Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux realiza Congresso
Publicado por Marco Navega em
1 de abril de 2015
Evento realizado em São Paulo reuniu representantes de C&VBx do país e exterior e autoridades A Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux promoveu nesta segunda-feira (30) e terça-feira (31) o 7º Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e contou com a participação de gestores de C&VBx de todo o país e exterior e autoridades. A abertura do Congresso foi realizada pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, que parabenizou a Confederação pela iniciativa, ressaltando “que é fundamental contar com as forças que lideram o Turismo Nacional e que eventos como esse criam a aliança necessária para a captação de eventos e promoção dos estados e municípios”, finalizou. O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, também presente no início da cerimônia lembrou que o Estado é um grande parceiro dessa iniciativa. “A secretaria de Turismo está de portas abertas para ouvir e discutir com os C&VBx interesses em comum em busca de resultados para o desenvolvimento da economia, dos negócios e geração de empregos”, observou. A mesa de abertura teve ainda a participação de Alex Manente, deputado federal e presidente da comissão de turismo na Câmara dos Deputados, que destacou que já existe uma moção de apoio ao setor aprovada no Congresso Nacional. “O Turismo é o vetor da economia nacional. Vamos potencializá-lo nas suas diversas atividades para trazer renda e emprego e fazer com que o dinheiro circule no País”. A deputada estadual Célia Leão lembrou o compromisso do governo com os municípios. “Temos que fazer as coisas acontecerem dentro do Poder Executivo. O Turismo é negócio e gera arrecadação aos estados e municípios. Tem que ser tratado com seriedade”. Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur, enfatizou a parceria histórica e a atuação da Confederação Brasileira. “É uma iniciativa de grande relevância para o Turismo, sobretudo, para o segmento de negócios e incentivos, atendendo ao crescente destaque que o Brasil vem alcançando enquanto destino e sede de grandes eventos”. Durante o evento, importantes temas para o setor de turismo foram objeto de debates pelos participantes como a captação de eventos internacionais, o mercado latino-americano, o uso de tecnologias para qualificação e profissionalização do turismo no Brasil e a sustentabilidade do setor. Para isso, a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, de olho nas tendências do mercado, selou parcerias com diversas empresas que oferecem tecnologia e ferramentas para potencializar as ações de captação. A Consultoria Petrocchi, Avante Brasil, Zadig Consulting e Restaurant Week são algumas das empresas escolhidas para otimizar as atuações. Segundo Mário Petrocchi, diretor da Petrocchi Consultoria, especializada em planejamento e gestão em turismo, o setor é carente de ações coordenadas e estratégicas. “Temos que solucionar gargalos, compartilhar experiências e potencializar a capacidade de gestão”. Para Carlos Henrique Vasconcelos, diretor Administrativo da Avante Brasil Tecnologias Educacionais, que trabalha com soluções para a área de educação, “a parceria entre a rede de C&VB gera oportunidades para todos os envolvidos, pois amplia o conjunto de benefícios dos quais os mantenedores podem dispor”. Anne-Marie, sócia-diretora da Zadig Consulting e representante no Brasil da ReservIT, empresa francesa de reservas online, acredita que “agregar tecnologia como o motor de reservas é a única maneira de se manter independente, eliminar custos e aumentar a competitividade”. Fernando Reis Junior, do Restaurant Week, lembra que eventos de gastronomia “mexem com uma cadeia de negócios, o destino, a gastronomia e a rede hoteleira, fomentando o desenvolvimento desses setores”. O presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, Márcio Santiago de Oliveira, destacou que os projetos visam alavancar os C&VBx e impactar na econômica do país. “O fechamento de contratos de promoção, qualificação e gestão, demonstrou que a entidade se consolida na liderança no Marketing de Destinos. O evento alcançou todos os seus objetivos com a presença de vários C&VBx e das mais altas autoridades do turismo nacional”, comemora. Room Tax E para que o crescimento dos C&VBx possa se dar de maneira sustentável, o presidente da Confederação, Márcio Santiago, solicitou ao ministro do Turismo, Vinicius Lages, e ao deputado federal Alex Manente a implementação e obrigatoriedade da cobrança da room tax, que se mostraram receptivos à proposta e na próxima semana já darão andamento a questão. Atualmente, a contribuição é facultativa, diferentemente do que ocorre em outros países. Vale lembrar que a arrecadação da room tax é utilizada na melhoria e diversificação dos serviços e na promoção dos destinos turísticos, atraindo novos negócios e estimulando o fluxo de turistas. Folders, banco de imagens, vídeos de divulgação, cartazes são materiais desenvolvidos pelos C&VBx com o objetivo de promover o destino, que tem no room tax sua principal fonte de renda. Experiência internacional Um dos palestrantes do Congresso que contribuiu ativamente compartilhando sua experiência e as novas oportunidades para a América Latina foi o presidente da Associação Latino Americana de C&VBx, Miguel Harraca, que citou três principais objetivos para as entidades: visibilidade e região, transformar a concorrência em cooperação e impulsionar a gestão profissional dos C&VBx com maior atração na indústria. “É hora de falar mais de negócios, economia e desenvolvimento em nossas comunidades. Pensamento coletivo. Tudo a uma só voz”, afirmou. O vice-presidente Global Business Sales do Las Vegas Convention and Visitors Authority, Chris Meyer, também falou sobre a atuação do C&VB de Las Vegas como órgão de promoção turística e captação de eventos para a cidade. “Las Vegas é uma marca, trabalhada através de muito marketing. Os C&VBx são responsáveis pelo marketing do seu destino turístico. O segredo é descobrir o que os seus consumidores estão falando do seu destino”. Sobre a CBC&VBA Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux é formada por entidades que atuam no país, responsáveis por promover o turismo por meio de ações para profissionalização do setor, promoção do destino como sede para eventos e visitação, além de realizar pesquisas e estudos na busca de estratégias para o crescimento da atividade turística de cada região. Essas atividades geram receita, criam empregos e colaboram para melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, os representantes da CBC&VC atuam junto com o poder público, propondo soluções e auxiliando na tomada de decisões que visem o fomento do turismo brasileiro. A Confederação Brasileira faz parte da rede mundial de Convention & Visitors Bureaux, que soma mais de dois mil pelo mundo.