JARDIM BOTÂNICO FECHA PARCERIA COM O RIO CONVENTION E VISITORS BUREAU PARA CAPTAR EVENTOS

Publicado por Tatiana Mesquita em 30 de julho de 2021

Um dos principais e mais tradicionais pontos turísticos do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico (JBRJ), quer ampliar a captação de eventos. Para isso, fechou uma parceria estratégica com o Rio Convention e Visitors Bureau (Rio CVB) para atrair e viabilizar a realização de congressos nacionais e internacionais, especialmente os técnico-científicos, culturais e esportivos. "Com a expertise do Rio CVB em trazer para o Rio grandes eventos, vamos contribuir para alavancar esse potencial do Jardim Botânico. A estrutura do parque é excelente para abrigar congressos, palestras, exposições, entre outras iniciativas", afirma Carlos Werneck, presidente-executivo do Rio CVB.

Com uma área de 540 mil metros quadrados, o Jardim Botânico possui diversas estruturas prontas para diferentes tipos de atividades. Normalmente, o espaço abriga por ano dezenas de eventos. Com a pandemia, o número caiu em 2020 e em 2021 a expectativa é de recuperação. "O Jardim Botânico do Rio, que é um dos principais pontos turísticos da cidade e se abre a novas oportunidades a partir de congressos e eventos nacionais e internacionais atraídos e viabilizados pelo Rio Convention & Visitors Bureau", defende a presidente do JBRJ, Ana Lúcia Santoro.

Realizar eventos privados também faz parte da estratégia do Jardim Botânico para captar recursos. Autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, o JBRJ iniciou em maio um programa de patrocínios e parcerias privadas. Os apoiadores podem optar por valores que vão de R$ 150 mil a R$ 5 milhões. Toda a quantia será revertida em iniciativas que vão de pesquisas científicas à criação e manutenção de espaços e programações culturais. Os patrocinadores terão contrapartidas como a exposição da marca aos visitantes e a utilização de espaços do Jardim. 

O acordo de cooperação prevê o acesso do Jardim Botânico ao calendário de eventos do Rio CVB, a dados estatísticos e tendências do mercado internacional, além da participação de roadshows, famtours e visitas para a imprensa.

A parceria também visa aumentar o turismo de lazer, com a inclusão do JBRJ nas ações do Rio CVB. A média de visitação anual é de 600 mil pessoas por ano. Número impactado pela pandemia da Covid-19. Com a redução nos casos e a ampliação da vacinação, o JBRJ suspendeu a obrigatoriedade de agendamento para as visitas ao parque e reabriu o portão principal.