FESTIVAL DE CINEMA EM VASSOURAS IMPULSIONA A ECONOMIA NO VALE DO CAFÉ

Publicado por Tatiana Mesquita em 14 de julho de 2022

Vítor Mattos - Redação

Uma mostra nacional de cinema com caráter competetivo, participativo e informativo. Foi assim que o 1º Festival de Cinema em Vassouras, no Vale do Café, trouxe um grande intercâmbio entre agentes envolvidos na produção audiovisual de todo o Brasil. Com o objetivo de trazer reflexões sobre formatos e encontros com profissionais do setor, a ação trouxe debates, palestras e também discutiu sobre estratégias para a distribuição de filmes representativos.

A programação realizada entre os dias 22 e 29 de maio trouxe mais de 25 produções entre curtas e longas-metragens, mostra competitiva e painéis com grandes nomes do mercado. A Federação de Convention & Visitors Bureau esteve presente através do presidente Guilherme Abreu e da especialista em Film Comission, a jornalista Tatiana D"Ângello, que participaram da abertura e de um painel sobre o turismo cinematográfico e sua importância para o desenvolvimento da economia com mediação de Daniele Hipólito.

O Festival de cinema foi levado e aconteceu na cidade de Vassouras após um encontro articulado pela FCVB-RJ, entre o convention local e os produtores do festival, que apresentaram a empresários locais e ao setor público da cidade que abraçaram o evento.

"O Festival valoriza cada vez mais a cultura, arte e turismo do estado do Rio de Janeiro, principalmente do interior, valorizando a economia local e exaltando a cultura brasileira. As fazendas do Vale do Café e todos os os atrativos turísticos dessa região irão ganhar muito em todos os sentidos."
afirma Guilherme Abreu, presidente da FC&VB-RJ.

"É um grande ganho ter um festival de cinema como este no interior, potencializando o Vale do Café enquanto destino cinematográfico, sendo retratado nas telas ou ganhando visibilidade com através do Festival. O turismo e a economia tem muito a ganhar." Afirma Tatiana D"Angello, especialista em Film Commission

Vale destacar que ao longo dos dias de programação o comércio local, hotelaria e setor gastronômico receberam grande movimentação, chegando a ter nos finais de semana 100% de ocupação, impulsionando a economia local e atraindo investimentos para a cidade.

Na oportunidade a Federação ainda participou da Inauguração da sala de Cinema no Hotel Santa Amália que leva o nome do ator Humberto Martins, com os produtores, o Vale do Café C&VB , além do ator Carlos Vereza e convidados.