LANÇAMENTO DA MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL ALCIONE

Publicado por Tatiana Mesquita em 24 de novembro de 2022

 

 

A Federação através do Presidente, Guilherme Abreu e da assessora de comunicação, Tatiana D'Angello estiveram presentes no lançamento da Medalha de Mérito Cultural Alcione, que aconteceu no dia 21 de novembro na quadra da Mangueira.

Alcione, dona de uma voz inconfundível , com 50 anos de carreira e aniversariante do dia, foi escolhida como a grande homenageada para anualmente premiar personalidades e artistas do mundo do samba.

Em decreto a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro escolheram a data em reconhecimento a trajetória desse grande nome da cultura e prestou a homenagem a nossa eterna Marrom.


"A noite foi emocionante. Foi um prazer estar representando nossos conventions neste importantíssimo evento para a cultura do Estado e homenageando nosso querida Marrom. Aproveito para parabenizar a todos os vencedores da noite e também parabenizar ao governador Cláudio Castro e Danielle Barros (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa) pela iniciativa de valorizar a nossa arte." comenta Guilherme Abreu - Presidente da FC&VB-RJ

"O Rio de Janeiro é o berço cultural do samba. Gênero tão democrático e acessível, que pode ser encontrado nos quatro cantos do nosso estado. Então, nada melhor do que valorizar um símbolo tão cultural e que representa tão bem a nossa identidade e as nossas tradições." Afirma Danielle Barros Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.


Todos os anos, sempre no dia 21/11, teremos a Medalha de Mérito Cultural Alcione em homenagem ao seu aniversário, a condecoração reconhece a importância dos artistas, cantores, compositores, músicos e produtores culturais que fazem parte da história do samba fluminense.

Os vencedores da Medalha Alcione foram:

Sambista: Nei Lopes
- Revelação: Arlindinho Cruz
- Cantora: Marina Íris
- Cantor: Diogo Nogueira
- Compositor: Moacyr Luz
- Músico: Paulão 07 Cordas
- Musicista: Samara Líbano
- Produtor cultural: Wanderson Luna
- Projeto destaque 2022:Terreiro de Crioulo
- Melhor Projeto de Território: Museu do Samba