CORRIDA DOS GARÇONS E GARÇONETES FAZ O “ESQUENTA” DO PETRÓPOLIS GOURMET 2024 COM EMOÇÃO E DIVERSÃO

Publicado por Tatiana Mesquita em 29 de outubro de 2024

A tradicional Corrida dos Garçons e Garçonetes, realizada nesta segunda-feira (28), na Cervejaria Bohemia, marcou o início das atividades do Petrópolis Gourmet 2024, que este ano traz o tema “Sinfonia de Sabores.” O evento reuniu 33 profissionais de bares e restaurantes de Petrópolis, incluindo 10 mulheres, em uma competição que testou o equilíbrio e a agilidade dos participantes enquanto carregavam copos cheios sem derramar uma gota. Torcidas organizadas e familiares compareceram em peso, vibrando a cada disputa acirrada até a final.

Marcos Vinicius Vogel Maurício, com 15 anos de experiência no Majórica, e Yasmin Alves, da Casa Pellegrini, sagraram-se campeões nas categorias masculina e feminina, levando para casa o prêmio de R$ 500 cada um. Yasmin, que venceu a prova também no ano passado, comemorou o bicampeonato, destacando o entusiasmo pelo evento. "Esse é um momento de celebração para todos nós que trabalhamos com dedicação no setor", comentou. Marcos Vinícius já tinha destino certo para o prêmio: “aplicar na obra da minha casa”, vibrou.

 

  


Para Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), a corrida não é apenas uma competição: “Essa programação já virou uma espécie de ritual de abertura do Petrópolis Gourmet, criando um clima leve e festivo que chama a atenção do público para o festival. Ela celebra o papel fundamental dos profissionais da hospitalidade, que tornam a experiência gastronômica da cidade ainda mais especial.”

O diretor de Gastronomia do PC&VB, Múcio Maffaciolli, também ressaltou o valor do evento: “A corrida é uma oportunidade para exaltar a importância desses profissionais que trazem vida ao festival. É uma forma de reconhecermos o trabalho árduo que desempenham diariamente, contribuindo para o sucesso da nossa gastronomia.”

Anfitrião do evento, Gilmar Cimirro Carvalho, diretor da cervejaria Bohemia, ajudou na condução da prova, para ele uma curtição. As baterias em que os garçons e garçonetes equilibravam na bandeja dois copos tiveram os recipientes cheios com água para evitar desperdício, mas no final foi servido chope para todos. “Assim, todos podemos comemorar”.


  

Uma das tradições na prova são as torcidas formadas por colegas de trabalho e familiares. Douglas Araújo, da Majórica, teve a torcida do filho, Gabriel, de sete anos; da mãe, Iracema e do padrasto Valter. Tenso, Douglas aproveitou a presença da família para se engajar na disputa. “Não foi nesta vez, mas já treinando para o próximo”. Também levou torcida, o Thiago Penna de Medeiros, da Bohemia: a esposa, Wanessa e o quarteto de filhos: Letícia, Sofia, Davi e Bianca. A animação da garotada embalou a motivação da Thiago e rendeu bons momentos de recordação.

Além dos prêmios principais, todos os participantes receberam brindes oferecidos por patrocinadores, e mimos foram sorteados, completando o clima de confraternização e celebração. A Cervejaria Bohemia, palco da competição, reforça seu papel como ponto de encontro da gastronomia e da cultura de Petrópolis, sendo, segundo Maffaciolli, “o local perfeito para essa disputa cheia de espírito e descontração.”

O Petrópolis Gourmet será aberto no dia 08 e seguirá até o dia 24 de novembro, com uma programação recheada de experiências, incluindo a atração “Chefs na Praça,” oficinas culinárias e eventos ao ar livre, além dos pratos especiais em mais de 40 bares, restaurantes, cafeterias e delicatessens participantes. E para que ninguém perca todas as atrações do festival, a programação completa do Petrópolis Gourmet, está no site oficial  do evento em www.petropolisgourmet.com.br, uma verdadeira "Sinfonia dos Sabores".