FEDERAÇÃO ENTREGA O PRIMEIRO PRÊMIO DE TURISMO CINEMATOGRÁFICO EM PARATY

Publicado por Tatiana Mesquita em 15 de agosto de 2024

 

A Federação de Conventions é Visitors Bureaux através do RioConvida com apoio da Paraty C&VB entregou o prêmio inédito de Turismo cinematográfico para o filme “De Pai Pra Filho” , do diretor Paulo Hslm, diretor e Liara Castro como produtora do filme. O Prêmio visa ressaltar a trabalho da produção e o o filme que melhor mostrar a cidade , a atmosfera , Lifestyle e costumes de uma localidade, assim gerando desejo e atraindo mais turistas.

Além do o prêmio o ganhador terá direito a duas diárias na pousada porto Imperial, passeio de barco com Paraty tours, mergulho com cilindro com a empresa Adrenalina e jantar no restaurante margarida café para curtir a atmosfera e vivenciar as melhores experiências da cidade.

Entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, Paraty com seus encantos naturais, culturais e arquitetônicos, se tornou a vitrine mundial do cinema. Isso porque, pela primeira vez na Região da Costa Verde, Paraty foi a sede de um grandioso evento que entrou para a história do audiovisual. Idealizado, produzido e com curadoria dos irmãos Bruno e Jane Saglia, o Festival Internacional de Cinema de Paraty chegou à histórica cidade com o objetivo de contribuir para a promoção artística, fomentar o turismo local, intensificar a cultura, promover fóruns, palestras, debates, encontros com profissionais do setor, entre outras muitas ações.

Reunindo expoentes do audiovisual, profissionais de extrema relevância em todo o país e no exterior, o Festival Internacional de Cinema de Paraty, destacou uma vasta e ininterrupta programação. Dentre as entidades apoiadoras, a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ) e RioConvida estiveram presentes através da representação de Guilherme Abreu (Presidente da FC&VB-RJ) e Tatiana D’Angello (Gestora de Marketing e Inovação) apoiando o evento . Através desta parceria e com a colaboração do Paraty Convention, foi criado o primeiro Prêmio de Turísmo Cinematográfico concedido ao filme ‘De Pai Pra Filho’, dirigido por Paulo Hslm e produzido por Liara Castro e entregue por Tatiana D’Angello. Esse é um primeiro prêmio a nível mundial que valoriza a obra e a história de um filme em conjunto com o local onde foi gravado, unindo duas potências da indústria criativa; o audiovisual e o turismo.

"Estamos felizes em criar esse prêmio junto com o festival, valorizando duas indústrias importantíssimas e que se complementam. O audiovisual é fundamental na promoção de destinos turísticos, criando vídeos e filmes que atraem e engajam visitantes. Um filme é responsável por divulgar e promover imagens que geram desejo e despertam o interesse dos turistas, criando e recriar espaços no imaginário coletivo, a partir disso há uma expansão da atividade turística , uma vez que a região ganha maior visibilidade ao ser mais vezes retratada em obras audiovisuais." comenta Tatiana D'Angello - Gestora de Marketing e Inovação da FC&VB-RJ.

"Queremos chamar atenção para nossos destinos e histórias. Nosso país é rico e eclético em cenários e na cultura. Temos belezas naturais como praias, ilhas, montanhas, fazendas, florestas, passando por espaços esportivos, históricos, contemporâneos e muito mais, que são perfeitos para filmar diversos gêneros, do drama à comédia." afirma Guilherme Abreu - Presidente da FC&VB -RJ

"Este prêmio, além de ser muito especial por seu ineditismo, tem como objetivo de promover a identidade de uma região como um destino turístico, ao levar para às telas uma cidade, um centro histórico, ambientes que apresentam um determinado local, que o turista quando estiver passando por ele, vai reconhecê-lo através de uma memória afetiva, ou ter interesse de inserir no seu roteiro turístico essa localização para vivenciar a experiência de conhecer e estar no mesmo ambiente onde se passou o filme, assim como acontece com inúmeros locais que reconhecemos nos filmes estrangeiros." destaca Bruno e Jane Saglia, realizadores e curadores do Festival Internacional de Cinema de Paraty.

