Uma das maiores feiras de turismo do mundo, a ITB – Internationale Tourismus-Börse, em Berlim, na Alemanha – país que detém grandes grupos de operadores de viagem do mundo –, reuniu diversos expositores de todos os 4 cantos em 3 dias de evento. O evento reuniu 10 mil expositores de 180 países além, de mil compradores e 160 mil visistantes. E quem marcou presença foi a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, através do presidente Guilherme Abreu e a Gestora de Marketing e Novos Negócios da FC&VB-RJ, Tatiana D'Angello.
O presidente ficou encantado com tudo o que viu.
“A nossa participação na ITB está sendo fantástica, estamos aprendendo muito com os players mundiais, que são incríveis. Aqui encontrei países que estão participando e que nunca tinha visto em outras feiras. Isso mostra a grandiosidade do evento.”destaca.
A Federação estava no estande com experiência imersiva do Rio, no pavilhão da América Latina, organizado pela Setur (Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro) e a TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), Guilherme destacou a importância da nossa marca estar presente no evento – já que a Alemanha é um mercado mais do que necessário, sendo essencial para qualquer destino que queira se posicionar internacionalmente.
“Estou muito satisfeito com a vinda ao evento.Foi de grande valia estamos aqui representando a parte privada e nossos Convetions. Agradeço todo o suporte da Setur. As nossas reuniões junto à Embratur e ao trade foram importantes”, explicou.
E ainda completou: “Absorvemos muitas coisas aqui para implantarmos em nosso estado. Foi excepcional e espero tirar grandes proveitos”, conta Guilherme.
A FC&VB-RJ ainda teve reunião com a Embaixada Brasileira, na Alemanha, e ainda participou da assinatura da carta de intenção com a empresa aérea alemã Condor – que faz planos de voltar a voar para o Rio de Janeiro.
“Participamos de reuniões estratégicas, fizemos pesquisa de mercado e tendências, contatos com agentes e operadores, além de contato com a imprensa nacional e internacional. Por aqui buscamos reforçar a marca de diversos destinos do estado do Rio." afirma Tatiana D'Angello Gestora de Marketing.
Além da representação institucional, foi feito o trabalho para apresentar os destinos do interior. "Temos a Serra Imperial, a Costa do Sol, a Costa Doce, a Costa Verde e o Vale do Café com experiências incríveis, únicas e autênticas perto da capital." afirma Tatiana. A equipe presente se dividiu entre reuniões no estande do Rio e na Embratur, além do estudo de mercado e novos contatos.
Os Alemães
Sendo um dos maiores mercados emissores, os alemães agregam valor aos destinos, pois apreciam cultura, sol, arte e natureza. Essa aproximação com a Alemanha e a presença na ITB foram fundamentais para os novos planos da Federação no crescimento do turismo do nosso estado. Percebemos de perto que algumas das nossas cidades tem muitos traços da cultura alemã, além de certificamos algumas ações previstas para esse ano.