ONDE COMER EM TERESÓPOLIS: SABORES QUE AQUECEM O FRIOZINHO DA SERRA

Em 29 de janeiro de 2026

Destino certo de muitos cariocas que querem escapar do calor e aproveitar o clima mais ameno da serra nos fins de semana, Teresópolis é uma cidade que convida a desacelerar. Entre um passeio pela tradicional feirinha de artesanato do Alto, trilhas, parques e cachoeiras, a gastronomia local se destaca como um dos grandes atrativos. A cidade reúne restaurantes acolhedores, propostas autorais e sabores que passeiam por diferentes países. Confira algumas sugestões imperdíveis de onde comer em Teresópolis.

 

Dona Irene

Considerado o melhor restaurante russo do Brasil, o Dona Irene oferece uma verdadeira viagem à Rússia da época dos Czares. O menu degustação é servido em quatro etapas, entradas frias, entradas quentes, prato principal e sobremesa, seguindo o ritual dos grandes banquetes da aristocracia russa. Para completar a experiência, o cliente ainda ganha uma dose de vodka caseira. O ambiente é elegante e acolhedor, com mesas espaçosas, cadeiras confortáveis e guardanapos de pano. A casa tem uma pequena carta de vinhos, mas também permite que o cliente leve sua própria garrafa, sem cobrança de rolha.

 

È Vero – Viva Itália

Localizado próximo à feirinha do Alto, o È Vero – Viva Itália é uma típica cantina italiana, com pratos fartos e cheios de sabor. A adega impressiona com mais de 100 rótulos, e o ambiente é confortável e convidativo. Aos fins de semana, a casa costuma ficar cheia, então vale fazer reserva. Durante a semana, funciona com buffet a quilo no almoço e menu à la carte à noite. O espaço Viva Itália ainda conta com um charmoso mercadinho, que vende pães de fermentação natural, vinhos, queijos, além de uma sorveteria com sorvetes artesanais.

 

Restaurante Imbuhy

Com uma vista encantadora a partir da varanda, especialmente no pôr do sol, o Restaurante Imbuhy fica no bairro Parque do Imbuí, um pouco afastado do centro, mas o deslocamento vale cada minuto. O cardápio é variado, com risotos, massas, carnes e peixes. Destaque para as bruschettas de brie com geleia de damasco e presunto de Parma com tomates. A casa também possui uma boa carta de vinhos e oferece a opção de rolha para quem prefere levar sua própria garrafa.

 

Cremerie

Na estrada Teresópolis–Friburgo, o Cremerie é uma excelente pedida para quem aprecia a gastronomia francesa. O chef, formado pela Le Cordon Bleu, assina pratos sofisticados que valorizam ingredientes de qualidade, como o queijo de cabra produzido na Fazenda Genève, do mesmo proprietário. No cardápio, opções como magret de canard e pernil de cabrito assado fazem sucesso entre os visitantes.

 

Vila St. Gallen

Mais do que um restaurante, a Vila St. Gallen é um complexo gastronômico e de lazer. O espaço reúne trattoria, pub, restaurante de fondue, biergarten e outras opções. A dica é a Trattoria, um ambiente elegante que serve pratos da culinária italiana, ideal para um jantar especial em meio ao clima europeu da serra.

 

Burrata Empório e Bistrô

Também no bairro do Alto, o Burrata Empório e Bistrô conquista pelo ambiente aconchegante, boa carta de vinhos e um cardápio que passeia entre carnes, peixes e massas. Entre os destaques estão a lasanha de cordeiro, elogiada por muitos clientes, e o ravióli de pato com lascas de laranja. Para fechar, o suflê de chocolate com sorvete é uma sobremesa imperdível. Durante a semana, no horário do almoço, a casa oferece opções de menu executivo.

 

Com tantas opções cheias de charme e sabor, Teresópolis prova que a boa gastronomia é um dos ingredientes que tornam a experiência na serra ainda mais especial.