FC&VB-RJ PROMOVE CAPACITAÇÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Publicado por Tatiana Mesquita em 2 de outubro de 2025

 

A FC&VB-RJ deu um passo à frente no cenário do turismo nacional e tornou o Rio de Janeiro o primeiro estado brasileiro a aderir ao Brasil Masterclass, uma iniciativa que capacita e certifica Convention & Visitors Bureaux (C&VBx) e destinos turísticos para se posicionarem no mercado global e conquistarem novos mercados.

A ação, liderada pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), é um desdobramento prático das pautas de sucesso debatidas durante o recente Congresso Estadual Empresarial de Turismo, promovido pela instituição. O objetivo é preparar toda a rede, com foco especial no interior, para as grandes feiras de turismo do próximo semestre e de 2026, transformando o potencial do estado em resultados concretos.

Guilherme Abreu, Presidente da FC&VB-RJ, reforça que o foco é a profissionalização e a geração de um ciclo virtuoso. "A Federação vem capacitando o interior para que tenha produtos prontos na prateleira. Assim, junto a parceiros como Embratur e Setur, podemos aumentar o turismo internacional que chega ao interior. Um destino preparado para receber de forma profissional garante uma boa experiência, que gera mais divulgação e atrai cada vez mais visitantes", afirma.

A liderança do Rio de Janeiro é um movimento estratégico, como explica Lipe Camanzano, estrategista de mercado e criador do Brasil Masterclass:

“São Paulo e Rio de Janeiro são, juntos, os dois maiores hubs de voos internacionais para o Brasil. São Paulo tem uma importância enorme como centro de negócios e conexões, e o Rio se destaca como principal destino turístico de lazer, com a maior concentração de voos diretos internacionais para leisure travel. Por isso, faz todo sentido o Rio ser a nossa grande porta de entrada do turismo de lazer. Ser o primeiro estado a abraçar o Masterclass mostra visão estratégica da Federação, que está incentivando os CVBs a se capacitarem e replicarem o treinamento em suas regiões. Quanto mais preparada estiver a porta de entrada do país, maior a chance de o visitante ter uma primeira experiência positiva, circular por outros destinos e se tornar um repetidor do Brasil — até porque ninguém vem de tão longe para visitar apenas uma cidade. Cabe a nós incentivá-los a fazer o bundle de destinos.”


“Estamos realizando este trabalho de capacitação porque nosso objetivo é ampliar a permanência do turista no estado. Hoje, grande parte dos visitantes estrangeiros permanece apenas de 2 a 3 dias na capital. Queremos mostrar que o Rio de Janeiro vai muito além da cidade maravilhosa: o interior oferece experiências únicas que podem estender a estadia em pelo menos mais 3 a 4 dias, com vivências culturais, gastronômicas, de natureza e bem-estar que complementam perfeitamente a visita ao nosso estado.” - Tatiana D’Angello – CMO de Marketing da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro

A importância dessa qualificação é amplificada por dados globais. Em um estudo recente da Organização Mundial do Turismo (OMT) sobre oportunidades de investimento no Brasil, o Rio de Janeiro aparece como destaque entre os destinos que mais atraem interesse internacional. Isso reforça a relevância de o estado ter aderido ao Masterclass, liderando pelo exemplo e preparando o trade para atender a um fluxo crescente e qualificado.