A Federação junto com o Rio C&VB ofereceram jantar para a Comitiva do Presidente da Embratur , Silvio Santos do Nascimento e para o trade turístico representado pelos Presidentes dos C&VBx do estado do Rio de Janeiro.
Na oportunidade a Diretora de Marketing, Karisa Nogueira, apresentou o trabalho feito pela agência e as ações previstas para o segundo semestre para divulgar o Brasil no exterior, em seguida foram apresentadas as demandas do estado e das regiões.a fim de trazer um panorama do turismo e reforçar a importância do trabalho em conjunto para a promoção do estado Rio de Janeiro tanto para o mercado interno quanto para externo.
Dentre as demandas foram colocadas o MICE, o gargalo dos Aeroportos do estado do Rio, promoção do estado como cenário para produções de audiovisual e a divulgação e a promoção turística do estado.
“Acreditamos que a união das entidades públicas e privadas fazem toda a diferença para nosso setor. Ficamos muito felizes de podemos fazer esse encontro com a Embratur, para passamos as nossas demandas e para estreitar o relacionamento do trade. Foi uma noite maravilhosa, agradecemos a presença de todos.” Afirma o Guilherme Abreu Presidente da FC&VB RJ
“Sabemos que o turismo tem um peso significativo na economia não só para o país, mas também para Estados e municípios. O Rio de Janeiro é uma das cidades mais procuradas pelos turistas no Brasil e é a porta de entrada para outros destinos. O setor vem demonstrando uma importante recuperação após a pandemia, por isso, consideramos fundamental neste momento investir na melhoria da infraestrutura turística e na promoção da nossa cidade. Acreditamos que o governo federal, através da Embratur, é um importante parceiro na busca por esse objetivo”, afirma Roberta Werner, diretora-executiva do Rio Convention Bureau.
Dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) mostram que o turismo contribui com 7,7% do PIB brasileiro. Após a pandemia, o setor vem mostrando uma forte recuperação. Nos últimos 12 meses, o volume das atividades turísticas cresceu 42,5% e a receita do setor teve um salto de 59%. No caso do Rio de Janeiro, as receitas tiveram um aumento de 40,2% e a receita subiu 25,6%.