DECRETO CONCEDE NOVO PRAZO PARA SETOR HOTELEIRO SE ADEQUAR SOBRE ACESSIBILIDADE

Publicado por Tatiana Mesquita em 26 de dezembro de 2022

 

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, editou Decreto que concede novo prazo até o dia 3 de dezembro de 2024 para o cumprimento da exigência de que hotéis, pousadas e similares (construídos até 29 de junho de 2004) possam atender ao percentual mínimo de dez por cento de dormitórios acessíveis.

A exigência de percentual de acessibilidade para hotéis, pousadas e similares consta no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Dessa forma, objetivando regular o referido Diploma Legal, foi editado o Decreto nº 9.296, de 1º de março de 2018, o qual estipulou o prazo de 4 anos para que estabelecimentos, que tenham sido construídos até 29 de junho de 2004, atendam o percentual mínimo de dez por cento de dormitórios acessíveis.

Ocorre que, devido a pandemia (Covid-19) que assolou o país, desde meados de 2020, o setor hoteleiro do país enfrentou a pior crise econômica dos últimos anos, isso porque os principais segmentos de demanda hoteleira no Brasil estão concentrados em negócios, lazer e grupos de eventos, atividades diretamente afetadas pelos lockdowns exigidos para mitigar os efeitos da pandemia.

Nesse contexto, justifica-se a concessão de novo prazo para que o setor hoteleiro possa cumprir as adequações necessárias, conforme prescreve a Lei Brasileira de Inclusão.

 

Para mais informações:

 

Ministério do Turismo

Telefones: (61) 2023-7065 - (61) 2023-7064

E-mail: imprensa@turismo.gov.br

Site: http://www.turismo.gov.br/

 

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Telefone: (61) 2027- 3525

E-mail: imprensa@mdh.gov.br

Site: https://www.gov.br/mdh/pt-br