Fila no Aeroporto Internacional Tom Jobim — Foto: Reprodução/ TV Globo
O Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, registrou a chegada de mais de 473 mil visitantes estrangeiros nos dois primeiros meses do ano. O dado é da RIOgaleão, responsável pela administração do local, afirma que é o maior volume da história para estes meses desde 1977.
De acordo com a RIOgaleão, foram 223.613 visitantes em janeiro e 249.713 pessoas em fevereiro, somando 473.326 turistas. Os dados não incluem totalmente as chegadas para o carnaval, que aconteceu em março.
Outro levantamento com informações de entrada da Polícia Federal e divulgado pelo poder estadual indica que, no total, 500 mil visitantes estiveram no Rio desde o começo do ano.
Para Gustavo Tutuca, secretário estadual de Turismo, o aumento se deve ao trabalho de promoção internacional, a desvalorização do real e o processo de revitalização do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Ele destaca o trabalho de captação de novos voos.
“A RIOgaleão, em conjunto com a gente com outros entes de turismo, tem feito muitas ações para captar novas companhias aéreas e novos voos aqui para o Rio de Janeiro”, disse Tutuca.
Daniela Maia, secretária municipal de Turismo, destaca a importância do aeroporto por facilitar a chegada à capital fluminense.
“A gente tem informações de todos os setores do turismo, como equipamentos turísticos, como os bares e restaurantes, que vem conversando com a gente. Então, realmente, o número de turistas estrangeiros cresceu muito. E acho que vem crescendo e a gente tem uma coisa que é: o turista que vem para cá quer voltar. Ele fala que ele quer voltar”, ressaltou Daniela.
Além dos dados obtidos pelos órgãos federais de entrada, a Prefeitura do Rio de Janeiro também trabalha com outro sistema, que utiliza geolocalização de telefones celulares, para obter dados mais precisos sobre a permanência dos turistas estrangeiros.
O Aeroporto do Galeão passa pelo processo de ganhar novos voos desde 2023, em um projeto de maior aproveitamento do terminal e redução do fluxo do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio.
Estande da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro para o G20 no Aeroporto Internacional Tom Jobim — Foto: Cristina Boeckel/ g1