CRISTO FOI ILUMINADO DE ROSA EM CAMPANHA PELA VIDA DE MULHERES E CRIANÇAS

Publicado por Tatiana Mesquita em 31 de março de 2025

 

O Cristo Redentor foi iluminado de rosa neste domingo (30) como parte da campanha da Aliança do Esporte pela Vida das Mulheres e Crianças. A iniciativa busca combater a violência contra mulheres e proteger a integridade de crianças e jovens, promovendo a igualdade de gênero e a inclusão, além de fortalecer o papel do esporte como agente de mudança.

A cerimônia de lançamento da Aliança Esportiva pela Vida de Mulheres e Crianças ocorreu no domingo (30), reunindo representantes de diversas entidades e setores comprometidos com a causa. A Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ) esteve presente, representada pelo presidente Guilherme Abreu e pela coordenadora de marketing e novos negócios Tatiana D'Angello, reforçando o compromisso do setor turístico com causas sociais e a promoção da igualdade.

"A Federação apoia iniciativas como essa porque entendemos que o esporte vai além da competição – ele tem um impacto social profundo e transformador para a população de modo geral. Além disso, temos trabalhado cada vez mais para fortalecer o turismo esportivo, tanto na capital quanto no interior do estado, impulsionando o desenvolvimento econômico e social por meio do esporte", destacou Guilherme Abreu, presidente da FC&VB-RJ.

Dados da pesquisa “Violência Contra Mulheres e o Futebol”, feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2022, apontam uma relação alarmante entre o futebol e a violência contra as mulheres: nos dias de jogos do clube da cidade, as ameaças contra mulheres aumentam em 23,7%, relativas à violência doméstica.

É neste contexto que foi lançada a Aliança, inspirada em exemplos como o compromisso firmado na Eurocopa Feminina de 2025, em que entidades esportivas e a sociedade mostraram como o esporte pode ser um aliado decisivo na luta pela equidade de gênero e contra a violência que afeta mulheres e crianças. Também serviram de inspiração as ações da NFL, que incluiu em seus regulamentos sanções esportivas para casos de violência contra a mulher.

O plano de ação da Aliança está alinhado aos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos, como a Copa do Mundo Feminina, incluindo campanhas de conscientização, seminários, pesquisas e diretrizes para que o esporte seja um indutor de conscientização, mitigação de casos e apoio às vítimas.