A JetSMART iniciou nesta sexta-feira (9) sua nova rota internacional ligando diretamente o Rio de Janeiro (GIG) a Mendoza (MDZ), na Argentina. Com dois voos semanais — às sextas-feiras e domingos — a companhia aérea de baixo custo se torna a única a operar voos diretos entre as duas cidades, restabelecendo uma importante conexão aérea entre Brasil e Argentina, agora fortalecida por uma ação estratégica de promoção turística.
Para celebrar o lançamento da rota e impulsionar o turismo internacional, foi realizada uma press trip em parceria entre Embratur, Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), Visit Rio e o Búzios C&VB. A iniciativa marcou o início das ações do termo de cooperação técnica assinado no mês passado entre as instituições, com foco na promoção integrada do Estado do Rio como destino internacional.
A ação contou com a presença de jornalistas argentinos que desembarcaram no primeiro voo da nova rota, nesta sexta-feira (9). Os profissionais participaram de um almoço especial de boas-vindas na Palace Churrascaria com a representante da JetSMART e a equipe da FC&VB-RJ, que apresentou as potencialidades turísticas do estado. Em seguida, o grupo seguiu para Búzios, onde passou o final de semana vivenciando experiências turísticas no balneário, reconhecido por sua hospitalidade, belezas naturais, praias paradisíacas, vida noturna vibrante e infraestrutura voltada ao turismo internacional. Além de reforçar a malha aérea internacional, a nova rota Rio-Mendoza soma-se a outras três conexões diretas operadas pela JetSMART a partir do Rio de Janeiro: Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).
Em 2025, o Brasil registrou um aumento significativo no número de turistas argentinos, com 870.318 visitantes apenas em janeiro — um crescimento de 92% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ainda, segundo a Embratur, dentre os principais países emissores de turistas a Argentina lidera de forma expressiva, com 1.928.161 visitantes, número significativamente superior ao segundo colocado, o Chile, com 286.910 turistas. Esse dado reforça a importância estratégica do mercado argentino para o turismo brasileiro, especialmente para destinos tradicionalmente procurados por esse público, como Búzios.
“A press trip foi de grande importância para nosso Estado. O grupo saiu encantado — não só com o que viram em Búzios, mas também com os demais destinos que apresentamos. Saímos muito satisfeitos, pois tivemos a oportunidade de mostrar os atrativos da capital e do interior. As matérias jornalísticas irão fortalecer ainda mais a imagem do nosso estado. Nosso trabalho está focado em trabalhar com que os turistas conheçam a capital e fiquem pelo menos mais 3 dias para conhecer o interior.”, destacou Guilherme Abreu, presidente da FC&VB-RJ.
Mendoza, localizada na região de Cuyo, é conhecida mundialmente por sua produção de vinhos, especialmente o Malbec, e por sua forte vocação para o enoturismo, gastronomia e atividades ao ar livre em meio a paisagens naturais impressionantes.
Essa nova conexão representa mais do que uma expansão de rotas — ela impulsiona o turismo entre Brasil e Argentina, atrai mais visitantes internacionais para o estado do Rio de Janeiro e promove o desenvolvimento econômico e cultural das regiões, fortalecendo o papel da FC&VB-RJ e seus parceiros na promoção do destino fluminense no cenário internacional.