NITERÓI E SEUS MUSEUS

Publicado por Tatiana Mesquita em 16 de março de 2021

Bonita por Natureza, Niterói atrai visitantes não só por conta das suas belezas naturais. A Cidade Sorriso é rica em cultura, em arte, e o que não faltam são museus para serem visitado. Separamos alguns que devem fazer parta do seu tour pela cidade. Vem conferir:

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Inaugurado em 1996, é o símbolo da cidade. O seu formato futurístico, criado por Oscar Niemeyer, é considerado, pela mídia especializada, uma das sete maravilhas do mundo em termos de museus. A sua forma lembra a de uma nave espacial que avança para o mar. Construído com um espelho d’água ao seu redor, o museu ganha leveza. A sua rampa de concreto vermelha conduz o visitante ao pavimento superior do MAC, que possui uma vista panorâmica de 360 graus para a Baía de Guanabara.

Solar do Jambeiro

Construído em 1872 pelo português Bento Alves Pereira, o é um exemplo da arquitetura residencial urbana do Século XIX. O espaço foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente, funciona como um Centro Cultural abrigando exposições de artes plásticas, seminários e cursos sobre preservação e restauração de bens culturais; e exibições de peças de teatro e de música.

Museu de Arte Sacra

Situado no salão nobre da Igreja Nossa Senhora da Conceição, possui rico acervo de valor histórico e religioso, como uma Pia Batismal em mármore do século XVIII, pratarias do século XIX e imagens de arte imaginária dos santos esculpidas em madeira do século XIX. A peça de maior importância é um relicário do século XVIII, com fragmentos da cruz de cristo.

Museu do Ingá

Possui um rico acervo de, aproximadamente, 4.800 peças entre mobiliária, porcelanas, acessórios de indumentária, cristais, esculturas e fotografias. O museu conta com salas de exposição, um laboratório de restauração e conservação, uma oficina de gravura e uma biblioteca especializada em história do Brasil e do Rio de Janeiro, com mais de 3200 títulos. Ainda abriga o Centro de Referência, Pesquisa e Documentação em História e Cultura Fluminense.

Museu Janete Costa

Situado em dois sobrados do século XIX, com fachadas neoclássicas, o museu leva o nome de uma das maiores pesquisadoras e especialistas em arte popular brasileira, que viveu parte de sua vida na cidade.

Museu Antonio Parreiras

Criado em 1819 para preservar e divulgar a obra do pintor niteroiense Antonio Parreiras. O museu inclui uma casa, um atelier com exposição permanente do acervo sobre a arte nacional e estrangeira, com diferentes tendências estéticas.