FECOMÉRCIO APRESENTA PESQUISA DO PANORAMA TURÍSTICO

Publicado por Tatiana Mesquita em 13 de novembro de 2024


Nesta segunda-feira, dia 11, a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro participou da apresentação do Panorama Turístico, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ). A pesquisa foi apresentada pelo consultor da Presidência da Fecomércio RJ, Otavio Leite, e o diretor-executivo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), João Gomes, durante a reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur Fecomércio RJ), que foi coordenada pela assessora da Presidência da Fecomércio RJ, Adriana Homem de Carvalho.

Além da FC&VB-RJ, a apresentação da pesquisa contou com a presença de representantes do Visit Rio, Sindilojas, Grupo Iter, ABIH-RJ, Prefeitura do Rio, Riotur, Secretaria Municipal de Turismo do Rio, Faetec, RIOgaleão, Associação Carioca de Turismo de Aventura, SindRio, UFF, UERJ, Deat, ANTTUR e Câmara de Vereadores do Rio.

A pesquisa foi realizada 1.001 turistas nacionais e estrangeiros (exceto moradores do estado do Rio) nos pontos turísticos do Pão de Açúcar e Corcovado trouxe dados relevantes sobre a percepção dos visitantes em relação à segurança pública, sustentabilidade nos hotéis e escolha de hospedagens na cidade do Rio de Janeiro. Foi apresentada uma melhoria na percepção dos visitantes sobre a segurança pública no Rio. Antes da chegada, apenas 32,4% dos turistas tinham uma expectativa positiva sobre o tema. Contudo, após a estadia, 66,3% dos entrevistados relataram uma visão favorável da segurança no estado. No entanto, 10,9% dos turistas ainda permanecem insatisfeitos ou muito insatisfeitos, destacando a sensação de insegurança e o impacto negativo das notícias veiculadas nos meios de comunicação como fatores principais para essa avaliação.

O estudo também investigou a importância da sustentabilidade nos hotéis para os turistas. Para 81,2% dos entrevistados, é importante ou muito importante que haja opções de hospedagem sustentáveis, e 76,7% afirmaram que estariam dispostos a pagar mais por acomodações que adotem práticas de sustentabilidade. Esse dado reflete o crescimento da conscientização ambiental entre os visitantes e a disposição em investir em um turismo mais responsável.

Outro ponto abordado foi a mudança nas preferências de hospedagem, revelando o crescimento das plataformas digitais, como o Airbnb, na escolha dos turistas. A procura por hotéis caiu para 60,5% em 2024 (em 2023 era 66%), enquanto o uso de plataformas digitais subiu de 17,5% para 23,4%. A principal razão para essa escolha, citada por 48,9% dos entrevistados, é o preço acessível das hospedagens oferecidas nas plataformas.

O levantamento revelou também o poder das redes sociais na escolha do destino. Aproximadamente 31,2% dos turistas foram influenciados a visitar o Rio de Janeiro, com destaque para o Instagram, que foi mencionado por 13,8% dos visitantes. Segundo o estudo, 84,4% dos entrevistados visitam o Rio para lazer ou férias, enquanto 7,8% viajam à cidade a negócios ou trabalho.

A pesquisa traz ainda uma percepção positiva quanto ao custo do Rio de Janeiro para estrangeiros: 85,6% afirmaram que a cidade não é cara. Além disso, 90,9% dos entrevistados classificaram o Rio como um destino hospitaleiro, destacando a receptividade como um diferencial positivo.

Com esses dados, o estudo do IFec RJ reforça a importância de aprimorar a segurança e a sustentabilidade no turismo, além de destacar o crescimento das plataformas digitais e o papel das redes sociais em influenciar o turismo no Rio de Janeiro.