A 61ª edição da Equipotel, realizada entre os dias 17 e 20 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, consolidou-se como o maior evento de hospitalidade da América Latina. Focada no "matchmaking" entre fornecedores de soluções, materiais, equipamentos e serviços e potenciais clientes — como hoteleiros e representantes dos diversos segmentos da hospitalidade — a feira atraiu visitantes de todo o país.
A Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro foi representada por seu presidente, Guilherme Abreu, que participou ativamente do evento. Ele esteve presente em diversas reuniões estratégicas, visitou estandes e reforçou parcerias importantes para a FC&VB-RJ.
Com aproximadamente 26 mil visitantes ao longo dos quatro dias, a feira foi palco de negociações significativas. Profissionais do setor se reuniram com expositores entusiasmados, que viram nas rodadas de negócios oportunidades para fechar investimentos em volume recorde. Ao todo, foram movimentados cerca de R$ 165 milhões em negócios fechados durante o evento, com uma previsão de mais R$ 85 milhões em contratos a serem concretizados nos próximos meses.
Foram realizadas 345 reuniões entre fornecedores e compradores, envolvendo redes hoteleiras, hoteleiros independentes e o segmento de motéis, que contou com um espaço exclusivo, o “Motel Xperience”. Este espaço trouxe nomes de destaque, como o ator Miguel Falabella e o economista Ricardo Amorim. Durante sua palestra, Amorim destacou a conjuntura favorável para o Brasil em meio aos desafios globais, afirmando: “O Brasil é a bola da vez.”
O evento registrou uma forte adesão dos participantes, com 43% dos visitantes retornando para mais de um dia de feira, demonstrando grande interesse na vasta programação de palestras. Entre os destaques, o ex-jogador e treinador Zico atraiu um grande público com sua inspiradora palestra “Liderança que Impacta e Promove Vitórias”.
Em comparação com a edição anterior, houve um aumento de 14 pontos percentuais no número de visitantes proprietários ou profissionais de meios de hospedagem, totalizando 54% do público.
Daniel Pereira, gerente da Equipotel, comemorou os resultados: “Conseguimos apresentar um evento com números surpreendentes e altamente qualificados. Além de 210 horas de conteúdo, promovemos um ambiente de negócios efetivo. Cerca de 80% dos visitantes eram tomadores de decisão, com a maioria realmente interessada em investir em seus negócios.”
Durante o evento, 40% dos espaços para a próxima edição já foram reservados, reforçando o papel da Equipotel como uma plataforma comercial essencial para otimizar o tempo dos vendedores e compradores. Daniel Pereira também destacou que, apesar das incertezas em torno da reforma tributária, do fim do PERSE, e do cenário geopolítico, o networking realizado durante os quatro dias foi fundamental para o sucesso do evento.
Entre as novidades, o espaço “Food Solutions” se destacou ao apresentar um ecossistema de inovação para o setor de Alimentos e Bebidas, refletindo as mudanças constantes nos hábitos gastronômicos e nos padrões de consumo.
A Equipotel 2024 já se prepara para continuar a trajetória de sucesso, reafirmando sua importância como o principal ponto de encontro para a indústria da hospitalidade no Brasil.
Texto: Verônica Ribeiro
Supervisão : Tatiana D’Angello MTB 36367/RJ