PETRÓPOLIS CONVENTION BUREAU DEBATE O "NOVO TURISMO" E TRAÇA AÇÕES PARA 2022 COM FOCO EM ASSOCIATIVISMO E FORTALECIMENTO DO SETOR

Publicado por Tatiana Mesquita em 8 de dezembro de 2021

A preparação para um ‘novo turismo’ passa pelo associativismo, uma união que aumenta as chances de sucesso com uma colaboração mútua que aponta para uma mesma direção.  E o Petrópolis Convention & Visitors Bureau acredita que hoje o trade turístico, organizado, pode ajudar o turismo na Cidade Imperial a retomar o crescimento anterior interrompido pela pandemia. Por isso, realizou mais uma reunião de trabalho de avaliação das ações de 2021 e apresentação das metas para o próximo ano. E a Casa Marambaia abriu suas portas para o evento, nesta terça-feira (30.11) com quase a totalidade dos mais de 140 associados do PC&VB.

“Uma oportunidade para troca de ideias e experiências, networking, negócios entre os vários setores do Turismo e planejamento. Foi um evento para comemorarmos a superação de dias muito desafiadores nestes últimos dois anos, mas que mostraram que, com organização e objetividade, foi possível manter o setor”, avalia o presidente do PC&VB, Fabiano Barros.

O Convention Bureau nos últimos meses recebeu a adesão de 18 novos mantenedores, uma demonstração de que o setor quer andar na mesma direção, organizado e firme nas ações.   “Isto fortalece o segmento que ganha mais voz e uma voz mais forte para conquistar objetivos”, considera. Fabiano frisa ainda o investimento em divulgação de Petrópolis como um dos principais destinos do país. “Abraçamos todas as oportunidades de apresentação de Petrópolis em feiras e congressos realizados este ano porque acreditamos que a marca Petrópolis é forte, mas precisa ser lembrada sempre”.

Anfitriã do evento e uma das recém-associadas ao PC&VB, a Casa Marambaia fez questão de ser o palco do evento. “Petrópolis tem uma rede hoteleira de excelência e uma gastronomia impecável e hoje aqui com todos reunidos é um prazer para nós participar deste entrosamento, desta sinergia que gera oportunidades e avanços” afirma Elmir Penna, diretor do Promenade, que administra o espaço. O local franqueou suas dependências para o encontro que resultou em um happy hour para os participantes.

O secretário de Turismo, Samir El Ghaoui, ele próprio com experiência em hotelaria pela iniciativa privada, avaliou como positivo o desempenho do setor nos últimos meses com ocupação hoteleira beirando os 80% e a cidade recebendo turistas em busca de destinos amplos e seguros.  “Petrópolis segue firme e disposta, vencendo desafios e o setor de turismo se beneficia desta união de ideias e propósitos”. Também presente ao evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares, demonstrou a disposição da prefeitura no apoio ao setor. “Temos potencial de crescimento e o poder público precisar seguir em sintonia com o empresariado e com o mercado para fazer a cidade crescer no Turismo”.

O PC&VB ressaltou também o Clube de Vantagens, uma iniciativa que está oferecendo aos associados benefícios, como descontos e condições especiais, para que os mantenedores façam negócios entre si. 

A Pizzaria Alecrim, que participa do Petrópolis Gourmet, foi representada pela empresária Carolina Court, que aprovou o modelo de evento já tendo participado de edições anteriores. “É um potencial para negócios e parcerias e também saber como o setor vem se comportando e como vem se unindo para garantir crescimento”, afirma. Já a empresária Cristina Pellegrini, dividiu com os participantes a importância de ações e eventos do PC&VB usando a si própria como exemplo. “Foi participando do Petrópolis Gourmet, em uma ocasião quando atendia apenas como ‘chef em casa’ indo nas residências para experiências gastronômicas, que me animei em montar o negócio que hoje é da família, a Casa Pellegrini. Daí a importância desse entrosamento e troca nestas oportunidades”, relatou.

O evento destacou ainda ações que estão sendo consolidadas até o final do ano como o Petrópolis Gourmet- Especial de Natal, de 03 a 19 de dezembro, e o encerramento das gravações do filme “Legado Germânico em Petrópolis”, documentário destinado às plataformas de streaming.

O evento reuniu além de empresários e membros de entidades representativas do setor, parceiros e instituições do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, cerca de 80 pessoas que respeitaram regras como distanciamento e uso de máscaras.  A ação teve a participação de empresas como a Cerveja da Corte, Sorvete Brasil, Gin Ururahy, Kombucharia Experiências do Chá, Batidas Baúcha, Rum Parnaioca e Inove Café.