Petrópolis reforça sua vocação como destino de turismo cultural ao receber, nos dias 18 e 19 de outubro, a 6ª Feira de Cerâmica. Mais do que um encontro de artistas e apreciadores da arte do barro, o evento em Itaipava se transforma em um convite para prolongar a estadia na serra: quem vem em busca de peças únicas também encontra oficinas, palestras e vivências que movimentam restaurantes, hotéis e o comércio local, fortalecendo a economia criativa e ampliando o impacto do turismo na cidade.
“A Feira de Cerâmica é um exemplo de como a cultura impulsiona o turismo em Petrópolis. Um evento desse porte não apenas valoriza nossos artistas e fortalece a identidade cultural da cidade, mas também gera movimento real no trade turístico, comércio e serviços. Esse ciclo virtuoso mostra que investir em eventos culturais é também investir na economia do turismo, consolidando Petrópolis como um destino completo e diferenciado”, afirma Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.
O evento, que já faz parte do calendário de eventos oficial da cidade, reúne mais de 40 expositores e atrai não apenas moradores, mas também turistas que encontram na feira um motivo a mais para visitar a região. Além da oportunidade de adquirir peças únicas, a programação inclui oficinas, palestras e demonstrações ao vivo, que aproximam o público da arte milenar de moldar o barro. Essa experiência vai além do consumo: prolonga a permanência dos visitantes, movimenta a economia local, aquece restaurantes, hotéis e o comércio, fortalecendo a rede de turismo cultural da Serra.
Produzida por Alice Cavalcante e Isabel Themudo, da Sábios Projetos, a Feira nasceu em 2017 de uma iniciativa coletiva dos ceramistas e, desde então, vem crescendo em público, relevância e impacto. Hoje, já é reconhecida como um dos principais encontros de arte e artesanato da região, sendo contemplada em editais culturais e contando com patrocínios e apoios institucionais que viabilizam sua realização.
Para Alice Cavalcante, o sucesso da feira está diretamente ligado à identidade da cidade. “Ver como a Feira se tornou um ponto de encontro para admiradores e colecionadores, para famílias que vêm de fora, não só para comprar uma peça, mas para viver uma experiência cultural — isso mostra que estamos fazendo mais do que arte, estamos contribuindo para consolidar Petrópolis como destino de turismo cultural”, afirma.
Já Isabel Themudo destaca como o evento reforça a herança artística de Petrópolis e sua relevância econômica. “Cada edição reafirma o quanto a cerâmica é elo entre passado e presente; a Feira já se tornou parte da identidade da cidade. Ela preserva tradição, mas também impulsiona inovação, trazendo impacto direto para a economia local, para artistas, empreendedores e para a visibilidade de Petrópolis no mapa cultural”, comenta.
Assim, a 6ª Feira de Cerâmica de Petrópolis celebra a força de um ofício ancestral, que se reinventa pelas mãos de artistas contemporâneos, e mostra como cultura, hospitalidade e turismo se encontram em um só destino. Afinal, em Petrópolis, cada peça moldada é também um convite para descobrir uma cidade que acolhe, inspira e transforma.
Contemplada pelo Edital Novas Linhas, promovido pelo Instituto Municipal de Cultura - Prefeitura de Petrópolis, via POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA – PNAB, a Feira de Cerâmica de Petrópolis conta nesta edição com o apoio do Shopping Vilarejo e do Sebrae, além de apoios culturais de importantes parceiros do setor, como Arte Brasil (SP), Crivo – Ferramentas para cerâmica (RJ), Sergio Suportes (SP), Ateliê Vitão (SP) e Beijo da Terra - Moldes para Cerâmica Artesanal (RJ), Pascoal Massas Cerâmicas (SP), Villa Verde Flores - Paisagismo e Jardinagem (RJ) e as Cervejarias: Guapa, Tortuga e Valley (RJ).
Ceramistas & Ateliês participantes da 6ª Feira de Cerâmica de Petrópolis:
- Adriene Baldez - Ab_ceramicas (Rio de Janeiro)
- Alexandre Jorge (Petrópolis)
- Ana Rondon - Espaço Artéria (Petrópolis)
- Ana Valéria Cafezeiro (Petrópolis)
- Ateliê Canto da Terra (Petrópolis)
- Beth Brotherhood (Petrópolis)
- Camila Muniz - Colina Cerâmicas (Petrópolis)
- Cássia e Tereza - França Cerâmica (Rio de Janeiro)
- Celia Berliner (Rio de Janeiro)
- Cris Matos - Oficina Colmeia (Rio de Janeiro)
- Eliane Sciamarella (Petrópolis)
- Eliane Simas - Nane Cerâmica (Petrópolis)
- Elsie Coelho (Petrópolis)
- Flávia Lovatel - Apis Lovatel (Petrópolis)
- Guilherme Gomes (Rio de Janeiro)
- Hazel Hathaway (Petrópolis)
- Ilka Luz - Kika Cerâmica (Rio de Janeiro)
- Ivo Ferreira (Petrópolis)
- Izabel Ribeiro (Petrópolis)
- Januária Brandão - Batida de Barro (Niterói)
- Jean Ruffier (Petrópolis)
- Juliana Elael (Petrópolis)
- Juliana Puga - Risoflora Ateliê (Petrópolis)
- Lívia Müller Cerâmicas (Petrópolis)
- Luana Ruffolo - Ruffi Cerâmicas (Petrópolis)
- Luciana Cordeiro (Petrópolis)
- Lydia Sebastiany (Petrópolis)
- Maria Luiza Lacerda (Petrópolis)
- Mônica Basílio - Casa da Lulu (Petrópolis)
- Pekuá Espaço de Artes (Petrópolis)
- Quintal.arte (Rio de Janeiro)
- Rafaela Sartore - Essere Cerâmica (Petrópolis)
- Rogério Yamamoto (São Paulo)
- Rosane Teixeira (Petrópolis)
- Selma Galvão - Cerâmica de Bancada (Rio de Janeiro)
- Sergio Celane (Rio de Janeiro)
- Viktor Varis (Petrópolis)
Serviço: 6ª Feira de Cerâmica de Petrópolis
Data: dias 18 e 19 de outubro
Horários: Sábado de 10h às 19h
Domingo de 10h às 18h
Local: Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria nº 10.035 , Itaipava
Entrada franca