De 24 de julho a 3 de agosto, a charmosa cidade de Guapimirim, na Serra Verde Imperial do Rio de Janeiro, será o cenário de uma verdadeira maratona cultural. Em sua 7ª edição, o Festival de Inverno de Guapimirim é um dos principais eventos artísticos do estado, oferecendo 11 dias de programação gratuita do teatro à música, passando por literatura, exposições, dança e cultura popular.
Este ano, o festival presta uma homenagem a um dos nomes mais respeitados da música brasileira: Mauro Motta, compositor, produtor musical e arranjador premiado duas vezes com o Grammy Latino com Roberto Carlos, e conhecido por parcerias com Raul Seixas, Balão Mágico, Elba Ramalho, Jerry Adriani, Fábio Jr, entre outros grandes nomes da música nacional. Morador de Guapimirim desde 1977, Motta faleceu em abril deste ano e será lembrado em diferentes momentos da programação, incluindo uma exposição fotográfica.
A escolha do Mauro para esta edição do Festival de Inverno de Guapimirim não é um tributo, segundo a prefeita Marina Rocha. “Desde nossa primeira conversa sobre esta edição já era certo que seria o Mauro. Infelizmente ele nos deixou em abril, mas a família nos reforçou que era o momento de celebrar a vida e todo o legado desse grande artista. Todo mundo com certeza já ouviu uma música dele. E se acha que não ouviu, quando ouvir vai cantar junto”, afirma.
Mauro deixou mais de 500 músicas e muitas canções inéditas. No Grammy fez história dois anos consecutivos com o álbum ‘Pra Sempre’, de Roberto Carlos, dedicado à memória de Maria Rita. Como compositor deixou muitos sucessos: Fim de Tarde (Fat Family e Cláudia Telles), Escancarando de Vez (Elymar Santos), Eu e Ela (Roberto Carlos), Doce, Doce Amor (Jerry Adriani), o tema do gato Garfield, e ainda sucessos infantis com Mara Maravilha, Trem da Alegria e a Turma do Balão Mágico, conquistando disco de ouro com mais de 1 milhão de cópias vendidas. Ele também fez parte do grupo Renato e Seus Blue Caps.
“Estamos muito honrados porque era uma coisa que meu pai queria muito em vida e também muito envaidecido com tudo que está sendo feito pelo meu saudoso pai, um ícone da música brasileira”, declarou Roberto Sacilotti, um dos seis filhos de Motta, que tem acompanhado de perto toda a construção do festival.
O Festival marca um encontro multicultural, totalmente gratuito, da Serra Verde Imperial. “Neste ano estamos celebrando a música, homenageando o arranjador, produtor musical e compositor, Mauro Motta. Mas essa homenagem foi idealizada no início do ano e esperamos fazer uma celebração digna do seu talento e da sua arte, tão importantes para a Música Popular Brasileira”, destacou o secretário de Turismo, Mário Seixas, já entregando na abertura uma noite dedicada à parceria e amizade de Mauro Motta com Raul Seixas, que neste ano comemoraria 80 anos.
A cerimônia de abertura será em alto estilo com recursos de tecnologia para uma imersão apresentada pelo próprio Mauro e sua obra, depoimentos dos amigos que colecionou na vida e carreira, numa noite dedicada à sua parceria com o “Maluco Beleza”. É nesta quinta-feira, dia 24, na sede campestre da Casa de Viseu que fica em Guapimirim, com destaque para o espetáculo “Raul Seixas – O Musical”, estrelado por Bruce Gomlevsky, que revive nos palcos a trajetória do parceiro e grande amigo de Mauro Motta. A festa também terá sets das DJs Louise e Vivi Seixas, filha de Raul.
Ao longo do festival, Guapimirim se transforma em um grande palco cultural descentralizado, com atividades acontecendo em diferentes pontos do município, democratizando o acesso à arte e movimentando a economia criativa local. A Arena Multicultural do Bananal receberá atrações teatrais de peso como “Detalhes de Nós Dois”, com Helga Nemethik e Pedro Henrique Lopes, destacando mais um parceiro de Motta, o rei Roberto Carlos. E também o espetáculo infantil musical “Pimentinha – Elis Regina para crianças”. Já a Praça Paulo Terra, no Centro, será palco de grandes shows da música popular como Ana Carolina, Raça Negra, Banda Venntura, Valesca Mayssa, JULYAH e Os Garotin, além da banda cristã Rosa de Saron. Para os grandes shows, a Prefeitura vai disponibilizar o atendimento humanizado da sala sensorial, espaço criado especialmente para acolher pessoas com necessidades especiais, como as que estão no Espectro Autista, que possam desregular pelo contato com grande público ou barulho.
Para toda a família
As crianças e famílias também terão espaço garantido com a Caravana Cultural, que percorrerá bairros com recreação, capoeira, pintura facial, teatro infantil e dança. Já as escolas públicas se transformarão em palcos educativos, recebendo espetáculos como “O Baile da Wandinha”, “Flicts – O Musical” e “Guardiões do Tempo”.
Além das artes cênicas e musicais, o festival também valoriza os talentos locais com feiras de artesanato, saraus e contação de histórias, como o espetáculo “A Menina Akili e Seu Tambor Falante”, que fecha com encantamento a programação na Praça Jardim da Cotia.
Com entrada franca em todos os dias, o 7º Festival de Inverno de Guapimirim promove o encontro entre o público e a arte em suas mais diversas formas, posicionando o município como um dos principais roteiros de turismo cultural do Estado do Rio de Janeiro. Uma excelente pedida para quem busca curtir as férias com cultura, história e as belezas naturais da Serra Verde Imperial.
Serviço:
7° Festival de Inverno de Guapimirim
24 de julho a 3 de agosto
Entrada Grátis
Algumas atividades estão sujeito à lotação, confira na programação a necessidade de retirar o ingresso gratuito
Todas as informações no site festivaisdeguapimirim.com.br