JUIZ DE FORA C&VB É UM DOS EXEMPLOS DE EXEMPLO DE EXCELÊNCIA NA GESTÃO DE CONVENTIONS NO PAÍS

Publicado por Tatiana Mesquita em 17 de setembro de 2021

A Presidente de Juiz de fora C&VB, Thais de Oliveira Lima conversa com o boletim informativo da FC&VBRJ , sobre o JFC&VB, pandemia, gestão e ações.

O Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau é uma associação empresarial sem fins lucrativos, que tem como objetivo fomentar o turismo da cidade através da captação e apoio a eventos. Com 20 anos de história (fundada em 2001), a entidade coleciona uma série de conquistas em prol desse setor, sendo atualmente referência na cidade na representação da iniciativa privada de turismo e eventos locais. Além disso, foi premiada como melhor gestão de CVBx do país, em 2019, pelo Brasil C&VB. 

Com cerca de 16 segmentos associados, o JFC&VB trabalha pelo marketing do destino, através do seu site visitejuizdefora.com, suas redes sociais, a participação em eventos presenciais e virtuais. Apoia os eventos do destino, por meio de pesquisas de captação, calendário de eventos para fomentar negócios entre os associados, disponibilização de book de captação e visitas de familiarização para os promotores interessados no destino. Além disso, busca ser a voz dos seus associados junto ao setor público, mantendo bons relacionamentos com as instâncias de governo local, regional, estadual e nacional. Trabalho que foi destaque na pandemia por ter alcançado grandes êxitos para o setor de turismo e eventos local durante esse período.

Sobre a Pandemia

Durante a pandemia, o JFC&BV buscou, em primeiro lugar, ouvir os associados, suas angústias, dificuldades e sugestões de soluções. Aproximaram de empresas do segmento que não eram associadas, mas que também precisavam de representação, para mostrar que só alcançariam êxitos se tivessem unidos.  Foram criados grupos e listas de transmissão no whatsapp para manter o setor sempre próximo e informado sobre programas de governo, restrições, liberações e perspectivas. Também se uniram com outras entidades representativas, para dar voz ao setor produtivo. Avaliaram e estudaram o setor em outros destinos do país e até fora, para buscar as boas práticas de gestão de crise e, a partir daí, desenvolver protocolos e propostas com embasamento teórico e prático para orientar/sugerir a retomada gradual, consciente e segura dos nossos setores, junto ao poder público. 

Foram feitas centenas de reuniões com associados e não associados, pois acreditavam que somente com diálogo era possível se encontrar soluções. E, com tal iniciativa, conseguiram mostrar a essencialidade dos hotéis no Programa Minas Consciente do Governo do Estado e a liberação gradual dos eventos, no Programa Juiz de Fora pela Vida, por exemplo.

Retomada do Turismo

Para retomada do turismo em Juiz de Fora, estão unindo esforços para a liberação dos eventos na cidade em primeira instância. Os eventos são a mola propulsora do turismo local, portanto trabalham em uma retomada gradual, consciente e segura dessas atividades. Estão investindo em protocolos, orientação e informações aos profissionais locais, para primar pela segurança e padronização da qualidade dos eventos em Juiz de Fora. 

No início do ano, para demonstrar na prática ao poder público, imprensa, população e os próprios profissionais que era possível realizar eventos na pandemia, promoveram três eventos testes de tipologias diferentes (feira, palestra e social). Os resultados dessas iniciativas foram positivas, conseguindo com que o poder público local aceitasse a proposta em liberar eventos de qualquer tipologia para um pequeno número de pessoas na faixa mais restritiva do Programa Juiz de Fora pela Vida e aumentando gradativamente conforme houvesse flexibilização no referido programa municipal.

Além disso, propostas estão sendo apresentadas aos poderes executivo e legislativo para apoio fiscal a espaços de eventos e hotéis, através de redução de IPTU e ISS para possibilitar a recuperação desses setores no período pós pandemia. Criaram também um novo projeto de marketing de destino baseado no conceito de marketing 5.0, para ampliar mais a atuação do JFC&VB e investir em um marketing mais humanizado e de aproximação entre os empresários, turistas e a população. 

“Vamos investir em nosso site, no calendário e espaços de divulgação para eventos sociais, esportivos,  infantis, gastronômicos e de entretenimento. Dando uma nova roupagem ao JF&CVB, que durante muito tempo esteve focado nos eventos corporativos. Acreditamos que tudo isso será possível através do fortalecimento da rede Interorganizacional de turismo de eventos de Juiz de Fora. É um projeto que visa implantar o conceito de coopetição (cooperar + competir), entre as empresas locais.  Partilhar conhecimento, informações, tecnologia e claro, soluções para sairmos juntos e mais fortes dessa crise.” afirma Thais de Oliveira (Presidente do JF C&VB).

Parceria com a FC&VBRJ 

"A parceria do JFC&VB com a Federação começou em 2017, quando Juiz de Fora foi selecionado para sediar o 12° Congresso Brasileiro de CVBx, no ano de 2020. Sendo Juiz de Fora o porta de entrada de Minas Gerais para os cariocas e fluminenses e devido a proximidade da cidade com o Estado, “ Sabíamos que o Congresso sendo aqui era uma grande chance de união entre os CVBx do Rio e de Minas. Durante esse tempo, com o apoio sempre entusiasmado do Presidente Marco Navega, trocamos muitas experiências e passamos a ofertar a experiência e conhecimento do trabalho do JFC&VB, aos CVBx do Rio, com a minha participação como palestrantes em eventos em Maricá e Petrópolis e a participação do Presidente Navega, como palestrante, em eventos aqui, como o I Fórum de Turismo e Eventos de Juiz de Fora e Região, em 2018. Além da ilustre presença do Presidente na nossa confraternização nesse mesmo ano.” afirma Thais. 

Em 2020, apesar do Congresso Brasileiro de CVBX não ter acontecido em Juiz de Fora, devido a pandemia, foi idealizado um novo projeto em conjunto com a Federação ,que foi um verdadeiro sucesso, o 1° Fórum Luso Brasileiro de Turismo e Negócios, realizado de forma online, em novembro.

Elevando o nome dos destinos e do nosso país em âmbito internacional, conseguiram uma rica troca de experiência entre Brasil e Portugal. Visto tamanho êxito, certamente o evento terá uma segunda edição esse ano e nos anos que se seguem, podendo gerar frutos de ações super positivas entre e para os Conventions Bureaux de ambos os países.

Thais, acredita muito em parcerias, redes e troca de experiências, por esse motivo sempre busca estar perto de outros CVBx.