A Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ) dá início a implementação do Room Tax, lançado durante o 6° Congresso Estadual Empresarial de Turismo em Maricá, nos dias 25 e 26 de junho.
A iniciativa conta com a participação de Flávio Gueiros, profissional com uma vasta experiência e diversas certificações em mentoria, inovação, design e turismo. Flávio é especialista em economia do turismo, pesquisa de demanda turística, inventariação da oferta turística, e elaboração de planos municipais de turismo (PLAMTUR). Desenvolvendo polos gastronômicos, roteiros turísticos como a Rota Cervejeira, e atuando no planejamento estratégico do setor, contando também com expertise em segmentação turística e políticas públicas.
“O RoomTax e o TableTax são mecanismos financeiros essenciais para qualquer Convention Bureau, são a base na qual começamos a ter sustentabilidade da infraestrutura, da promoção, da captação de eventos e também da pesquisa. Fazendo com que essa porta de entrada de recursos tenha, e crie, a possibilidade a Convention Bureau de transformação de dores e necessidades de cada destino em ações efetivas. Essa taxas voluntárias, advinda do turista passam pelos canais de distribuição (hotéis e restaurantes), que são os equipamentos turísticos empresariais, fazendo com que dê legitimidade e aplicação dos recursos em objetivos de um Convention Bureau”, explica Flávio Gueiros
“A implementação do Room Tax no interior do estado era um antigo sonho da Federação. Hoje, oferecemos esse mecanismo como uma oportunidade de aumentar a captação de recursos.”, diz Guilherme Abreu (Presidente da FC&VB-RJ)
“É de suma importância que os Conventions tenham mais essa fonte de recurso para realizar promoções, divulgações e outras ações que idealizam para que o destino esteja cada vez mais presente no turismo.”, completa Tatiana D’Angello (Gestora de Marketing e Inovação da FC&VB-RJ)
As visitas técnicas tiveram início no dia 22 de julho, em Guapimirim, passaram por Rio das Ostras, Teresópolis e Santa Maria Madalena, contando com a presença da rede hoteleira da região, a qual demonstrou positividade. Em breve, outros municípios que fazem parte da Federação também receberão a consultoria de Room Tax, organizada pela FC&VB-RJ.
(Guapimirim)
(Rio das Ostras)
(Teresópolis)
(Santa Maria Madalena)