MARCO CAPUTE , FUNDADOR DO VALE DO CAFÉ C&VB MORRE AOS 70 ANOS

Publicado por Tatiana Mesquita em 26 de dezembro de 2022

Existem pioneiros em várias trajetórias humanas. Marco Antonio Vaz Capute, deixou a cidade de Vassouras e todo o Vale do Café em luto na manhã deste 24 de Dezembro. Faleceu de um câncer,aos 70 anos, um grande homem em um grande dia. Deixa saudade e um imenso legado de gratidão de muitos que tiveram o privilégio de conviver com ele.

Capute foi um realizador e visionário. Em 2012 como presidente eleito da Fundação Educacional Severino Sombra, inovou em modelo de gestão que gostava de chamar “ direcionamento estratégico” e consolidou exitoso trabalho frente a Universidade de Vassouras bem como também no Hospital Universitário de Vassouras, referência de saúde para todo o Vale do Café e que em breve se tornará o maior hospital universitário do país. 
Engenheiro eletricista, especialista em Marketing, construiu uma carreira vitoriosa na Petrobras, onde ingressou por concurso público em 1979. Durante  sua gestão foram criados a Faculdade de Miguel Pereira, o Centro Integrado de Saúde e um dos maiores centros de convenções do Brasil, o Centro de Convenções General Sombra. Seus esforços também impulsionaram o  crescimento da Fusve em Maricá e a chegada a Saquarema, na Região dos Lagos.Seus esforços também impulsionaram o crescimento da Fusve em Maricá e a chegada a Saquarema, na Região dos Lagos.S

O exemplo e memória de Marco Antonio Vaz Capute repercute em honrosas lembranças de lideranças que como ele, sonham na implementação de destinos de turismo que tragam melhorias e progressos para os municípios e suas sociedades. Guilherme Abreu,presidente da FC&VB-RJ sublinhou a importância de seu empreendedorismo, sendo Capute, inclusive um dos fundadores do Vale do Café Convention&Visitors Bureau :

"É com muito pesar que recebemos a notícia da passagem de  Marco Capute, empresário que muito contribuiu para o desenvolvimento econômico de toda região do Vale do Café à frente da universidade Severino Sombra mas também para o desenvolvimento turístico desta linda e famosa região.

Capute também foi o responsável pela construção do maior centro de convenções e eventos deste destino e também pela fundação do Vale do Café Convention e Visitors Bureau no qual estava eleito para o próximo biênio como vice presidente.

Perda enorme para todos nós. “

Para Cristina Braga, presidente eleita do Vale do Café Convention&Visitors Bureau que assume gestão em 2023 e que tinha em Marco Capute a figura de referência em companheiro de trabalho como vice-presidente do VC&CVB,  a partida de Capute foi “ um chamado para a enorme festa de amor, de possibilidade, de união que se celebra nos céus e na terra, na noite de Natal”. E complementa: “ Pessoalmente me despeço de um amigo, de um mentor, de um exemplo de energia, um verdadeiro Leão do Vale do Café, com seu enorme coração, espírito genial e generosidade.

Marco Antonio Vaz Capute deixará saudades. As lágrimas que despertou com sua partida orvalharão o caminho de inúmeras ações futuras capitaneadas pela  equipe que deixa, frente à Fusve e Vale do Café Convention&Visitors Bureau. Companheiros de ideal,  que sob inspirado e inconteste exemplo de homem de bem e gestor incomum, ascendeu como estrela guia nos céus deste Natal.

Ele deixa esposa, dois filhos e uma neta. O velório do corpo de Capute foi realizado no Centro de Convenções General Sombra, em Vassouras. O Prefeito decretou luto oficial de 7 dias no município.