O Visit Rio realizou, na manhã desta terça-feira (13), a reunião que elegeu Luiz Strauss como novo presidente-executivo da Fundação para o biênio 2025 - 2027. O encontro, no Windsor Excelsior, em Copacabana, também definiu os novos membros dos Conselhos Curador e Fiscal, responsáveis por acompanhar e orientar as diretrizes da fundação.
Luiz Strauss presidiu o Conselho Curador do Visit Rio nos últimos quatro anos e tem extensa trajetória no turismo, incluindo sua atuação como presidente da ABAV-RJ por 9 anos. Ele assume o cargo em 1º de julho com a missão de dar continuidade aos projetos em andamento e ampliar as frentes de atuação da Fundação, fortalecendo ainda mais a presença do Rio de Janeiro no cenário do turismo nacional e internacional.
“É uma honra dar continuidade ao trabalho que já vínhamos desenvolvendo no Conselho Curador. Assumo essa nova função com o compromisso de fortalecer ainda mais o turismo carioca. A diversidade da nova composição do Conselho, com ícones do setor, representantes de diferentes segmentos do trade e de várias localidades do Rio, é um passo importante para construirmos uma agenda mais integrada e comprometida com o desenvolvimento de todas as regiões do Rio. Seguimos focados na continuidade da promoção da nossa cidade, com estratégias que ampliem o alcance e a relevância do Rio de Janeiro como destino turístico”, declarou Strauss.
Carlos Werneck, que encerra seu ciclo de quatro anos como presidente-executivo do Visit Rio, assume agora a vice-presidência do Conselho Curador. “Sou grato a todos os conselheiros que estiveram ao nosso lado ao longo dessa jornada. Nenhuma política se constrói sozinha e, sem esse apoio, nada disso teria sido possível. A parceria público-privada foi essencial para os avanços que conquistamos. Saio com a sensação de dever cumprido, especialmente pelo relançamento da marca Visit Rio, que foi nossa principal meta nesse período e alcançou resultados expressivos”, destacou.
A nova presidente do Conselho Curador, Alexandra Bueno, destacou o entusiasmo com a nova função. “Assumo esse desafio com muito afinco e o desejo genuíno de contribuir para que tenhamos ainda mais conquistas para o nosso Rio de Janeiro. Agradeço pela confiança e pela oportunidade. Podem contar comigo para seguir trabalhando pelo fortalecimento do nosso setor”, disse.
Balanço do primeiro trimestre de 2025
Durante a reunião, também foram apresentados os números do primeiro trimestre de 2025, que apontam a continuidade da recuperação do setor iniciada no pós-pandemia. Um dos destaques é o crescimento no número de mantenedores da Fundação: de 145 em 2021 para 202 em 2024, um aumento de 39,3%.
Outro destaque do primeiro trimestre de 2025 foram os resultados relacionados à captação de eventos. Somente nesse período, o Visit Rio atuou na captação de 54 eventos, sendo 12 nacionais e 42 internacionais, além da abertura de 42 novas oportunidades. A fundação também mantém 100 eventos em prospecção.
Os números da presença digital da marca também impressionam. O site do Visit Rio ultrapassou 6 milhões de impressões no Google, enquanto o perfil no Instagram já soma mais de 162 mil seguidores, posicionando-se como um dos @visit mais seguidos do país. No LinkedIn, o Visit Rio conquistou o título de perfil de destino mais engajado do mundo nos últimos três meses.
Conselho Curador (2025–2027)
Presidente do Conselho: Alexandra Bueno
Vice-Presidente do Conselho: Carlos Werneck
Presidente Executivo: Luiz Strauss
Vice-Presidente Executivo: Amanda Bukahi
Hoteleiros
Alexandra Bueno
Carlos Werneck
Agentes de viagem
Claudio Del Bianco
Luiz Strauss
Empresa de Transp. Aéreo
Luiz Munhoz
Organizadores de Congressos
Renata Arruda
Luciana Pereira
Entidades de Classe
Andreia Repsold
Ruy Barreto
Empresas de Comunicação
Liberado Júnior
Empresas de Serviços Auxiliares
Roberto Hirth
Orlando Giglio
Empresas de Transp. Terrestre e Marítimo
Luiz Nogueira
Fernando Zavallo
Mantenedores Diversos
Ricardo Gomes
Espaços para Congressos e Eventos
Gabriela Marins
Denise Lima
Gastronomia
Antonio Saraiva
Fernando Blower
Entretenimento
Alexandre Accioly
Paulo Gontijo
Varejo
Gustavo Franca
Patricia Etchecoin
Shopping Centers
Paula Magrath
Adriana Freitas
Terminais Receptivo
Patrick Fehring
Roberta Faria
Turismo Religioso
Pe. Omar
Berthaldo Soares
Conselho Fiscal
Titulares
Rodrigo Lovatti
Andre Loyola
Silvia Albuquerque
Suplentes
Plinio Froes
Riccardo Pina
Pedro Felipe