ESPECIALISTA CRITICA QUEBRA-MOLAS EM RODOVIA DA REGIÃO DOS LAGOS

Publicado por Marco Navega em 29 de outubro de 2016
“É a tecnologia caipira”. Foi assim que o economista especializado em planejamento de transportes Marcos Poggi classificou a decisão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de instalar quebra-molas e limitar a velocidade em 30 quilômetros por acesso aos municípios da Região dos Lagos, principalmente a Cabo Frio e a Arraial do Cabo. Os quebra-molas já estão provocando engarrafamentos e acidentes e a previsão é de que os problemas se agravem na alta temporada que começa em dezembro. Os quebra-molas foram colocados na rodovia depois que moradores de um bairro de São Pedro da Aldeia fizeram um protesto, ateando fogo em pneus e bloqueando o tráfego na estrada, depois que uma família foi atropelada, com a morte de um menino. Pressionado por moradores, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (PMDB) pediu a instalação de quebra-molas ao DER. Depois, comemorou a “obra” nas redes sociais. — Eu tenho horror a quebra-molas. Costumo classificar tal recurso como o pior tipo de redutor de velocidade que existe. Sabemos que o Estado do Rio está falido. Mas será que não existe dinheiro nem para se instalar um pardal (lombada eletrônica) no local se a incidência de acidentes justificarem o recurso? – indagou o especialista. O DER informou que instalou o quebra-molas em caráter experimental porque não possui recursos para instalar uma passarela. Informou ainda que assim que existirem recursos os quebra-molas serão retirados e instalada uma lombada eletrônica no local. Vice-presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio (FC&VB-RJ), Radamés Muniz disse que o DER abriu um precedente que vai prejudicar o turismo: — Vamos conversar com o trade turístico da Região dos Lagos. Há pouco, através do Cidade Viva, discutimos os problemas da alta temporada e a transição de governo em Cabo Frio. Mas este problema ainda não existia. Não é certo se colocar quebra-molas em rodovias, principalmente naquelas que dão acesso a cidades cuja economia é baseada no turismo. O correto é a instalação de passarelas e mais sinalização – disse Muniz. [caption id="attachment_6005" align="alignnone" width="700"]quebra-molas-em-rodovia QUEBRA MOLAS EM RODOVIAS EXPRESSAS[/caption] [caption id="attachment_6006" align="alignnone" width="544"]radames-e-dulphe-eleicao-ccvb RADAMÉS MUNIZ VICE PRESIDENTE DA FCVB-RJ[/caption]