MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES VAI BATER O MARTELO POR SOLUÇÃO PARA BR-040 E NOVA PISTA DE SUBIDA DA SERRA

Publicado por Tatiana Mesquita em 19 de setembro de 2023

 

Uma reunião nos próximos dias entre o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o governador Cláudio Castro, vai selar o destino da BR-040 e a nova pista de subida da serra dois dos principais pontos de gargalo ao desenvolvimento econômico de Petrópolis. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Transportes, Washington Reis, em reunião de trabalho do movimento empresarial Petrópolis 2030 nesta sexta de manhã (15) com mais de 100 empresários, incluindo líderes de entidades representantes de setores econômicos e da sociedade civil no espaço Locanda Centro Histórico. O encontro, uma ação do movimento empresarial que congrega 25 entidades do município, também teve a presença do deputado estadual Rosenverg Reis.

A iminência de uma resolutiva para a gestão da BR-040 e as obras previstas confirmadas pelo ministro em telefonema a Washington Reis momentos antes da reunião, informação apresentada ao empresariado presente. “Há perspectiva de uma nova licitação com edital a ser lançado ainda este ano ou a prorrogação do contrato atual, ambas possibilidades com aceite do Tribunal de Contas da União. O ministro vai agora definir qual o modelo. Cabe ao Estado cobrar celeridade neste processo e ainda as obras previstas como a nova pista de subida da BR-040 que precisa ser feita com urgência. O governador luta pelo tema pela importância da rodovia para o Estado e estamos presentes neste processo de forma contundente”, afirma Washington Reis.

Claudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis e líder do movimento empresarial Petrópolis 2030, abriu a reunião enfatizando  a importância dos projetos para o desenvolvimento da cidade. "Queremos um cronograma de execução detalhado para que possamos acompanhar esse passo a passo e não deixar nenhum item sem o foco da sociedade como ator importante na fiscalização dos projetos. Esse papel é fundamental e não abrimos mão dele porque nossa cidade não pode mais ficar parada no tempo”, pontuou, lamentando um atraso de duas décadas sem Petrópolis receber ações de infraestrutura para garantir um melhor acesso e mobilidade.  

O presidente da CDL Petrópolis também mostrou a projeção de prejuízos com a falta da nova pista de subida da serra estimada em R$ 100 milhões anuais pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) decorrentes de acidentes, atrasos, veículos quebrados, interrupções na estrada, mortes e feridos. “A BR-40 é a principal via de acesso aos mais dois milhões de turistas que chegam à cidade anualmente, é essencial para escoamento e emissão de matéria prima para as 277 indústrias da cidade, assim como influencia diretamente aos mais de cinco mil pontos comerciais e de serviços existentes no município e aos mais de 10 mil petropolitanos que se deslocam para o estudo ou trabalho todos os dias no Rio e Região Metropolitana”, listou Cláudio Mohammad.

O secretário Washington Reis, que já vinha atuando para a execução dos projetos, apresentou aos empresários o status de outras duas ações que estão diretamente ligadas à sua pasta e que serão executadas e contribuirão para o desenvolvimento econômico da cidade: a reativação da ferrovia entre Magé e Petrópolis e o  primeiro heliporto da região serrana, que desempenhará um papel crucial na assistência médica, transporte de órgãos, Defesa Civil e segurança pública. “Temos projetos estruturais para que Petrópolis possa dar o salto para o futuro que almeja”, afirma o secretário estadual de Transportes.

Os empresários presentes também tiveram oportunidade de tirar dúvidas diretamente com o secretário de Transportes sobre os projetos. Reis detalhou a execução das ações e garantiu sua realização. “A ferrovia, quando falamos em reativação pela primeira vez, as pessoas achavam que era brincadeira, mas é realidade, importante projeto e vai sair do papel”, garantiu o secretário. Os presentes trouxeram questões como obras do Estado para a segurança da cidade nas chuvas, o processo de ocupação desordenada da Serra Velha e ainda ajuda para um plano de mobilidade para a União Indústria.

O encontro com Washington Reis, foi considerada positiva pelos organizadores do encontro. “A presença do secretário em Petrópolis consolida ainda mais o diálogo direto que o governo do estado tem mantido com o empresariado como um agente fundamental para que a cidade conquiste estas obras que  são elementos essenciais para o progresso da nossa cidade."

A reunião teve a presença de empresários e entidades dos setores industriais e comerciais, instituições importantes para a cidade como o Laboratório Nacional de Computação Científica e entidades que compõem o movimento. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio, Fabiano Gonçalves, prestigiou o encontro.

ANTT trava a ligação Bingen-Quitandinha e Estado vai interferir

Uma das atuações da secretaria estadual de Transportes é ‘destravar’ a ligação Bingen-Quitandinha, considerando que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a quem cabe a fiscalização da concessão da BR-040, tem se pronunciado oficialmente atrelando a ligação à nova licitação para geria a via e a efetiva construção da nova pista de subida da serra.

“A Polícia Rodoviária Federal se opôs à conexão entre os bairros porque recebeu um parecer negativo da ANTT. Mas este documento era antigo, de uma versão anterior a que hoje estamos propondo e que já recebeu aval da Agência. Na terça-feira, teremos uma reunião com a PRF e demais envolvidos para que tudo seja colocado com transparência e não haja empecilhos”, anunciou Washington Reis.

O movimento empresarial Petrópolis 2030 celebra o investimento do governo estadual de R$ 3,4 milhões na ligação Bingen-Quitandinha, mas ressalta a importância de um cronograma detalhado para garantir a agilidade na execução. “O Estado tem sido atuante e hoje o movimento demonstra apoio à secretaria estadual de Transportes apresentando o peso empresarial que se faz representar aqui hoje para mostrar a Agência e demais organismos envolvidos no processo que a cidade não vai abrir mão da conexão entre os bairros porque temos os recursos financeiros e a viabilidade técnica”, pontuou Cláudio Mohammad.

Reativação da ferrovia também é prioridade

A reativação da ferrovia entre Vila Inhomirim e o Alto da Serra, com custo estimado de R$ 60 milhões, pauta relevante para a mobilidade e turismo da cidade., também foi apresentada pelo secretário de Transportes. “Temos aval do Inepac e aguardamos o Iphan para iniciar a obra que já tem orçamento garantido, projeto e muita vontade política de colocar em prática. Estamos adquirindo três composições VLT, cremalheiras e todo o equipamento necessário para viabilizar a ferrovia”, afirmou Washington Reis.

Heliporto pode ser concedido à iniciativa privada

O resgate do projeto do heliporto pela Secretaria estadual de Transportes também foi discutido, com reconhecimento de seu potencial impacto positivo em setores como assistência médica, transporte de órgãos e turismo. O projeto, já aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil, faz parte do Plano Aeroviário do Estado desde 2010 e prevê que a estrutura seja construída próximo ao Parque de Exposições de Itaipava.  “Será um projeto a ser aberto ao interesse da iniciativa privada, mas o Estado também pode atuar para assumir sua execução”, aponta Washington Reis.