PC&VB PARTICIPA DA PETRÓPOLIS BUSINESS COM TURISMO SENDO DESTAQUE NA EXPOSIÇÃO "PETRÓPOLIS: VIVA ESSA EXPERIÊNCIA"

Publicado por Tatiana Mesquita em 1 de novembro de 2023

 

Com espaço de 200 metros quadrados, o Turismo tem um destaque especial na Petrópolis Business, que abriu nesta quinta-feira (26) e segue até domingo no Sesc Quitandinha, considerado o maior evento de negócios do interior fluminense. O Petrópolis Convention & Visitors Bureau é uma das entidades associadas à Secretaria e Turismo e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) neste espaço onde foi montada a exposição "Petrópolis: Viva Essa Experiência", que busca destacar a riqueza e variedade do turismo na região.  O presidente do PC&VB, Samir el Ghaoui foi um dos palestrantes do evento em seu dia de abertura falando sobre a “Gestão Sustentável do Trade Turismo”, tema que abordou ao lado de Márcia Julião, coordenadora do MBA sobre o tema na Universidade Católica de Petrópolis.

O mega estande do Turismo, instalado estrategicamente no Salão de Convenções do evento, tem ainda a colaboração da Associação Comercial Empresarial de Petrópolis, idealizadora e organizadora do Petrópolis Business, do SindTurismo, Associação de Guias de Turismo de Petrópolis e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Além da estrutura física,  o Turismo está sendo demonstrado em apresentações culturais que fazem parte da programação além de palestras sobre história, cultura e natureza que impulsionam o setor na cidade.

A exposição fornece ao público informações, recomendações e serviços abrangendo diversas áreas, como turismo cultural, educativo, de natureza, rural, religioso, gastronômico, esportivo, cervejeiro, de compras, negócios, eventos, bem-estar e cinematográfico. Além disso, o espaço apresenta atividades envolventes, áreas com apelo visual para o Instagram e outras atrações.

O espaço permite aos visitantes explorar a relevância histórica, a arquitetura rica, a natureza deslumbrante, as variadas manifestações culturais, o calendário de eventos, a hospitalidade, a gastronomia, as cervejarias, as opções de entretenimento e esporte, que têm atraído pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo para Petrópolis.

Palestras abordam cultura e turismo

No primeiro dia do Petrópolis Business, Samir el Ghaoui falou sobre a “Gestão Sustentável do Trade Turístico”, abordando sua importância para preservar o meio ambiente e garantir o bem-estar das comunidades locais. “Isso envolve práticas responsáveis que minimizam o impacto ambiental, promovem a conservação dos recursos naturais e respeitam a cultura e as tradições locais. Além disso, a gestão sustentável busca o equilíbrio entre o turismo ecológico, social e econômico, assegurando que as futuras gerações possam desfrutar dos destinos turísticos”, aponta Samir el Ghaoui. O presidente do PC&VB enfatizou como o tema é necessário ser aprofundado e colocado em prática cada vez mais. “É uma abordagem holística que valoriza a integração dos interesses de todas as partes envolvidas, garantindo um turismo mais consciente e de longo prazo”, pontuou.

O Petrópolis Business 2023 oferece ainda programação diversificada que aborda assuntos culturais e turísticos de grande relevância para a região desde o marketing territorial e o impacto do turismo de eventos na economia local, como exemplos de empreendedorismo como a restauração da Fábrica São Pedro de Alcântara, espaço histórico imensurável e que vai ser usado com finalidade de valorizar a cultura e de turismo.

As apresentações e palestras abordam ainda temas como o Museu Imperial, desde os tempos de casa de veraneio da Família Imperial até os dias atuais se consolidando como o maior atrativo de visitantes à cidade.  As memórias e patrimônio cultural também são tema de palestra de Márcio Nunes, guardião do acervo César Nunes, uma coleção cinematográfica que abraça a história do cinema brasileiro, composta por filmes produzidos entre os anos de 1940 e 1985 pelo jornalista que se radicou em Petrópolis em 1935.