A visita aconteceu no dia 09 de junho, tendo a participação do Presidente Marco Navega e o do Coordenador de Projetos José Alexandre Almeida. A visita teve a finalidade de conhecer os potenciais Turísticos da bela cidade Praiana. Um município que se encontra inserido em duas Regiões do RJ, na Região Turística da Costa do Sol e na Região econômica Metropolitana.
A visita em toda parte da tarde teve a condução do Welton Campelo, Coordenador de Gestão de Projetos da Prefeitura de Maricá. Na Prefeitura o grupo foi recebido pelo Secretário Geral e de Governo Renato da Costa Machado, além da sede da Prefeitura, foram visitados o Aeroporto onde fica a sede a Companhia de Desenvolvimento de Maricá - CODEMAR, com a participação do Presidente José Orlando, do Diretor de Desenvolvimento Carlos Guimarâes e do Secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Petróleo, Alan Alves finalizando a visita ao setor público no Teatro Municipal da Cidade.
A visita ao setor privado foi na sede a empresa PDX Gestão e Estratégia pelo seu Diretor Presidente Paulo Santos, oportunidade de se realizar uma reunião com vista a formatação de um Convention & Visitors Bureau e dos beneficios de se ter uma associação de Turismo Privada no Município.
Maricá:
O território municipal estende-se por 362,480 km² e é dividido em quatro distritos: Maricá (sede), Ponta Negra, Inoã e Itaipuassú. O acesso ao município pode ser feito tanto pela RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), que liga o município às cidades de Niterói, São Gonçalo e Saquarema, quanto pela RJ-114, que faz a conexão com o município de Itaboraí e as rodovias RJ-104 e BR-101. O município de Maricá também é conhecido por suas propriedades rurais, composta de chácaras e grandes fazendas, muitas delas ricas em conteúdo histórico. O term também já passou pela cidade, ainda hoje se encontram resquícios daquela época, como estações, trilhos, um túnel e uma ponte no bairro de Inoã, com a inscrição da Estrada de Ferro Maricá. O município possui um aeroporto, que acaba de ser municipalizado, conhecido como Aeroporto de Maricá, localizado no centro urbano.
Origem do nome:
Existem três explicações para a origem do nome "Maricá". A primeira que seria originária do tupi antigomaraká, vem do nome de uma planta leguminosa.A segunda, também de origem tupi-guarani, significa "espinheiro", cuja origem está numa árvore nativa da região. A terceira origem do nome deriva do indo-europeu "mori",que significa lago ou charco.
Charles Darwin:No dia 8 de abril de 1832, a equipe do naturalista inglês Charles Darwin, composta por sete membros, chegou à localidade de Itaocaia. Embarcados no navio Beagle, os viajantes partiram da Inglaterra com a missão de fazer a cartografia de novas rotas de navegação e descobrir recursos naturais que pudessem ser comercializados. Depois de passarem por alguns campos cultivados, entraram numa floresta descrita por Darwin em seus diários na região de Maricá. Nesta estrada entre Maricá e Niterói, Darwin teve um de seus primeiros contatos com a biodiversidade da Mata Atlântica. Ele se hospedou na fazenda Itaocaia, localizada no Parque Estadual da Serra da Tirica, em Maricá, e percorreu um trecho de 2,2 quilômetros pesquisando pela região. Darwin viajou pelo norte fluminense subindo a Serra da Tiririca, em Niterói, passando por Maricá, Rio Bonito, Saquarema, Araruama, São Pedro DÀldeia, Cabo Frio, Barra de São João, Macaé e Conceição de Macabu. Em alguns desses lugares, descreveu construções, a natureza e o clima em seu diário de viagens, como no caso da Fazenda Itaocaia, em Maricá, a Estrada do Vai e Vem, a qual percorreu quando viajava pela região de Niterói e ruínas da Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio. Em seu diário, destacou o colorido da paisagem, observou uma floresta de acácias, em Itaboraí, e as samambaias de Conceição de Macabu. Descreveu alguns animais que mais o interessaram, como insetos. Darwin passava os dias coletando, observando e estudando o comportamento desses animais e suas anotações foram utilizadas para a formulação da Teoria da Evolução e o princípio da seleção natural. O navio Beagle deixou o Brasil em 5 de julho de 1832, dirigindo-se a Montevidéu, dando continuidade à expedição. Em agosto de 1936, o navio retornou ao Brasil em outra expedição, fazendo suas últimas paradas em Salvador e Recife. Hoje existe um projeto que busca revitalizar o percurso feito por Darwin, em 1832. O projeto surgiu com as trilhas das comemorações feitas pelos 200 anos de nascimento do naturalista inglês, no ano de 2009. Em Maricá, a trilha faz parte do projeto Caminhos de Darwin e se localiza no Parque Estadual da Serra da Tiriri, cortando as cidades de Niterói e Maricá.
Visita à PDX: [caption id="attachment_6364" align="alignnone" width="625"] Paulo Santos, Welton Campelo e Marco Navega[/caption] Vídeo Institucional de Maricá: https://www.youtube.com/watch?v=XPYM9Uf7kpY