O ambiente é rústico e ainda lembra a antiga vila de pescadores que encantou Brigite Bardot em 1964. O piso é de pedras de mão, em estilo pé-de-moleque, que lembra Paraty. A Rua das Pedras, principal destino turístico da charmosa Búzios, terá um cenário diferente de 22 a 25 de agosto. Vai receber pela primeira vez o Búzios Bikerfest (Encontro Internacional de Motociclistas), que chega à sua 8ª edição recheada de novidades e atrações.
As motocicletas, procedentes de vários pontos do país, poderão estacionar na Rua das Pedras, na paralela Turíbio de Farias e no entorno da Praça Santos Dumont, onde será montado o palco principal do evento, que terá 15 shows de rock nos quatro dias. A banda Faixa Etária, uma das atrações, se apresenta no sábado, dia 24, às 22 horas, como novo repertório e efeitos especiais.
Presidente do Búzios Moto Clube, Naldo Barbosa disse que a mudança do evento para o Centro, com apoio da Prefeitura, vai permitir que os motociclistas visitem a pé o centro gastronômico de Búzios, a Rua das Pedras e praias como Armação, Ossos, Azeda e Azedinha. Um palco mais intimista será montado junto ao píer da Rua das Pedras.
-- Os motociclistas poderão curtir o evento junto com o charme e a beleza natural do Centro de Búzios, o que não era possível num campo fechado. As motos, os shows com ótimas bandas e as tendas de produtos de couro serão um atrativo a mais para os turistas. A expectativa de sucesso é muito boa – previu Naldo Barbosa.
Grupos de apoio do Búzios Moto Clube vão orientar o acesso e o estacionamento das motocicletas na Rua das Pedras para evitar qualquer transtorno ao comércio e ao trânsito de pedestres. Presidente da Federação de Conventions Bureau do Estado do Rio, Marco Navega prevê o êxito do evento no Centro da cidade:
-- O Búzios Bikerfest deste ano promete revolucionar o que já era bom demais. No novo cenário, as motocicletas também serão um atrativo para os turistas que visitam a cidade. Haverá mais envolvimento dos meios de hospedagem, de alimentação e principalmente dos cidadãos em função do novo local. A mudança vai fomentar o movimento comercial do Centro. Será um sucesso – previu Navega.
Os encontros de motociclistas, como o Búzios Bikerfest, são o retrato do crescimento da frota de motocicletas no Brasil. De janeiro a junho, foram vendidas 528 mil motocicletas no Brasil. No último levantamento, feito em 2015, o Brasil tinha 23,4 milhões de motos, das quais cerca de 1,5 milhão somente no Estado do Rio. Estima-se que o Rio promova em torno de 300 encontros de motociclistas por ano. Em todo o estado, existem cerca de 800 moto clubes legalizados. Segundo o Denatran, 45% das cidades brasileiras têm mais motos que automóveis.
Fotos: Sérgio Quissak
[caption id="attachment_7723" align="alignnone" width="644"] Rua das Pedras[/caption] [caption id="attachment_7724" align="alignnone" width="653"] Banda Faixa Etária[/caption]