A 2ª edição da Expo Rio 2023 aconteceu na Lagoon na Zona Sul do Rio de Janeiro para promover o estado do Rio de Janeiro.
Com experiências sensoriais, atrações musicais, shows, palestras e exposições, a ExpoRio Turismo - teve como público-alvo profissionais do setor, estudantes, turistas e a população em geral, com entrada gratuita.
As 12 regiões turísticas do Estado do Rio de Janeiro contaram com estandes individuais, feira de artesanato e de produtos rurais, espaço para palestras e debates com especialistas da cadeia produtiva de turismo. Durante os quatro dias, a ExpoRio Turismo apresentou experiências focadas nos segmentos de Negócios, Cultura, Gastronomia e Entretenimento.
A Federação de Convention & Visitors Bureaux marcou presença com sua equipe, assim como alguns Conventions do estado e cidades.
“É um evento importante para mostrarmos as atrações do estado para visitantes e turistas, que têm a oportunidade de conhecerem melhor o nosso Rio de Janeiro. O evento, é também um momento de encontro do trade turístico do estado. As palestras foram excelentes. “ afirma Guilherme Abreu - Presidente da FC&VB-RJ
O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio, com apoio da Fecomércio RJ.
A Federação também participou da Reunião do Conselho Estadual de Turismo na manhã da sexta- feira (20), na qual foram debatidos importantes temas como a recuperação do aeroporto RioGaleão, que já é uma realidade; a revitalização do Jardim de Alah; apresentação do Projeto Roxy, Impacto do Rio Innovation e a recente aprovação do Tax Free pelo Confaz, entre outros.
Além disso, ocorreu uma homenagem ao político Francisco Dornelles no auditório do Lagoon.
Sobre o evento :
O evento foi para toda a família – Além das experiências voltadas para o setor, os participantes puderam aproveitar muitas ativações em família. O evento contou com atividades recreativas oferecidas pelo Sesc RJ para as crianças, além de dinossauros gigantes, vindos diretamente do Parque Terra dos Dinos (Miguel Pereira). Para quem curte o chamado “Turismo de Aventura”, atividades como remo, canoa havaiana, tirolesa e a simulação de um voo de asa delta foram imperdíveis.
Regiões dos Municípios – O espaço foi destinado à promoção dos destinos turísticos do estado do Rio de Janeiro. As cidades das 12 regiões turísticas apresentaram seus atrativos e potenciais, envolvendo as principais vertentes do setor: praia, serra, montanha, natureza, patrimônio, ecoturismo, rotas de produtos regionais, parques, cachoeiras, atividades culturais, entre outras.
Espaço Imersivo #TônoRio – A ideia foi despertar o público visitante para as diversas alternativas que o estado do Rio de Janeiro oferece, além de valorizar as peculiaridades regionais. O público foi convidado a participar de uma experiência sensorial em cinco audiovisuais: Sol, Relevo, Natureuza, Gente e Memória. Lá, o visitante percorreu os painéis com imagens singulares das belezas dos municípios e todas as suas vertentes atrativas em uma verdadeira experiência multimídia pelo estado.
Boulevard Gastronômico – Destinado às rotas das cervejas e à gastronomia regional. A ideia se baseou em fazer da união dos ambientes uma área de confraternização e negócios com os representantes da cadeia produtiva do turismo.
Vivências do Rio – Artesanato e Produtos Rurais – Área destinada aos artesãos dos municípios do Rio de Janeiro, que tiveram a oportunidade de expor os seus trabalhos. Houveram técnicas incríveis apresentadas pelos artífices, agregando identidade cultural aos municípios do RJ. Quem passou por lá também pode conhecer as peculiaridades nos estilos de produção artesanal: queijos, cachaças, café, entre outros. No dia 19 de outubro, o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro fez a entrega de 250 carteiras de artesão cadastrados no projeto da Setur-RJ.
Shows - O evento contou com 37 apresentações musicais, incluindo grandes nomes da música brasileira como Diogo Nogueira, Thiago Martins, Toni Garrido e Monobloco.
Texto: Verônica Ribeiro
Supervisão : Tatiana D’Angello MTB 36367/RJ