Ao longo de cinco dias, foram exibidos filmes brasileiros e internacionais, selecionados para a mostra competitiva, nas categorias:

Longa–metragem ficção brasileiro;
Longa-metragem documentário brasileiro;
Curta-metragem ficção brasileiro;
Curta-metragem documentário brasileiro;
Curta-metragem animação brasileira.
Longa-metragem ficção internacional;
Curta-metragem ficçao internacional.

Além destas, houve a mostra especial na categoria de Curta-metragem regional, com filmes rodados em Paraty, tendo em seu argumento a cidade como destaque. Somaram-se ainda mostras especiais e homenagens à personalidades do cinema que se dedicaram à sétima arte.

Vale destacar que o caráter internacional do evento contemplou filmes vencedores nas categorias de Melhor Curta-metragem e Longa-metragem Ficção Brasileiro. As produções serão exibidas nas próximas edições do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF). O Festival Internacional de Cinema de Paraty exibiu também uma programação exclusiva de filmes de acervo do Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro, ao longo da programação do evento. Outro destaque se deu em Barra Grande, com uma sessão especial do curta-metragem “Paraty Tem Barra Grande”, que contou com a presença da diretora Joana Schneider.

O evento teve ainda como destaque a Mostra José Wilker, como parte do acervo exclusivo doado por Mariana Wilker, filha do saudoso artista, ao Museu da Imagem do Som-RJ. Além disso, o especialíssimo júri composto por: Francisco Carbone, Neusa Barbosa e Bruno Carmelo concedeu o Troféu José Wilker aos destaque da crítica.

 

Confira a lista de premiados:

Vencedores na Categoria Longa-metragem

MELHOR FILME - O MENSAGEIRO - JEAN TOMA
MELHOR DIREÇÃO - LÚCIA MURAT - O MENSAGEIRO - JEAN TOMA
MELHOR ROTEIRO - LÚCIA MURAT E TUNICO AMANCIO - O MENSAGEIRO - JEAN TOMA
MELHOR FOTOGRAFIA - ATENA - JULIANO DUTRA - ENRICO PECCIN
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE - ANDRÉ WELLER - O MENSAGEIRO - JEAN TOMA
MELHOR FIGURINO - PRETA MARQUES - O MENSAGEIRO - JEAN TOMA
MELHOR SOM - BRENO PROUBEL - DE PAI PARA FILHO - LIARA CASTRO / MIÁ
MELHOR EDIÇÃO - MAIR TAVARES E MARIH OLIVEIRA - O MENSAGEIRO - JEAN TOMA
MELHOR ATOR - SHICO MENEGAT - O MENSAGEIRO - JEAN TOMA
MELHOR ATRIZ - MIÁ MELLO - DE PAI PARA FILHO - MIÁ MELLO
MELHOR ATOR COADJUVANTE - MARCO RICA - DE PAI PARA FILHO – MIÁ / JEAN / LIARA
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - GEORGETTE FADEL - O MENSAGEIRO - JEAN TOMA

CATEGORIA DE LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL

MELHOR FILME - LOS DE ABAJO - CAROLINA MONTEIRO E FERNANDO ARZE


CATEGORIA DE LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO

MELHOR FILME - LUIZ MELODIA - NO CORAÇÃO DO BRASIL - PATRICIA PALUMBO


Vencedores na Categoria de Curta-metragem

Melhor Curta Ficção - Deixa - Danilo Ferreira
Melhor Direção - Giulia Butler
Melhor Roteiro - Klaus Hastenreiter - Solange Não Veio Hoje - NÃO VEIO
Melhor Curta Acessibilidade - O Tesouro da Rua 34 - Livia Piccolo
Melhor Curta Ambiental - Das Águas - Thiago Martins - JÁ FOI
Melhor Curta Doc - As Marias - SEM INF - NÃO VEIO
Melhor Curta Internacional - Joia (Não vem) vai gravar um vídeo para ser exibido
Curta Animação - Bicicleta Vermelha - Rodolfo Pinotti
Curta Regional - Paraty Tem Barra Grande - Joana Scheneider