A BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market (antiga Bolsa de Turismo de Lisboa), um dos mais importantes eventos do setor turístico, iniciou nesta quarta-feira (12) e teve fim no domingo (16), reunindo 80.000 visitantes, 1.500 expositores e especialistas da indústria. A Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro esteve presente na feira no estande em parceria com a Embratur, reforçando seu compromisso com a promoção do turismo e o desenvolvimento de destinos do estado do Rio de Janeiro.
A presença da Federação na BTL é estratégica, permitindo a geração de novas oportunidades de negócios e parcerias para o setor. Entre os destaques do evento, estão 300 pontos de venda de agências, 200 compradores credenciados e mais de 300 oradores nacionais e internacionais, que contribuem com debates e insights importantes para o futuro do turismo.
Guilherme Abreu, presidente da FC&VB-RJ, celebrou a participação na BTL 2025: "Estamos muito felizes em estarmos presentes na BTL mais um ano, fazendo a promoção do destino do estado do Rio de Janeiro. Esta é uma feira muito estratégica para parcerias, intercâmbio e promoção do nosso estado."
Outro aspecto essencial da BTL 2025 é uma ampla agenda de networking e negociações. Com 3.000 reuniões agendadas, a feira se estabelece como um espaço fundamental para a troca de experiências e fechamento de acordos comerciais que impulsionam o setor. Além disso, a feira apresenta mais de 100 destinos internacionais e mais de 600 eventos, ampliando as oportunidades de intercâmbio global.
Segundo nota de imprensa da organização, os resultados desta edição cresceram praticamente em todos os indicadores, com destaque para:
- 7% de aumento na área de exposição
- 24% de crescimento no número de destinos internacionais representados
- 11% de aumento no número de empresas expositoras internacionais
- 18% mais associações e municípios presentes
- 15% de crescimento no setor do alojamento
Destaque ainda para o grande interesse do público nas duas novas áreas temáticas lançadas este ano:
- BTL Weddings, dedicada ao turismo de casamentos e luas de mel
- BTL Wellness, focada no turismo de bem-estar e saúde
Durante a feira, a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro participou de uma série de encontros e ações estratégicas para promover o estado do Rio de Janeiro no mercado internacional. Além de marcar presença na Feira de Turismo em Lisboa @btl_fil 2025, a Federação esteve envolvida no lançamento do projeto “Rio, cidade abençoada”, uma iniciativa que fortalece a imagem do destino. Também manteve um diálogo próximo com a Embaixada do Brasil em Portugal, participou de um evento sobre enoturismo e turismo rural na Quinta da Pacheca, e realizou uma reunião com a Prefeitura de Cascais. Outras interações relevantes incluíram encontros com a Portugal Film Commission e a Lisboa Convention & Visitors Bureau (C&VB), além de uma intensa agenda de pesquisa de mercado e reuniões comerciais. A Federação também reforçou laços com amigos e parceiros estratégicos e trabalhou ativamente em ações voltadas ao turismo esportivo e religioso, setores com grande potencial de crescimento.
Além das atividades realizadas, a Federação manteve um diálogo estratégico com a TAP Air Portugal, visando fortalecer a conectividade aérea entre Brasil e Portugal e ampliar o número de voos para o estado do Rio de Janeiro.
Cerca de 50 mil portugueses visitaram o Brasil nos dois primeiros meses deste ano, um aumento de 35% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram revelados pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, no Fórum de Turismo Conexão Europa, promovido pela Record Europa. Essa demanda crescente reforça a importância de eventos como a BTL para estreitar relações e fortalecer o fluxo turístico entre Brasil e Portugal.
Além do sucesso da edição de 2025, a organização da BTL já anunciou a próxima edição do evento, que acontecerá mais cedo no calendário: de 25 de fevereiro a 1º de março de 2026.