Paraty combina história, paisagens deslumbrantes, belezas naturais extraordinárias e um conjunto arquitetônico sem igual!
A cidade histórica de Paraty é Patrimônio Mundial pela Unesco devido à sua cultura e biodiversidade excepcionais. É um lugar singelo, com ritmo próprio, onde culturas tradicionais convivem com a arquitetura colonial e o conforto da modernidade, em um cenário paradisíaco. Contando com História, Cultura, Gastronomia, Praia, Cachoeiras, Aventura, Música, Diversão, Passeios, Artesanato, Eventos, Arquitetura, Tradição… Paraty é uma festa para os sentidos.
Conheça os encantos de Paraty e confira os principais eventos para os meses de maio e junho.
Caminho de Ouro
Ponto de passagem obrigatório, nos séculos XVII e XVIII, o caminho ligava Minas Gerais a Rio de Janeiro e São Paulo. No chamado “Ciclo do Ouro”, Paraty exercia a função de Entreposto Comercial e também por sua posição geográfica, porto escoadouro da produção de ouro de Minas para Portugal. Foi uma das mais importantes cidades portuárias do século XVIII.
Visitar o Caminho do Ouro permite conhecer, não só uma importante obra de engenharia, mas também uma ecologia deslumbrante e o povo paratiense com sua cultura, seu passado e seu presente. Cachoeiras, ateliers, alambiques, comidinha caseira e muito mais.
A entrada do Caminho do Ouro em Paraty está no bairro Penha, em frente à Igreja da Penha e próximo à entrada da Cachoeira do Escorrega.
Parques e Reservas
Paraty encontra-se em um ponto geográfico privilegiado no que se refere ao meio ambiente. Possui 83% de área protegida por leis ambientais, o que é visível na imagem de satéllite do Google Maps. É muito verde!
Conta com 6 Unidades de Conservação:
- Parque Nacional da Serra da Bocaina
- Reserva Ecológica da Joatinga
- Área de proteção Ambiental do Cairuçú
- Parque Estadual de Paraty-Mirim
- Área De Proteção Ambiental Da Baía De Paraty
- Estação Ecológica De Tamoios
Além de fazer fronteira com o Parque Estadual da Serra do Mar.
Aqui a natureza parece estar sempre em festa!!! A integração da fauna, flora, rios e mares é rica, exuberante e admirável.
Praias
A abrigada baía de Paraty possui próximo a 60 praias, sendo algumas com acesso por carro e muitas com acesso apenas por barco. Especialmente estas últimas não só possuem uma natureza em estado quase selvagem, mas preservam muito da ancestral cultura caiçara com seu artesanato, culinária e meios tradicionais de subsistência. Vale a pena conhecer as belíssimas praias de Paraty!
Ilhas
Cerca de 65 ilhas compõem o cenário idílico da Baía de Paraty. É uma baía abrigada, de águas límpidas, que convida a um passeio de barco.
Os roteiros das escunas passam e fazem paradas em algumas ilhas onde é possível nadar e vislumbrar as riquezas da fauna e flora marinhas.
Também é possível visitar as ilhas de Paraty com pequenas traineiras, veleiros ou lanchas que podem ser alugados na cidade.
Cachoeiras
Alguns acidentes de relevo, bastante água e muita mata. Estes são os ingredientes necessários para se desenhar belas cachoeiras, como as que existem em Paraty. Algumas têm difícil acesso, mas a beleza que encontramos ao chegar, vale o esforço. Afinal de contas, não há nada melhor do que … Lavar a alma
- Cachoeira dos Codós
- Cachoeira do Taquari
- Cachoeira do Iriri
- Poço das Andorinhas
- Poço da Laje
- Poço das Andorinhas
- Poço da Usina
- Cachoeira da Pedra Branca
- Poço do Inglês
- Poço do Tarzan
- Cachoeira do Tobogã (ou da Penha)
MAIO
02/05 a 04/05
3º Encontro de Numismática de Paraty
2º Encontro de Cervejarias Artesanais de Paraty
04/05
5° Circuito Cervejeiro
10/05 a 19/05
Festa do Divino Espírito Santo
18/05 e 19/05
21° Meia Maratona
24/05 a 26/05
14° Bourbon Festival Paraty
30/05
Corpus Christi
31/05 a 02/06
28° Festival do Camarão
JUNHO
01/06 a 30/06
Circuito de Festa Juninas de Paraty
07/06 a 09/06
3° Circuito Sesc Jazz & Blues Paraty
13/06 a 23/06
2° Circuito Sabores de Inverno
14/06 a 16/06
1° Marati
15/06 a 24/06
São João (Pantanal)
São João Batista (Jabaquara)
20/06 a 23/06
7° Paraty Yoga Festival
21/06 a 30/06
Festa de São Pedro e São Paulo