Na quinta-feira (14), a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Rio de Janeiro esteve na inauguração do primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a região das Américas e Caribe, que terá sede no centro do Rio de Janeiro.
A Organização Mundial do Turismo é a agência das Nações Unidas responsável pela promoção do turismo responsável, sustentável e universal acessível. Tendo como objetivo integrar o turismo globalmente, promover o desenvolvimento, conhecimento, educação , capacitação, melhorar a competitividade do turismo, construir parcerias , além de avançar na contribuição do turismo para a redução da pobreza fortalecendo as premissas do Pacto Global da ONU.
O acordo para a instalação do escritório no Brasil ocorreu durante a 25ª Assembleia Geral da OMT, no dia 19 de outubro, em Samarcanda - Uzbequistão. Além da sede da OMT, em Madri (Espanha), a instituição possuía somente um escritório regional na Arábia Saudita. Esta conquista, que não se restringe apenas ao Brasil, mas a toda América Latina e Caribe, visa atuar no planejamento, discussão e execução de ações para qualificar, promover e atrair investimentos, pesquisas e eventos. Recuperando e fortalecendo a imagem do Brasil e America latina mundialmente, atraindo cada vez mais turistas.
Guilherme Abreu (Presidente da FC&VB-RJ) e Tatiana D’Angello (Gestora de Marketing da FC&VB-RJ) estiveram presentes na inauguração. “É de suma importância para expandir a visibilidade do Brasil mundialmente que este escritório tenha como sede o Rio de Janeiro. Sem dúvidas abrirá muitas portas para o turismo. Estamos vivendo um importante momento para o nosso setor”, afirma Guilherme Abreu.
O Rio foi escolhido para sediar a nova representação da OMT em outubro. A cidade teve o 5º maior crescimento do PIB de turismo no mundo em 2022. E este ano já arrecadou R$ 190 milhões em impostos com o turismo, gerando mais de 20 mil empregos, porém, segundo dados do Ministério do Turismo, ainda está mal posicionado mundialmente quando é analisada a qualidade dos serviços. É o último do ranking de atração de investimentos quando comparado aos outros países do Brics — Rússia, Índia, China e África do Sul.
A inauguração contou com a presença dos ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, dos ministros do Chile e do Paraguai, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do diretor da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, Antonio Florencio Presidente da Fecomércio, Gustavo Tutuca - Secretário de Estado de Turismo e convidados de instituições do turismo.
O escritório, no Centro da cidade, contará com representantes de outros países da região.