são patrocinadores do filme, assim como empresas como a Kastel Hotéis, Casa do Alemão, CRAS Brasil e Sola Construtora. O documentário ainda tem o apoio da Katz Chocolates. A prefeitura de Petrópolis também tem papel preponderante na execução do projeto.

PC&VB INICIA ORGANIZAÇÃO DO PETRÓPOLIS GOURMET 

O Petrópolis Convention & Visitors Bureau já iniciou a organização da 22ª edição do Petrópolis Gourmet que acontece de 15 a 17 de outubro e apresentou o projeto à prefeitura, por meio da TurisPetro, nesta quinta-feira (12.08), em reunião com o titular da pasta, Samir El Ghaoui, encontro realizado no Palácio Sergio Fadel.  Um dos cinco maiores eventos gastronômicos do país, o Petrópolis Gourmet, em novo formato este ano, vai ganhar as ruas para se aproximar ainda mais do público.  A apresentação foi feita pelo presidente do PC&VB, Fabiano Barros. Parceira do evento nesta edição como em todas as anteriores que consolidaram o festival como um dos principais indutores do turismo gastronômico, a prefeitura assinalou com a renovação do apoio para a edição 2021.

"O Petrópolis Gourmet não deixou de ser realizado nem mesmo em 2020, ainda na pandemia. O desafio, na ocasião, foi fazer o festival se intensificar via delivery, mas mantendo a qualidade da alta gastronomia. Este ano, observando regras sanitárias, mas com maior flexibilização, queremos comemorar com um novo formato, mais perto do público", afirma Fabiano Barros.

O secretário Samir El Ghaoui frisou o papel da prefeitura em fomentar o turismo e ações que contribuem para o destino Petrópolis ser ainda mais procurado. "Um evento gastronômico do porte do Petrópolis Gourmet, que se consolidou nestas duas décadas, movimenta toda a cadeia produtiva do setor desde o prestador de serviço passando pela hospedagem e o restaurante, o objetivo mais direto. A prefeitura dá total apoio a festivais de qualidade que tragam este retorno para o setor, um dos mais importantes para a economia da cidade", frisa.

Leveza, fluidez, facilidade de acesso, modernidade, informalidade e amplitude são os conceitos do "Gourmet Sem Fronteiras" este ano, possibilitando ao público viajar pelos aromas e sabores da região.  A apresentação do evento foi conduzida pelo diretor de Marketing do PC&VB, Tobias Macron e pelo organizador do festival, Marcelus Fassano.

O presidente do PC&VB ressaltou na reunião a gastronomia como muito importante para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo. "É uma indutora para o turismo da cidade e queremos que o festival cresça ao longo dos anos", considera Fabiano Barros.

ARQLAB da Estácio e PCVB fazem convênio para projeto do evento

O PCVB também aproveitou a data para formalizar a parceria com o Laboratório de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá ((ARQLAB), campus Petrópolis, que está elaborando o projeto de estrutura e de disposição do evento que será realizado em Itaipava, em espaços que estão sendo definidos.

"É uma oportunidade muito grande e que queremos que se estenda a outros projetos conduzidos pelo PC&VB. O objetivo do ARQLAB é estar envolvido com a cidade, com a comunidade, ajudando em projetos como este, ao mesmo tempo em que os trabalhos colaboram para formar o profissional já em conclusão de curso", afirma o gerente de projetos do ARQULAB, Maurílio Pimenta. A assinatura do convênio foi acompanhada ainda pelas gerentes do ARQUILAB, Tatiana Zenetti e Laura Vidal, além do gerente do PC&VB, Marco Muller.

Para o presidente do PC&VB, Fabiano Barros, ter este envolvimento do Laboratório de Arquitetura da Estácio de Sá dá ao evento qualidade em identidade visual, funcionalidade e aproveitamento de espaço além de ser uma boa interatividade com o meio acadêmico. "Como instituição que tem o objetivo de fomentar o trade turístico, o Convention também quer estar atento e próximo de inovações, facilidades e da expertise que as universidades de Petrópolis vêm formando", considera.

Clube de Vantagens PC&VB: descontos, promoções e benefícios entre associados

Sistema é apresentado em almoço de integração para planejamento do ‘novo turismo’

Um encontro para networking e apresentação de projetos e parcerias que preparam o trade turístico de Petrópolis para o ‘novo turismo’. Hoteleiros, prestadores de serviços e donos de bares e restaurantes foram reunidos nesta terça-feira (14.09), no Hotel Pedra Bonita, para que o Petrópolis Convention & Visitors Bureau apresentasse os avanços no setor em um cenário diferenciado que se adapta ainda ao período pandêmico. Petrópolis, reconhecida como cidade sanitariamente segurança pelo Ministério do Turismo ao lado de 21 localidades, quer aproveitar esta vantagem sobre outros destinos mantendo cuidados que a fizeram conquistar esta colocação e atuando de forma consciente sobre mudanças de comportamento e mercado. O associativismo como forma de crescimento também foi a tônica do evento que reuniu cerca de 50 pessoas, respeitados os distanciamentos e regras sanitárias.

“Essa integração é fundamental para que o trade cresça e seja forte cada vez mais. É um momento o importante para que estejamos juntos cada um lutando pelo seu negócio e todos trabalhando juntos pelo setor”, afirmou Fabiano Barros, presidente do PC&VB dando boas-vindas aos presentes.

O Clube de Vantagens foi um dos destaques do encontro. Os mantenedores estão sendo estimulados a oferecerem vantagens, descontos e promoções entre o rol de associados do PC&VB. Isso fomenta os negócios entre os próprios mantenedores e gera vantagens ao cliente final, que é o turista. Há descontos em postos de combustíveis, em lavanderia, em restaurantes e nos próprios hotéis, além de produtos como bebidas. E a meta é que esse leque de oportunidades se amplie com mais adesões. “O objetivo é conhecer o serviço de excelência do colega associado e se beneficiar de vantagens entre si. Essa é a tônica: todos ganham e crescem juntos”, frisa Fabiano Barros.

Um dos novos associados ao PC&VB, a Fazenda Marambaia, elogiou a experiência. “Uma oportunidade boa de networking, de conhecer novos fornecedores e também os nossos pares. Me sentei ao lado de concorrentes e pude também conhecer seus negócios assim como eles os nossos o que gera uma disputa saudável, mas também, em muitos momentos um associativismo fundamental para o setor”, afirma Tatiana Bica,  gerente de Grupos & Eventos, da Fazenda Marambaia.

Também foram apresentados eventos que Petrópolis vem capitalizando ainda este ano e em 2022 estimulando a rede hoteleira a oferecer tarifário especial e, assim, estimular ainda mais o turismo. Além de empresários e prestadores de serviço do setor, o evento teve a participação da presidente do Conselho Municipal de Turismo, Luciana Viveiros.

Novos negócios também foram apresentados ao trade como consultoria em hotelaria, formação em empreendedorismo e serviços para o dia a dia dos espaços como uma novidade em café automatizado. O Petrópolis Gourmet, em sua 21ª edição este ano, também foi apresentado em novo formato, assim como o projeto Vamos Florir Itaipava, da Associação Filantrópica de Petrópolis (Afipe), foi explicado em detalhes ensinando como devem ser feitas as adesões.

O encontro-almoço foi prestigiado por dois secretários da gestão Hingo Hammes: Samir El Ghaoui, do Turismo e, Marcelo Soares, do Desenvolvimento Econômico, “o que mostra o peso que turismo tem para o Executivo municipal e a importância para a economia da cidade”, destaca Fabiano Barros. Os eventos que se avizinham como Serra Serata e Natal Imperial foram pincelados por Samir enquanto Marcelo Soares falou sobre incentivos fiscais a empresas que ‘adotarem’ praças, além de eventos corporativos que vêm chegando à cidade e movimentando o turismo fora dos finais de semana, com 15 empresas organizadoras contatadas e que recebem farto material sobre o potencial da rede da cidade.

“É muito bom trabalhar ao lado dos empresários e, juntos, formularmos ideias, aprimorarmos o setor e expandir as ações. É um desafio grande neste período complicado para o segmento e que estamos vencendo juntos”, afirma Samir El Ghaoui. No setor de eventos corporativos, Marcelo Soares exemplificou como a pasta trabalha em prol do turismo mencionando um evento médico que a cidade recebe no mês que vem. “É o primeiro de muitos que queremos que a cidade sedie. Temos um potencial enorme, tranquilidade e qualidade nos estabelecimentos”, frisou.

O PC&VB também apresentou a campanha “Associe-se” para estimular a adesão de novas empresas à instituição. “É um momento propício, de retomada da economia, do turismo e que queremos que fortaleça ainda mais a entidade para o desenvolvimento do turismo”, afirma Fabiano Barros.